Por que o aluguel de temporada é rentável mesmo com a crise? Entenda como aproveitar esta oportunidade

Vamos fazer um cálculo simples no seguinte cenário: você tem um quarto de hóspedes que não é usado, em um apartamento com boa localização na sua cidade. Digamos que, por baixo, o valor da diária desse quarto seja de 80 reais por noite. Se você conseguir locar 15 diárias, a renda extra mensal que você terá é de 1.200 reais. Parece interessante?

Para muitas pessoas tem sido mais que o suficiente para largar os investimentos conservadores e começar a apostar no mercado de temporada mesmo com a crise. Na verdade, esse mercado está representando uma maneira de prosperar na situação atual do Brasil.

Para te mostrar como não é difícil chegar neste valor, uma pesquisa realizada pelo MercadoLivre Classificados este ano afirma que 40% dos turistas entrevistados estão dispostos a pagar entre R$ 100 a 200 reais por noite em hospedagens de temporada.

Para melhorar ainda mais o cenário do mercado de temporada, o crescimento da demanda deste tipo de hospedagem está na contramão da crise, fazendo com que centenas de brasileiros abram as portas de suas casas, apartamentos e quartos para pessoas completamente desconhecidas.

Segundo dados do Airbnb — um dos sites de anúncios mais usados para aluguel de temporada — a renda média mensal dos anunciantes brasileiros foi de 5.000 reais no ano de 2015. Quem já se aventurou a alugar por temporada de fato sabe que o retorno financeiro pode ir além de apenas uma renda extra.

A rentabilidade desse mercado tem aberto novas possibilidades de empregos e criado um ecossistema de negócios no país. Quer entender melhor deste mercado? Nesse artigo vamos te mostrar duas maneiras de aproveitar a alta rentabilidade do aluguel de temporada, uma para os investidores cautelosos e outra para os mais agressivos:

Opção 1: alugue seu quarto ou imóvel extra

Recomendado para quem quer uma renda extra

Certifique-se de quanto vale o aluguel na sua área

O primeiro passo para quem quer começar a fazer um investimento em aluguel de temporada é se certificar que a renda mensal realmente vale a pena no cenário em que se encontra. Afinal, o valor de uma diária pode variar pde acordo com diversos fatores como localização e infraestrutura.

Além disso, existem regiões do país, que dependendo da época e localização, podem ter movimento fraco de turistas. Por esse motivo, recomendamos pesquisar ofertas de alugueis de temporada que se assemelhem ao seu caso.

Vá no site Airbnb e faça uma busca na sua cidade:

airbnb-home

Como você pode perceber, existem 3 tipos de ofertas que podem ser encontradas no site:

  1. Casa ou apartamento inteiro
  2. Quarto inteiro
  3. Quarto Compartilhado

Esse é um dos fatores principais que influencia no valor de uma diária. Você pode filtrar a busca para ver anúncios de apenas um tipo de oferta:

 

investimento-aluguel-de-temporada

 

Existem uma série de outras variáveis, como ar condicionado, banheiro privado e localização na cidade que influenciam também no valor final da diária.

Tendo isso em mente, reúna os valores de acomodações com características semelhantes a sua e faça uma média. Essa é uma maneira bem assertiva de chegar em uma previsão do valor da sua diária. E claro, ter uma ideia melhor do quanto você poderá lucrar mensalmente e se a renda é interessante para você.

 

Posso cobrar mais?

 

Cada imóvel tem um valor próprio. Porém, para quem se hospeda, existem 2 fatores que são fundamentais na hora de pagar:

 

1.Localização

Os hóspedes estarão disposto a pagar mais se sua acomodação for próximo ao centro da cidade, de transportes públicos, praias, pontos turísticos, zonas gastronômicas ou bairros nobres.

 

2.Infraestrutura

Você pode usar da infraestrutura para valorizar seu imóvel. Um frigobar no quarto, TV a cabo, banheiro privado, café da manhã ou uma mesa de sinuca na sala são diferenciais importantes na hora de escolher pagar mais por um quarto.

Anuncie seu quarto em sites de anúncio simples

Existem muitos sites de anúncios para divulgar um imóvel de temporada, dos mais complexos e custosos aos mais simples e amigáveis ao usuário comum. Para alugar apenas seu quarto ou um imóvel extra, recomendamos focar nos sites simples, que vão te trazer retorno rápido sem muitas burocracias e complicações

Nossa dica é começar por estes canais:

  1. Airbnb – Site mais usado por administradores de aluguel por temporada iniciantes
  2. Windu – Site com publicação simples e com uma boa demanda internacional

O processo de criação de anúncios é simples nos dois casos. Em minutos você pode publicar seu anúncio e começar a receber solicitações de reserva (e ficar mais perto d a sua renda extra mensal).

Opção 2: torne-se um administrador profissional de imóveis de temporada

Recomendado para quem quer investir em uma nova carreira

Conte com sua rede de amigos

Como todo negócio que começa, a rede de amigos é um fator essencial para te ajudar a divulgar o seu futuro negócio. No início, seu foco precisa ser conquistar um bom número de imóveis (de 3 a 10) para ter uma operação fluída e lucrativa.

 

A forma mais fácil de atingir esse objetivo é vender a oportunidade do mercado de aluguel de temporada para as pessoas que já confiam em você: seus amigos ou conhecidos. Eles são o caminho mais curto para você conseguir um bom número de propriedades para gerenciar. E quem não está interessado em aumentar a renda na crise?

 

Preciso investir em imóveis próprios para começar?

Não e nem é a ideia no caso de administração de temporada. Você pode alugar, ou gerenciar acomodações de terceiros (o que é bem comum neste mercado).

 

Quanto posso cobrar para fazer o gerenciamento?

Essa variável é bem sensível, até porque depende do tipo de serviço que você vai prestar, quantas horas vai dedicar ao trabalho. A taxa de gerenciamento varia de 15% a 50%.

 

Para não sair no prejuízo nunca, independente do plano que você vai acertar com o proprietário, é importante fazer um cálculo base do seu custo de gerenciamento e de eventuais incidentes no apartamento (como multa de condomínio, por exemplo). A partir do valor de custo, inclua o seu serviço para fechar o valor do pacote.

 

Você pode criar planos de gerenciamento com diferentes taxas. Os planos mais completos, por exemplo, podem cobrir todo tipo de serviço (como check-in, check-out, limpeza e manutenção) e de incidentes também. Já planos mais simples focam apenas na divulgação do imóvel e gerenciamento dos anúncios do proprietário.

Construa uma boa conexão com prestadores de serviço

O melhor amigo do administrador de temporada são os prestadores de serviço. São eles quem garantem a boa experiência de um hóspede. Uma acomodação limpa e uma rápida atuação, na necessidade de manutenção, são fatores essenciais para uma boa avaliação do hóspede.

Escolha um foco para suas propriedades

Decida qual é o foco do seu conjunto de propriedades, pois a especialização ajuda a despertar o interesse dos turistas. Entenda o que te faz único e que tipo de valor e experiência você quer passar para o hóspede.

Que tipo de hospedagem você quer oferecer?

  • Apartamentos com vista para o mar
  • Acomodações de luxo
  • Casas com lareira
  • Apartamentos nas melhores localidades

A dica de ouro: anuncie as propriedades em vários sites ao mesmo tempo

Booking, Expedia, Decolar, TripAdvisor e muitos outros sites, apesar da crise, crescem a cada dia no Brasil. Quando alguém buscar acomodações em qualquer um deles, suas propriedades precisam estar presentes! É isso que separa os administradores de aluguel de temporada de sucesso dos proprietários que usam o aluguel como renda extra.

 

Temos um artigo que explica as particularidades de cada um dos sites de anúncio mais rentáveis para aluguel de temporada.

 

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

10 comentários em “Por que o aluguel de temporada é rentável mesmo com a crise? Entenda como aproveitar esta oportunidade

  1. Teresa Cristina Bezerra Saldanha Teresa Cristina Bezerra Saldanha

    Tenho um imóvel na praia e gostaria de ter uma renda extra com o aluguel por temporada do mesmo.
    Obrigada pelas dicas.
    Teresa

    1. João Nascimento João Nascimento

      Maravilha, Teresa! Sabia que a Stays tem uma solução gratuita para anfitriões que possuem 1 imóvel? Com a nossa plataforma na versão grátis, você vai conseguir conectar o seu anúncio com os principais canais de venda e ainda evitar o overbooking. Para aproveitar você só precisa conectar a sua conta Airbnb aqui: https://signup.stays.net/asc/user/signup/

  2. Antonia Maria David Antonia Maria David

    Alugo um quarto onde moro e também já administrei um apartamento inteiro para amigos que moram fora. Sempre deu muito certo,.

  3. Cesar Peduti Neto Cesar Peduti Neto

    Muito boa a Stay. Estou aprendendo muito com ela.

  4. Como atrair proprietários para seu negócio de aluguel de temporada

    […] criar um modelo de cobrança adequado, você precisará fazer um cálculo base do seu custo de gerenciamento e de eventuais incidentes no […]

  5. Administrador de Aluguel de Temporada, o novo profissional do mercado

    […] crescimento da demanda por aluguel de temporada está na contramão da crise. De acordo com dados do Airbnb — um dos sites de anúncios mais usados para aluguel de temporada — a renda média mensal dos […]

  6. Como viver de aluguel de temporada [Ebook gratuito para baixar]

    […] em um ambiente de crise econômica, a demanda por aluguel de temporada continua crescendo. Segundo dados do Airbnb — um dos sites de anúncios mais usados para aluguel de temporada — a renda média mensal dos […]

  7. Alexandre Alexandre

    Gostei das informações pois possuo um imóvel no litoral e gostaria de iniciar neste ramo

  8. Aluguel de Temporada para Corretores de Imóveis e Imobiliárias

    […] razão são os próprios números desse mercado, que são otimistas mesmo em um contexto de crise econômica, porque amadureceu significativamente após a Copa do Mundo e Olimpíadas. Apesar do potencial […]

  9. Henrique Henrique

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: