Como usar o Instagram para aluguel de temporada e atrair visitantes?

Imagens de gatinhos, comida e, finalmente, viagens de férias costumam ser as responsáveis pelos maiores engajamentos nas redes sociais. Essa métrica é ainda mais assertiva se estivermos falando do Instagram, que é uma mídia que privilegia as imagens, sejam elas paradas ou em movimento, em vez dos textos. Exatamente por esse motivo é que proprietários, corretores de imóveis e administradores de locação de curta duração devem voltar-se ao potencial do Instagram para aluguel de temporada a fim de descobrir como aproveitar esta fonte de tráfego.

Se fizerem o Instagram funcionar para o aluguel de temporada, esses atores podem aumentar a taxa de reserva das propriedades. Tudo começa pelo incremento da vitrine, cuja exposição pode ser convertida em venda, engajamento e fidelização dos visitantes por meio desta rede social. Para se ter ideia do poder da ferramenta, vale destacar que são 800 milhões de usuários em todo mundo, sendo que 500 milhões usam-na diariamente.

Crie uma conta e trabalhe com Instagram para aluguel de temporada

Dentre as hashtags mais utilizadas no Instagram por usuários do mundo todo, estão #travel (viagem, em inglês) e #wanderlust (desejo de viajar, também em inglês), que agrupam 454 milhões e 109 milhões de posts, respectivamente. Foi pensando nessa ferramenta que mais de 60% das empresas de viagens no mundo todo criaram uma conta nessa rede social recentemente e ainda incluíram-nas em suas estratégias de marketing. Empresas de aluguel de temporada não ficaram, nem devem ficar fora desta tendência.

Aposte na autopromoção facilitada

Quando as reservas são feitas pela internet sem a possibilidade de uma visita prévia ao imóvel, como acontece em nosso meio, as imagens ganham ainda mais importância. Esse é o grande trunfo no investimento em Instagram para aluguel de temporada. Proprietários, imobiliárias e administradores podem abastecer as contas que administram com fotos e vídeos de qualidade de cada espaço anunciado. O que não quer dizer que você deva simplesmente transportar as fotografias do seu site para o Instagram — pelo contrário.

É preciso pensar o Instagram para aluguel de temporada como um complemento às outras mensagens que você transmite na internet a respeito das casas ou apartamentos com os quais trabalha. Cada conteúdo deve ser único. E, no Instagram, quem se destaca aposta nos detalhes, como um close nas amenities ou no café da manhã que são oferecidos pelos anfitriões.

Anime seus hóspedes

O feed de quem trabalha com Instagram para aluguel de temporada deve transmitir a experiência que cada pessoa pode ter em determinada propriedade. Com isso, queremos dizer que você não deve simplesmente mostrar imagens dos cômodos, mas tudo o que pode acontecer a partir deles ou do entorno em que estão inseridos. Se a casa que você anunciou tem um jardim bonito ou uma feira de produtos orgânicos como vizinha, aposte em produzir imagens nesse sentido.

Lembre-se do poder que as histórias têm para com as pessoas. Aplique a estratégia da narrativa em sua experiência no Instagram. Qual mensagem você quer transmitir por meio de imagens para estimular a estadia do maior número de pessoas?

Não se esqueça de utilizar a geolocalização

Quando você faz uma foto com um dispositivo móvel (smartphone ou tablet), os serviços de localização armazenam uma informação de onde ela foi tirada. Se mantiver o local sugerido na geolocalização do Instagram, é provável que a imagem passe a fazer parte de uma grande galeria de fotos ou vídeos feitos naquela área. O Instagram para aluguel de temporada é uma ferramenta preciosa para este nicho porque é capaz de “vender” localidades.

Levando em consideração que cada vez mais pessoas estão utilizando essa rede social como uma ferramenta de pesquisa de férias, não se pode esquecer de marcar o local em todas as publicações, além de usar hashtags específicas (que remetam à imagem, local ou público que pretende atingir), para que suas imagens apareçam nos resultados de busca. Aposte em fotos de cafés locais, praias ou espaços de diversão noturna para tornar-se referência da sua região e atrair visitantes.

Demonstre a personalidade do seu local

O Instagram para aluguel de temporada vai além de um feed bonito. Você pode utilizar a sua conta para indicar a personalidade do local em que está inserido. Pense nisso a partir de dois exemplos:

  1. Alcance outras empresas locais: comente “Eu adoro este sushi!” na foto de um restaurante japonês que, por ventura, exista em sua região. Escolha marcas que correspondam à sua. Assim, pessoas que estiverem procurando por comida oriental na sua área também podem encontrar você;
  2. Encontre pessoas que estão na sua região a partir de hashtags: interaja com as fotos que aparecerem na lista. Você pode, inclusive, dar uma recomendação de um bar para relaxar ou um ponto turístico para alguém que estiver no #RioDeJaneiro usando a hashtag. Da mesma forma, ela irá conhecer a sua propriedade dessa maneira.

Ainda é válido destacar que, ao utilizar essa estratégia, não é preciso interagir como se fosse um vendedor. Os usuários ficarão curiosos com o seu comentário e, ao checar que você é autoridade na região, levarão em consideração as recomendações. Lá na frente, também poderão avaliar hospedar-se no seu espaço.

O Instagram para aluguel de temporada reforça a cultura do compartilhamento e, com isso, você também pode conhecer a experiência que seus hóspedes estão tendo, se eles marcarem a sua conta nas imagens (e você deve estimulá-los a isso). Você está disposto a aproveitar essa via de mão dupla que exige envolvimento com os visitantes? Deixe abaixo o seu comentário ou dúvida e nós iremos responder.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

4 comentários em “Como usar o Instagram para aluguel de temporada e atrair visitantes?

  1. Luciene souza Luciene souza

    Quero anunciar no Instagram

  2. Judite Borges Boer Judite Borges Boer

    Quero um código promocional

  3. andre pereira da silva andre pereira da silva

    Parece melhor que ser um Guia Local do Google Maps…

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, André! Ambas as ferramentas têm seu valor agregado e a nossa sugestão é que quanto mais ferramentas você tiver, melhor. Sucesso nas locações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: