Airbnb Plus: como funciona a verificação de qualidade e conforto das acomodações e como conquistá-la

Desde que foi criado, há dez anos, o Airbnb provocou mudanças profundas na maneira com que as pessoas se hospedam quando viajam em férias ou a negócios. Apesar das 300 milhões de reservas confirmadas por meio do site ao longo de uma década, até pouco tempo atrás ainda existia uma fatia do mercado que a plataforma encontrava mais dificuldades de abocanhar, que são os viajantes que privilegiam o luxo no momento de escolher uma propriedade para passar um período. Foi pensando nesse público que, recentemente, a marca lançou o Airbnb Plus

O que é o Airbnb Plus?

Airbnb Plus é um filtro capaz de selecionar e ainda privilegiar os anfitriões e as acomodações premium anunciadas. Em resumo, os anúncios que contêm a bandeira do Airbnb Plus são compostas por “lindas casas”, “anfitriões excepcionais”, e “qualidade verificada”.

As palavras são do próprio Airbnb, que lançou este vídeo para exemplificar o poder do selo sobre as propriedades e os proprietários. A ideia é convencer viajantes que normalmente optariam por um hotel a hospedar-se em uma das acomodações selecionadas, que além de extremamente aconchegantes, a ponto de fazerem os visitantes literalmente sentirem-se em casa, têm estilo próprio.

Toda essa infraestrutura, física e de atendimento, tem um custo para o hóspede e, ao mesmo tempo, uma possibilidade de ser rentabilizada pelos donos. De acordo com o CEO e co-fundador do Airbnb, Brian Chesky, a diária média cobrada por quem tem um apartamento ou casa configurado como Airbnb Plus é de US$ 250 — e eles garantem que há público de sobra para garantir uma venda nessas proporções, já que 73% dos viajantes disseram que pagariam mais por uma acomodação com qualidade e conforto verificados.

Para tanto, o Airbnb aposta em verificação: “um parceiro do Airbnb visita cada acomodação do Airbnb Plus pessoalmente para verificar se o espaço atende aos altos padrões de qualidade e conforto determinados”, prometem em artigo específico acerca dos pré-requisitos. Em alguns casos, a empresa envia até mesmo um fotógrafo para que sejam produzidas imagens profissionais da propriedade.

A verificação, até o momento, existe em Austin (EUA), Barcelona (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Chicago (EUA), Los Angeles (EUA), Londres (Inglaterra), Melbourne (Austrália), Milão (Itália), Roma (Itália), São Francisco (EUA), Sydney (Austrália), Toronto (Canadá) e Xangai (China). Mesmo que o Airbnb Plus ainda não esteja em vigor no Brasil, há a expectativa de que até o fim do ano o selo chegue por aqui e em outras 49 localidades, até porque se trata de um mercado promissor, especialmente após os dois maiores eventos esportivos mundiais. Portanto, é melhor os anfitriões e administradores brasileiros irem se preparando, se quiserem ser premium. Veja, abaixo, o que o Airbnb espera e confira algumas dicas de como colocar em prática:

Decoração e design planejados

O Airbnb Plus privilegia as propriedades com qualidade e design verificados, que investem em decoração, mas que não abrem mão dos “toques pessoais”. A plataforma espera que você anuncie uma propriedade “instagramável” e, ao mesmo tempo, que exponha o seu estilo e personalidade por meio de peças de arte ou fotografias, por exemplo, se quiser se diferenciar em meio aos anúncios.

Além disso, há também exigências mais simples, como uma organização de móveis bem pensada, e não simplesmente amontoada, além de armários sem bagunça. A usabilidade ainda é privilegiada, tanto que a empresa quer que a casa ostente itens de bom gosto, mas que seriam usados por qualquer hóspede. Dica: deixe fios e cabos de aparelhos eletrônicos escondidos.

Acomodações confortáveis

Para ser Airbnb Plus, não é necessário somente dispor de uma poltrona aconchegante, mas de elementos que confiram conforto de outras maneiras. Um exemplo bastante interessante é o check-in fácil possibilitado por meio de lockbox, tranca digital, teclado com senha ou porteiro, sem a presença do dono ou do administrador de aluguel de temporada. Esse, aliás, é um aspecto que o Airbnb já vinha privilegiando, inclusive com a criação de um ícone específico para os anúncios que oferecem tal possibilidade.

Camas elevadas com colchão ortopédicos somadas à lençóis macios e um kit com dois travesseiros para cada hóspede também são sugeridos pelos verificadores do site. Assim como ao menos dois conjuntos de toalhas em plush (aquelas para secar os cabelos), toalhas de mão e esponjas de banho por banheiro. A checagem também dará conta de identificar, por exemplo, se os quartos privados têm um banheiro privado com banheira ou chuveiro. Por isso é importante, por exemplo, colocar uma foto do quarto inteiro no anúncio.

A exigência vai além e ainda recomenda que cada propriedade tenha pelo menos oito cabides e uma gaveta ou prateleira disponíveis para que os hóspedes armazenem as próprias roupas. Para garantir privacidade aos visitantes, anúncios Airbnb Plus apresentam apartamentos ou casas que possuam cortinas ou vidro fosco nas janelas.

Propriedades bem equipadas

Sabe-se que uma internet rápida é exigência da grande maioria dos hóspedes atualmente. Sendo assim, os espaços Plus devem oferecer Wi-Fi com velocidades de download de pelo menos 5 Mbps.

E, por falar em conexão, a senha para acessar deve estar em um guia impresso da casa, que ainda contempla informações de contato do anfitrião e de emergência, além de procedimentos de check-out. Anúncios elegíveis para o Airbnb Plus também dispõem de TV com controle remoto e acesso a entretenimento, como TV a cabo e Netflix.

Em se tratando de propriedades bem equipadas, não se pode deixar de lado amenities (xampu, condicionador, sabonete para mãos e corpo) e secador no banheiro. Na cozinha, pode ser interessante colocar à disposição dos viajantes água filtrada e suprimentos para café ou chá. Para garantir que não haverá problema com quem se aventurar pela cozinha ou com quem decidir passar uma peça com a tábua e o ferro de passar roupas disponibilizados, a plataforma recomenda a instalação de detectores e monóxido de carbono e fumaça. Frigideira, sal, pimenta e óleo são itens básicos que devem ser ofertados, para o Airbnb, a fim de que os hóspedes sintam-se em casa para preparar as refeições que quiserem.

Áreas externas em perfeito estado de conservação

A bandeira Airbnb Plus não se preocupa somente com a acomodação em si, mas também com o entorno dela. Tanto que impõe que as áreas externas estejam bem mantidas, sem plantas descuidadas ou mortas.

A entrada à propriedade, por sua vez, deve ser limpa e bem iluminada. Para garantir segurança, também há a exigência de que a porta de acesso se feche de maneira correta e também tenha uma tranca.

Airbnb Plus: anfitriões excepcionais

Caso você dê “check” em todos os elementos acima e também nestes aqui, estará próximo de uma propriedade elegível para o Airbnb Plus. Resta saber se também é um anfitrião com alta pontuação, outro pré-requisito do filtro premium.

A avaliação média dos hóspedes têm de ser de 4.8, com 95% dos pedidos de reserva aceitos e sem cancelamento no último ano. É o seu caso? Peça um convite por aqui quando os anúncios diferenciados, que passam confiança aos visitantes, já estiverem disponíveis no Brasil. Tenha em mente, no entanto, que ao se inscrever você receberá uma inspeção presencial e um relatório personalizado sobre como deixar seu espaço pronto (será preciso pagar uma taxa com custo de US$ 149).

As promessas, além do selo, são as seguintes para quem é Plus:

  • Melhor posicionamento e visibilidade nos resultados de busca;
  • Uma página de anúncio inteiramente nova para ajudar você a se destacar;
  • Fotos atualizadas para destacar as características da sua acomodação;
  • Um passeio fotográfico imersivo pela acomodação, para ajudar os hóspedes a visualizar seu espaço;
  • Acesso a uma equipe de atendimento ao cliente altamente treinada e comprometida a oferecer um serviço excelente e respostas mais rápidas.

O que você achou do Airbnb Plus? Pensa que valerá a pena fazer esses investimentos para poder cobrar mais dos hóspedes? Neste post, indicamos que viajantes que buscam imóveis de luxo estão entre os sete perfis que você deve considerar atrair para o seu negócio. Deixe o seu comentário abaixo.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: