Decoração de imóveis de temporada: vale a pena fazer o investimento?

Para você, o que representa a decoração de imóveis de temporada: investimento ou gasto sem retorno? Se a sua resposta foi a primeira opção, saiba que ela tem tudo a ver com o pensamento dos administradores de temporada de sucesso. Porém, se você vê a decoração de imóveis de temporada como um gasto, pelo fato não enxergar valor em destinar um montante para algo que será ocupado por outras pessoas, vamos te mostrar uma série de pontos que, muito provavelmente, vão te fazer mudar de opinião.

Para ter ideia do quanto a decoração de imóveis de temporada é importante, uma pesquisa da Booking mostrou que 70% dos viajantes selecionam um lugar para ficar com base em seu design (aparência e comportamento) e 56% retornam das férias tão entusiasmados com a decoração do imóvel onde ficaram que se sentem inspirados a aplicar em sua própria casa trabalhos de design de interiores que viram na acomodação de férias.

Vamos às questões práticas?

O seu trabalho com aluguel de temporada é um verdadeiro negócio

Está aumentando o número de pessoas que percebem o aluguel de temporada como um verdadeiro negócio. Essas pessoas testam e aplicam estratégias para fazer com que a empresa atraia novos clientes e se torne cada vez mais rentável. Uma das formas de valorizar os imóveis é por meio da decoração – isso é uma justificativa para aumentar o valor das diárias e contribui para atingir novos nichos de viajantes.

Uma planilha de gerenciamento de aluguel de temporada é peça-chave para acompanhar tudo que envolve as finanças e os lucros obtidos com cada imóvel. Se os imóveis são seus, fica mais fácil definir um percentual dos lucros da propriedade para investir na decoração do imóvel e deixá-lo cada vez mais atrativo.

No entanto, se os imóveis são somente administrados por você, mas pertencem a outra pessoa, é importante negociar com o proprietário sobre essas questões. Uma possibilidade é que a receita dos primeiros meses tenha como destino a reforma e a decoração do imóvel. O administrador de aluguel de temporada também pode optar por trabalhar somente com determinado padrão de imóvel, que tenha a boa decoração como critério básico.

Decoração de imóveis de temporada tem relação com o público que se quer atingir

Embora muitas pessoas associam somente a localização do imóvel como o ponto-chave para definir se um imóvel deve ter valor de reserva alto ou não, é o toque decorativo que dá a verdadeira definição. Para atingir um público de alto poder aquisitivo, por exemplo, de nada adianta ter um apartamento em Copacabana, uma das áreas mais nobres do Rio de Janeiro, se o design de interiores e a decoração do imóvel não condizer com a nobre localização.

Importante: atualmente, é possível encontrar várias formas de deixar o imóvel com aspecto luxuoso com o menor custo possível, basta saber escolher os itens de decoração que trazem valor na percepção do hóspede.

Se o negócio de aluguel de temporada não tem um nicho específico e o objetivo é atrair também viajantes com menos poder aquisitivo, há opções de decorações baratas e de bom gosto.

A mesma regra vale se o seu foco são famílias, casais, donos de pets, viagens de negócio e por aí vai. No fim das contas, o importante é ter congruência entre o público que se quer atingir e a decoração presente no imóvel.

Decoração é também investimento de marketing

Não há dúvida que um apartamento intencionalmente decorado (seja para qual público for), atrai mais reservas do que um imóvel que foi apenas desocupado e está sem um aspecto agradável e convidativo. Isso não passa profissionalismo e, consequentemente, segurança para o viajante. Além do mais, não há estratégia fotográfica que resolva o fato dos cômodos não serem atraentes e cativadores.

Por isso, a decoração de imóveis de temporada precisa ser vista como investimento de marketing. Afinal, ela contribui para aumentar a taxa de reserva, aumentar o valor médio da reserva e, por consequência, a receita. A fidelidade do hóspede (possibilidade de retorno e indicações) é mais certa e também existe a questão do posicionamento da marca de aluguel de temporada, porque ela pode ficar conhecida por apresentar um padrão específico de imóveis.

O nosso cliente Casa do Mar é um bom modelo de empresa que trabalha a decoração com o público-alvo em mente. A empresa administra imóveis de temporada de luxo em lugares litorâneos do Rio de Janeiro e da Bahia. Veja alguns exemplos de decoração de interiores que deixam os visitantes fascinados nas redes sociais:

A Rio Spot Homes é outro ótimo modelo voltado para classe média e classe média alta. A empresa possui vários imóveis de aluguel de temporada no Rio de Janeiro. Entre os excelentes imóveis bem decorados está este aqui:

Já este imóvel era assim antes da reforma:

Agora está assim:

Importante: antes da reforma, esse imóvel acomodava somente quatro pessoas (duas camas de casal). Com a reforma foi possível otimizar espaço e fazer com o espaço ficasse ideal para até sete pessoas (duas camas de casal, uma cama de solteiro e sofá cama de casal).

Se você possui e/ou administra vários imóveis, vale lembrar que é fácil negociar descontos significativos ao comprar grandes quantidades de utensílios, objetos decorativos, móveis, etc.

Entenda na prática como a decoração de imóveis traz retornos financeiros

Mesmo que o investimento em decoração pareça alto em um primeiro momento, é preciso pensar de forma analítica no retorno financeiro que isso vai trazer em médio e longo prazo.

Para ficar mais claro o retorno possível, trouxemos um exemplo real de um imóvel em Copacabana usado para aluguel de temporada antes e depois de uma reforma completa na decoração. Tenha em mente de cada imóvel terá uma magnitude de custos diferente, dependendo de suas condições iniciais e a redecoração planejada.

Custo da reforma

Os custos totais com a obra totalizaram em R$ 266.940,00. Isso inclui custos com materiais e toda a mão de obra. Além disso, é importante esclarecer que incluímos também nesses custos o valor do condomínio pago durante 8 meses de obra e ainda o valor perdido com reservas de hóspedes que não puderam ser feitas durante todo esse período.

Resultados da reforma

Não é surpresa, mas é bom lembrar que o valor de venda do imóvel valorizou no mercado com o investimento em decoração.

Para o negócio de aluguel de temporada, esse valor de mercado se converte em poder de marketing e na possibilidade clara de cobrar diárias mais altas na acomodação.

Veja com seus próprios olhos a mudança no imóvel:

ANTES 

DEPOIS 

ANTES 

DEPOIS 

ANTES 

DEPOIS

Os cômodos acima evidenciam o quanto a mobília e decoração clara e clean fizeram toda a diferença nos ambientes. Esse tipo de decoração neutra é uma boa opção para imóveis de aluguel de temporada, pois não faz nenhuma declaração de estilo e, consequentemente, não segmenta hóspedes.

Resultado financeiro do investimento com decoração de imóveis de temporada

A decoração impacta na atratividade do imóvel nos canais de divulgação, no valor cobrado da diária e na satisfação do hóspede, que pode voltar a se hospedar e recomendar a acomodação para outras pessoas.

Abaixo, mostramos em detalhe qual foi o retorno do investimento na decoração, ou seja, o aumento com o lucro do aluguel de temporada do imóvel. Começamos analisando os custos recorrentes do imóvel antes e depois da reforma:

Custos mensais fazendo aluguel de temporada

Nota-se que as modificações feitas no imóvel elevaram os custos mensais em pouco mais de R$100.00.

Abaixo, fica claro o retorno do investimento:

Retorno financeiro com o aluguel de temporada

Como é possível perceber, após a reforma, o percentual da taxa de ocupação do imóvel praticamente dobrou. Prova de que o cuidado com o imóvel tem tudo a ver com investimento em marketing e impacta diretamente na atração de hóspedes. Em conjunto, o valor da diária que foi possível cobrar de forma a manter a competitividade com os concorrentes também praticamente dobrou. Com isso, colocando tudo na ponta do lápis, o lucro com aluguel de temporada aumentou de forma incrível: 517,36% mais lucro após o investimento na reforma do imóvel.

Gostou das orientações de hoje? Você já fazia ideia do quanto a decoração de imóveis de temporada impacta diretamente no rendimento do negócio? Orientações tão estratégicas quanto essa você encontra no nosso Guia Completo do Administrador de Aluguel de Temporada – ele é gratuito, aproveite para baixar e aumentar cada vez mais as reservas.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

4 comentários em “Decoração de imóveis de temporada: vale a pena fazer o investimento?

  1. Ariane Cole Ariane Cole

    Caros Srs.

    Agradeço a atenção e as orientações tão objetivas, elucidativas e sucintas!!
    Parabéns pelo empenho!!

    atenciosamente
    Ariane

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Ariane! Ficamos felizes em ajudar. Grande abraço!

  2. Como valorizar a decoração do seu imóvel de temporada gastando pouco – Staytion – Blog do Proprietário

    […] ter ideia do quanto este assunto é sério, recentemente publicamos no post Decoração de imóveis de temporada: como atrair mais hóspedes com esse investimento um exemplo real de um apartamento que, depois de reformado e decorado, teve aumento de 517,36% no […]

  3. ernesto ernesto

    Artigo muito util

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *