9 otimizações que vão garantir mais reservas no seu imóvel de temporada

Se você anuncia imóveis para aluguel de temporada em qualquer um dos sites de anúncios que estão cada vez mais populares no Brasil – Airbnb, AlugueTemporada, Booking, etc – sabe como a competição pela atenção do viajante está cada vez mais acirrada, principalmente nas capitais do país.

Garantir reservas o ano inteiro, em baixa e alta temporada, pode ficar muito desafiador para proprietários e administradores de imóveis que querem garantir essa renda mensal. O melhor caminho para se livrar da concorrência e aumentar o número de reservas de maneira consistente é aplicar algumas ações de marketing na sua estratégia de divulgação dos anúncios.

Neste artigo, vamos te contar quais as ações mais eficientes que você pode fazer hoje mesmo para garantir mais reservas nos próximos meses. Essas ações vão ajudar você a:

  • Ganhar mais destaque quando um viajante faz uma busca de acomodação
  • Garantir que quem visite seu anúncio faça uma reserva
  • Não depender só dos sites para divulgar suas propriedades de aluguel de temporada

Vamos lá?

1. Otimize o título do anúncio

Ao fazer uma busca de propriedades para aluguel de temporada em qualquer site de buscas, é muito comum encontrar títulos meramente descritivos, sem nenhum ponto que chame a atenção nos resultados.

Veja essa busca que fizemos no Airbnb no Rio de Janeiro:

Otimize o título de seus anúncios

Nesse resultado, vemos títulos que não chamam a atenção. Eles apenas descrevem a propriedade, usam palavras e expressões muito comuns como “conforto”, “quarto para alugar” e não exploram bem o espaço determinado para o título.Para entender como se destacar, imagine o título do seu anúncio como um banner em um mar de propagandas querendo chamar a atenção dos pedestres nas ruas de Tóquio.

Seu anúncio de temporada devem chamar atenção

Como fazer isso? Grande parte dos anunciantes de aluguel de temporada no Brasil é ainda muito imaturo em marketing e anuncia suas propriedades sem muito critério e conhecimento de estratégias de conversão. Use isso a seu favor!

Para começar, você precisa saber qual é o maior diferencial de sua propriedade para as outras da mesma região. Se não souber qual é, pergunte aos seus hóspedes. Pergunte o que os fez tomarem a decisão de reservar a sua acomodação e não outras em localidade parecida. Foi a localização privilegiada? A decoração? O preço competitivo? O fato de oferecer ar condicionado? Aceitar crianças?

Destaque esse diferencial no título. Seja ousado e criativo. Faça as pessoas ficarem instigadas. Use letras maiúsculas nas palavras mais importantes e use bem o espaço que você tem disponível. A regra de ouro é dedicar alguns minutos à tarefa ao invés de publicar a primeira coisa que vem à cabeça, como todos fazem!

Para ficar ainda mais seguro de seu título, faça buscas e veja como seu anúncio fica junto dos concorrentes. Ele chama a atenção? Você clicaria nele se estivesse planejando uma viagem?

2. Escolha bem a imagem de destaque

A imagem de destaque é ainda mais importante que o título do anúncio na hora de chamar a atenção do viajante.

Ótimo anúncios costumam usar de destaque e o título reforçando a mesma mensagem. Isso dá segurança e atrai os olhos de quem está fazendo a busca.

Veja alguns exemplos que fazem isso muito bem:

As imagens dos anúncios precisam mostrar o diferencial

Veja como estes anúncios destacam as características tanto no título como na imagem.

Outros detalhes importantes que você deve cuidar é que ela seja uma foto de ótima qualidade, nítida, bem iluminada e, principalmente, do tamanho adequado ao espaço disponível.

Alguns péssimos exemplos disso:

Imagens escuras prejudicam a conversão de reservas

3. Avaliações positivas devem ser sua prioridade

A partir do momento que alguém clica no seu anúncio para saber mais, você não deve se dar ao luxo de perder esse potencial cliente!

Imagina se todo mundo que abrir seu anúncio de fato fizer uma reserva ou entrar em contato? Saiba que as avaliações são o fator com mais peso na conversão de reservas.

Se você estivesse procurando um lugar para ficar nas suas férias, independentemente dos critérios de escolha que você use – localidade, preço – não há dúvida que você vai analisar as avaliações do lugar.

Avaliações mostram se as informações do anúncio condizem com a realidade ou não. Elas são uma prova social para quem está na dúvida na hora de reservas: “ora, se pessoas que não têm vínculo com o dono da propriedade estão avaliando bem o lugar, posso confiar e dar o próximo passo”.

Uma pesquisa da StatisticBrain feita em abril de 2016 mostra que 49% dos viajantes americanos não reservam uma estadia se a acomodação não tiver avaliações. Os dados são dos Estados Unidos, onde o consumidor já está mais habituado a comprar online. No Brasil, este número tende a ser ainda maior. E não há duvida que uma avaliação ruim pode ser o elemento determinante para o viajante fechar a aba do seu anúncio e optar pelo concorrente.

O que fazer:

  1. Nunca, mas nunca deixe de responder às avaliações. Principalmente se forem negativas. Isso é superimportante para que o viajante se sinta seguro de que existe alguém preocupado com o atendimento da sua propriedade. E no caso das avaliações negativas, se você responder com muito tato e se dispôr a reverter experiências ruins, você pode virar o jogo a seu favor.
  2. Estimule seus hóspedes a avaliarem seu espaço. Principalmente aqueles que claramente tiveram uma boa experiência. Uma boa prática é enviar um email após o check-out pedindo uma avaliação em troca de desconto na próxima estadia. Além de ganhar a avaliação, você estimula o hóspede a voltar. Lembre-se: uma estadia com desconto é melhor que estadia nenhuma e uma avaliação positiva é investimento seguro para trazer mais reservas.
  3. Peça feedback diretamente para seus hóspedes. Uma ideia interessante é deixar um formulário no quarto, para que as pessoas se sintam à vontade de fazer críticas. Só com essas críticas você vai conseguir melhorar a experiência para seus próximos hóspedes e garantir que suas avaliações fiquem cada vez melhores.

4. Não deixe espaço para dúvidas no seu anúncio

Dentre tantas opções nos sites de anúncio, chamar a atenção do viajante é uma primeira grande vitória.

Algo que muito anunciantes não sabem é que os sites de aluguel como a Expedia, por exemplo, posicionam melhor os anúncios que estão com as informações completos, pois estes são normalmente as propriedade mais reservadas.
Faz todo sentido quando paramos para pensar: o viajante quer tirar todas as dúvidas rapidamente e se encontra todas as informações que precisa no anúncio, não precisará se dar ao trabalho de trocar mensagens com o dono da propriedade.

Outro ponto a levar em consideração é os sites de anúncio permitem que o usuário filtre a busca escolhendo elementos como free wifi, café da manhã, ar-condicionado, estacionamento, dentre muitos outros. Garantir que todas estas informações estejam no perfil da sua acomodação é essencial para que você apareça sempre nessas buscas segmentadas.

5. Imagens também informam

As fotos também são elemento muito importante para informar o viajante, só que visualmente. Quanto mais fotos você colocar, mostrando todos os cômodos e usando variedade de ângulos, mais o viajante vai se sentir confiante em optar pelo seu espaço. Ele vai ficar mais seguro de que você não está querendo esconder nada.

Recomendamos colocar pelo menos duas fotos de cada cômodo, de ângulos diferentes. No caso do quarto, coloque no mínimo três, pois é o cômodo mais importante para a estadia.

Use imagens também para mostrar os arredores da sua propriedade: as ruas, restaurantes e o que mais for interessante para quem está considerando se hospedar no local.

6. Refaça as fotos das suas propriedades

Agora vamos falar da qualidade das imagens do anúncio. Por vezes vemos propriedades que poderiam até cobrar um valor mais alto não fossem as fotos que desvalorizam o espaço. Imagens com baixa qualidade, pouco nítides, pouca luz, tiradas de qualquer jeito, podem fazer sua acomodação ficar com aspecto de suja, velha e/ou parecer menor do que é.

Veja alguma dicas básicas para melhorar a estética das suas fotos:

  • Desfaça a bagunça e deixe o ambiente limpo antes de fotografar;
  • Fotografe de dia. Abra as cortinas e deixa a luz entrar no cômodo para garantir que a foto não fique escura ou com aspecto granulado. Dica: o amanhecer e entardecer são ótimos horários para fazer isso;
  • Posicione-se em um dos cantos do cômodo ou abaixo da porta ao fazer a foto. Esses ângulos garantem maior amplitude na foto;
Fotografe do canto do cômodo para ganhar amplitude
  • Se for possível, use uma lente grande angular para as fotos. Este modelo de lente amplia o campo de visão da câmera. Se você não tiver acesso a uma câmera profissional pode usar uma GoPro, que tem lente grande angular perfeita para isso ou a câmera do celular, que também amplia um pouco o ambiente. No caso de
    celular, é interessante que a câmera tenha ao menos 10 pixels, para garantir a qualidade no resultado final.
  • Deixe a câmera abaixo do nível dos ombros quando estiver fotografando. Ao contrário do que muitos pensam, fotos tiradas do alto raramente valorizam mais um espaço interior. Ao baixar a câmera, você muda a  perspectiva, dando grandeza à paredes e, consequentemente, ao espaço como um todo. É assim que são tiradas a maioria das fotos de revistas de decoração de interiores.
  • Se o lugar tem uma vista bonita, mostre isso em uma das fotos para que o hóspede tenha um gostinho de como vai se sentir no lugar.

Otimizar as imagens dos seus anúncio é, sem dúvida, a melhoria que mais dá resultados rápidos na conversão de reservas. Caso couber no seu orçamento, considere inclusive contratar um profissional.

7. Altere sua política de cancelamento

Quanto mais restritivo você for, menores as chance de converter os visitantes do seu anúncio em futuros hóspedes. Uma política de cancelamento muito severa pode ser o que está impedindo você de preencher o mês inteiro com reservas. Faça um teste se estiver receoso.

Altere suas regras de cancelamento por um tempo determinado e veja se compensa para você.

8. Autorize reserva instantânea

Quem está planejando uma viagem online, seja ela a passeio ou a negócio, quer facilidade e agilidade na reserva da acomodação. Se o seu potencial hóspede gostou da sua oferta a ponto de solicitar uma reserva, o ideal é concretizar a reserva o mais rapidamente possível para não perder a oportunidade.

Sabemos que muitos proprietários e administradores de aluguel de temporada se sentem mais confortáveis e seguros quando possuem algumas horas para decidir se querem ou não aceitar uma solicitação de reserva. Isso faz um pouco de sentido se você está disponibilizando um quarto na sua casa, por exemplo. Porém, se você quer aumentar suas reservas e transformar seu aluguel eventual em um negócio realmente lucrativo, habilitar a reserva instantânea pode ser o diferencial que vai fazer o viajante reservar a sua acomodação e não a dos seus concorrente.

Você pode ver quais os sites de anúncios que permitem habilitar a reserva instantânea no nosso Guia definitivo de canais para o seu Aluguel de Temporada.

Caso o site de anúncio não permita reserva instantânea, recomendamos entrar em contato com o potencial cliente por telefone ao invés de email. Esta é uma forma muito eficaz de fechar mais reservas.

9. Aposte em um diferencial

Existe um truque muito eficiente que você pode usar para se destacar de outros anúncios de aluguel de temporada na sua região: oferecer algo a mais ao hóspede. Essa simples ação faz com que o viajante sinta que está ganhando com a estadia e pode ser o fator que vai fazer ele optar pela sua acomodação.

Mas o que oferecer? Algumas sugestões nossas:

  • Transfer do aeroporto (você pode diluir o valor do transporte no valor das reservas);
  • Guia personalizado do que fazer quando o hóspede chegar;
  • Ticket para uma peça ou evento local;
  • Cartão de metrô/ônibus da cidade;
  • Descontos em estabelecimentos da rua (basta você fazer o combinado com o dono do lugar);
  • Produtos de uso pessoal ou mimos de petiscar que são especialidades da sua cidade/região;
  • Bicicleta à vontade.

Você pode ainda se diferenciar na decoração, no estilo da acomodação. Isso é muito comum em grandes capitais do mundo, onde a concorrência é muito alta. Você já deve ter visto algumas daquelas listas com as hospedagens mais diferentes/estranhos/originais de determinado país, certo?

Um espaço repleto de plantas ou de quadros, por exemplo, pode atrair muito mais o interesse de quem busca uma experiência especial na hospedagem do que uma acomodação com decoração comum, sem nenhum diferencial.

Decoração única faz diferença no aluguel de temporada

Preencher todas as diárias do ano com reservas nas suas propriedades é sim desafiador, mas se você está disposto a investir nesse mercado, dedicar tempo e esforço a otimizar seus anúncios é um passo certeiro no caminho do sucesso com o aluguel de temporada.

Mãos à obra?

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

16 comentários em “9 otimizações que vão garantir mais reservas no seu imóvel de temporada

  1. Nilda Nilda

    Parabéns Sven, o conteúdo é muito bom.
    Em que categoria posso me inscrever no MEI
    obrigado

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Nilda!
      O mais adequado é você consultar um contador porque essa resposta depende dos serviços que você vai prestar.
      Abraço!

  2. Modesta Perrone Modesta Perrone

    Nossa que artigo bom,gostei muito.
    Vou ler o resto no site. vou recomenda bj

    1. Sven Sven

      Que bom que gostou da leitura! Lançamos novos artigos, ebook ou ferramentas toda semana. Até a próxima!

  3. Anúncios de aluguel de temporada: 5 coisas que você nunca deve escrever

    […] mudado. Este panorama é uma grande vantagem competitiva para você e para os poucos que fazem otimização de seus anúncios constantemente, ao menos enquanto o mercado de temporada não se […]

  4. Melhores Canais para Anunciar seu Aluguel de Temporada

    […] 9 otimizações de anúncios que vão garantir mais reservas no seu imóvel de temporada […]

  5. Emma Emma

    Sven, valiosíssimas e excelentes essas 9 otimizações. Simples de serem aplicadas e necessarias. Foi muito bom ler até o fim. Já aplico varias delas e me ajudou a atualizar meu atendimento ao provavel hospede. Aqui no Rio de Janeiro o aumento de opções cresceu muito rapido de 2014 pra ca e é muito importante observar e atualizar o atendimento ao meu potencial hospede.
    Agradecida,
    Emma

  6. Marketing para Aluguel de Temporada: consiga mais reservas online

    […] Por que o aluguel de temporada é rentável mesmo com a crise? Entenda como aproveitar esta oportunidade9 otimizações que vão garantir mais reservas no seu imóvel de temporada […]

  7. O peso das OTA’s no mercado de Aluguel de Temporada (e na sua taxa de reservas mensal) – stays™

    […] falamos aqui no blog sobre como construir uma imagem atraente dos seus Imóveis de Temporada por meio de ótimas fotos, bons títulos de anúncio e descrições claras dos benefícios, […]

  8. 5 Ferramentas Indispensáveis para Gerir seu Aluguel de Temporada

    […] como todo negócio que cresce, administrar imóveis toma tempo, necessita organização e otimização constante. Quem está no ramo sabe como faz toda a diferença ter ajuda: um bom planejamento financeiro, […]

  9. Carlos Raupp Carlos Raupp

    Muito bom esse conteúdo!

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Obrigado pelo feedback, Carlos. Vamos seguir produzindo conteúdo para vocês.

  10. Liliana Liliana

    Parabens Sven pelo conteudo! Muito completo!
    O blog está ótimo.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Obrigado, Liliana! Fico feliz em cumprir com o nosso objetivo.

  11. oscar gervitz oscar gervitz

    bom dia, como me beneficia as respostas e conselhos de voces

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Oi, Oscar. Como vai? Nós produzimos um conteúdo voltado para o administrador de aluguel de temporada. Estamos postando semanalmente materiais e artigos ensinando como aumentar suas reservas e a sua produtividade no dia a dia. Você também pode falar com nossos consultores, caso queria um atendimento mais exclusivo, clicando no link abaixo!

      Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: