Como anunciar no Alugue Temporada: o passo-a-passo para atrair hóspedes

O Alugue Temporada vem despontando cada vez mais no Brasil. Atualmente, são mais de 30 mil proprietários com imóveis cadastrados no país. Segundo informações da empresa, mais de 2 milhões de viajantes brasileiros fazem pesquisas mensais na plataforma, além de 44 milhões de pessoas do mundo todo. Se você trabalha com aluguel de temporada, isso é motivo suficiente para estar atento e saber como anunciar no Alugue Temporada.

Se você ainda está em dúvida sobre quais os melhores sites de imóveis para você, leia o Guia dos melhores sites para anúnciar seu imóvel de temporada antes de tudo.

Caso já esteja pronto para saber como anunciar no Alugue Temporada, vamos facilitar a sua vida. Criamos um passo-a-passo com recomendações que farão a diferença nos resultados dos anúncios. Vamos lá:

Escolha do plano no Alugue Temporada

Diferente de outras OTA’s (Online Travel Agencies), para divulgar um imóvel no Alugue Temporada é preciso optar por um plano pago. No entanto, o anunciante fica isento de pagar qualquer comissão ao site assim que uma reserva for fechada.

Antes de começar o cadastramento do imóvel é necessário, portanto, escolher um dos planos disponíveis. É possível optar pelo plano Classic anual ou, então, escolher uma das cinco opções de plano trimestral.

Plano anual – preço captado no Alugue Temporada em 15/03/2018

Plano trimestral – tabela de preços captada no Alugue Temporada em 15/03/2018

Independentemente de qual plano você escolher, terá direito aos seguintes itens:

  • descrição detalhada do imóvel;
  • GoogleMaps;
  • 50 fotos em alta resolução;
  • central de reservas com calendário de disponibilidade;
  • avaliações de viajantes;
  • tarifas detalhadas;
  • estatísticas de acessos.

Atenção: a diferença entre cada um dos planos está no posicionamento que o seu imóvel terá na tela do viajante quando ele efetuar uma busca. Se você está em dúvida, uma boa alternativa é testar primeiramente o plano Classic, que é o mais em conta, e avaliar se a quantidade de reservas obtidas foi satisfatória (essa é uma ótima estratégia sobre como anunciar no Alugue Temporada).

A partir da escolha do plano você terá acesso aos campos que permitem dar detalhes sobre o imóvel. Eles envolvem localização, descrição, contato, fotos, vídeo, acomodações e tarifas.

Informações sobre o tipo de imóvel: como anunciar no Alugue Temporada

O Alugue Temporada disponibiliza mais de 30 opções para classificação do imóvel, entre elas: bangalô, apartamento, chácara, casa, chalé, resort e mansão. Por isso, é bem importante estar atento e escolher a opção correta. De acordo com o tipo de imóvel escolhido, surgem outros campos que permitem dar mais detalhes. No exemplo abaixo, escolhemos a opção “apartamento”.

Localização

Alguns itens do campo localização são obrigatórios – rua, cidade e CEP. Se você preferir, pode inserir o endereço completo, tendo a opção de mostrar no mapa o local exato ou a localização aproximada do imóvel.

Importante: o Alugue Temporada só mostrará a informação do endereço do imóvel aos hóspedes que tiverem uma reserva confirmada.

Existem diversas outras opções em relação à localização que não são obrigatórias. Porém, lembre-se sempre que quanto mais informações estiverem disponíveis, maiores são as chances de fechar uma reserva, pois um dos detalhes apontados no seu anúncio pode ser o ponto-chave que fará com o viajante opte pelo seu imóvel e não o de outra pessoa.

Há campos para informar a quantos quilômetros fica o aeroporto, praia, bar, restaurante e rodovia mais próxima. Também é possível assinalar as atrações, atividades e serviços que estão até 15 minutos a pé do seu imóvel, como biblioteca, cachoeiras, cinemas, alpinismo, ciclismo, academia de ginástica, assistência médica e caixas eletrônicos.

Descrição do Imóvel no anúncio

O título do imóvel e uma descrição são itens obrigatórios. Mas, além disso, o Alugue Temporada possui vários campos distintos que ajudam a estimular a imaginação e deixar o anúncio mais pessoal. É a oportunidade para colocar a criatividade funcionar e ganhar o hóspede com detalhes incríveis e bem informativos.

Para se ter ideia, há um campo destinado a contar sobre a história do imóvel e também um outro espaço para falar sobre você. Todas essas informações ajudam a construir uma relação de confiança e pessoal com os potenciais hóspedes.

Outro campo estratégico é destinado para citar algumas características exclusivas do imóvel. Uma boa dica é pensar sobre o que te faria escolher aquele imóvel, exemplo:

  • sacada superespaçosa;
  • dá para ver o pôr do sol da varanda;
  • ambiente silencioso durante o dia todo.

Contato

O anunciante pode inserir informações habituais, como telefone, e-mail e whatsapp. No Alugue Temporada o e-mail do anunciante fica obrigatoriamente visível para quem está olhando o imóvel, algo diferente da maioria das outras OTAs. Também é possível deixar visível o telefone de contato, caso o anunciante queira.

É também no menu de contato que pode inserir os idiomas com os quais você e sua equipe estão familiarizados para atender por telefone e e-mail. Lembre-se que esta informação é importantíssima e um forte instrumento para atrair reservas de estrangeiros para os seus imóveis de temporada.

Fotos

O Alugue Temporada permite subir até 50 fotos por anúncio. Algo que fica explícito é a preocupação da plataforma com a qualidade das fotos, pois as imagens precisam ter 1920 x 1080 pixels e tamanho de até 20MB. A plataforma, inclusive, dá várias dicas para o anunciante, entre elas:

  • prezar pela perfeita arrumação dos ambientes;
  • mostrar todos os cômodos do imóvel;
  • procurar aspectos que diferenciam cada cômodo (churrasqueira, mesa de jogos, tamanho da televisão);
  • incluir imagens de atrações locais;
  • incluir imagens das áreas comuns que podem ser utilizadas;
  • se a vista for maravilhosa, incluir também uma foto do cenário.

Dica: faça um vídeo mostrando todos os cômodos do apartamento, publique-o no Youtube e insira o link no campo específico para vídeo. Esse recurso contribui muito para dar ao viajante uma ideia mais próxima da real. Aqui um ótimo exemplo de vídeo com imóveis de aluguel de temporada disponível no Youtube.

Descrição de cada acomodação

Existem campos específicos e obrigatórios para descrever quartos e banheiros.

Quartos: é necessário especificar um a um qual tipo de cama há disponível como, por exemplo, cama de casal extra larga, cama grande de casal, cama de solteiro e sofá-cama.

Banheiros: há opções para assinalar como vaso sanitário, banheira com chuveiro, banheira (sem chuveiro), chuveiro e jacuzzi.

Além disso, existem campos alternativos para descrever cômodos e outros utilitários da casa. Embora sejam opções alternativas, é bem importante citar tudo o que há disponível, para que os possíveis hóspedes tenham todas as informações a respeito do imóvel. Veja alguns exemplos:

Cafeteira: informe qual é o tipo de cafeteira e se você oferece suprimentos, como café, filtros de papel e moedor de grãos.

Temperos: cite se você fornece itens básicos de cozinha como sal, óleo, vinagre e outros temperos.

Internet e tv a cabo: mencione se você tem rede wi-fi e qual a velocidade, também especifique se há tv a cabo no imóvel.

Cama e banho: informe se você fornece roupa de cama, travesseiros, edredons e toalhas de banho.

Lavadora de roupas: avise se é de uso privativo ou compartilhado, e se você fornece suprimentos como sabão em pó e amaciante.

Estacionamento: especifique se é fechado ou na rua, gratuito ou pago, se é coberto ou a céu aberto.

Tarifas e pagamento

Esse tópico é bem importante sobre como anunciar no Alugue Temporada. O canal disponibiliza três opções de tarifas para o anunciante escolher:

Tarifas de Temporada: é possível definir preços para intervalos de datas específicas, como alta e baixa temporada, períodos festivos, etc. Recentemente publicamos um post que fala exatamente sobre isso – revenue management para aluguel de temporada.

Tarifa Pacote: se o imóvel costuma ser alugado para a realização de eventos como festas, conferências ou eventos esportivos, na tarifa pacote é possível especificar o valor da tarifa por evento.

Tarifas Padrão: essa opção é importante para preencher possíveis lacunas de datas, onde não foram aplicadas as Tarifas de Temporada e Tarifas de Pacote. Caso não haja uma Tarifa Padrão cadastrada, as datas que não tiverem tarifas especificadas ficarão indisponíveis para os viajantes. Por isso, é bem importante cadastrar uma Tarifa Padrão para garantir que você não perca reservas.

Fique atento! É também na mesma tela destinada às tarifas que você pode incluir taxas extras, como taxa de limpeza durante a estada.

Em relação às condições de pagamento, há várias opções:

  • pagamento único no ato da reserva;
  • dois pagamentos 50%, 75% ou 85% no ato da reserva e o restante em X dias antes da chegada (data a escolher pelo anunciante);
  • pagamento de R$ X no ato da reserva e o restante pago em X dias antes da chegada (data a escolher pelo anunciante).

Agora que você já está por dentro de como anunciar no Alugue Temporada, aproveite para conhecer como funciona anunciar no TripAdvisor, Airbnb e Booking.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: