Serviço de limpeza para aluguel de temporada: como fazer faxina profissional

Para quem está começando no mercado de aluguel de temporada, pode parecer simples lidar com questões relacionadas à limpeza. Afinal, muitas pessoas imaginam que é só fazer algo semelhante ao que é feito na própria residência. Porém, não é bem assim. Este post vem para mostrar uma série de pontos que fazem com que o serviço de limpeza para aluguel de temporada receba muito mais atenção do que o cuidado habitual que se tem em casa.

Pensando em médio e longo prazo, todo negócio de temporada que está em crescimento precisa de serviços recorrentes de limpeza. À medida que aumenta o número de imóveis no inventário, é preciso existir um plano bem definido a respeito da higienização, pois sem isso a tarefa pode se tornar uma enorme complicação.

Para se ter ideia da importância do assunto, recentemente publicamos um post que trata sobre como anunciar no Airbnb de forma profissional, nele comentamos sobre o quanto a plataforma é super-rigorosa a respeito da limpeza. O Airbnb considera esse ponto um dos critérios de hospitalidade mais significativos e que impactam diretamente no sucesso de um anúncio.

Fora a questão específica do Airbnb, o assunto “limpeza” é um dos temas mais recorrentes em avaliações negativas que aparecem nas OTA’s (Online Travel Agencies). Isso tem impacto direto na conquista de novas reservas. Afinal, você se hospedaria em um local que recebeu queixas públicas sobre a falta de higienização? Provavelmente não.

Agora que você já está por dentro da relevância do serviço de limpeza para aluguel de temporada, conheça algumas questões bem importantes que precisam ser levadas em consideração na hora de contratar e orientar os profissionais que vão executar as tarefas. Simplesmente pedir para o profissional fazer a limpeza não é o suficiente quando este serviço terá impacto direto na saúde do seu negócio.

O que você precisa saber ao contratar profissionais para o serviço de limpeza para aluguel de temporada

Estar preparado para a ausência do profissional e saber como fazer faxina profissional

No serviço de limpeza para aluguel de temporada não pode acontecer o seguinte: ser pego de surpresa com a notícia de que a pessoa responsável pelo trabalho não poderá comparecer e, ao mesmo tempo, estar sem um plano B. Para evitar essa situação, há três opções:

1) Ter o contato de vários profissionais de muita confiança, com referências e histórico de comprometimento. Caso o profissional previamente contratado não possa comparecer, haverá outro profissional disponível para cobrir o furo.

2) Contratar duas pessoas para que elas executem a limpeza ao mesmo tempo. Essa é uma excelente forma de fazer com que todos os cômodos do imóvel fiquem limpos antes e, além disso, se um dos profissionais não comparecer, o outro estará presente para garantir a limpeza.

3) Terceirizar este serviço para uma empresa especializada. Essa costuma ser uma opção financeiramente mais cara, porém, reduz drasticamente a possibilidade de imprevistos, pois a responsabilidade fica por conta da empresa.

4) Verificar o estoque de produtos de limpeza, como desinfetantes e limpa vidros, e ter os utensílios domésticos apropriados, como aspirador de pó.

Ficar atento à entrada do próximo hóspede

Converse com os hóspedes para saber da previsão de entrada e saída no imóvel. Isso contribui para antecipar os trâmites em relação à limpeza. Algumas agências de aluguel de temporada costumam bloquear um novo check-in no mesmo dia do check-out de um hóspede. Essa é uma forma de evitar que um problema na limpeza comprometa a estada do próximo hóspede e gere, possivelmente, uma avaliação negativa.

Existem também administradores de aluguel de temporada que optam por colocar horários estratégicos para check-in e check-out (check-in após às 15 horas e check-out até às 11 horas). Isso dá um intervalo de quatro horas para efetuar a limpeza e um novo hóspede pode entrar no mesmo dia.

Dica: quando houver disponibilidade e o hóspede manifestar interesse, você pode deixar disponível a opção de fazer check-in antes ou check-out depois do horário estipulado no anúncio, cobrando valor parcial. Essa é uma ótima forma de monetizar seu negócio.

Crie um checklist de limpeza para o prestador de serviço seguir

Quando se tem um negócio de aluguel de temporada, é bem importante trabalhar com a padronização dos serviços, isso vale também para a limpeza. Uma forma de garantir que tudo seja devidamente feito é elaborar um checklist que contenha todas as atividades que devem ser cumpridas, como trocar roupas de cama, tirar o lixo e higienizar todos os ambientes.

Questões de organização e reposição também podem ser agregadas ao serviço de limpeza para aluguel de temporada, basta negociar com os profissionais e incluir no checklist. É possível, por exemplo:

  • solicitar que sejam repostos itens essenciais (sabonete, toalhas e papel higiênico);
  • verificar se há algum utensílio faltando;
  • garantir que tudo esteja funcionando;
  • inserir sinalizadores no vaso sanitário para indicar que o ambiente foi higienizado;
  • empacotar as toalhas de banho e de rosto em sacos descartáveis para sinalizar que estão limpas;
  • deixar em cima da mesa da cozinha um mimo, como uma garrafa de vinho com taças (antes do check-in).

Leia também: Kit Grátis do Administrador de Aluguel de Temporada [3 documentos + 1 poster]

Lembre-se dos mínimos detalhes no serviço de limpeza para aluguel de temporada

O serviço de limpeza para aluguel de temporada é bem diferente de uma limpeza “normal” pelo fato de que precisa passar na “prova” do hóspede. O profissional não pode apenas limpar, mas também “ter um bom olho ” para os mínimos detalhes. Os utensílios de cozinha precisam estar impecáveis, é necessário que tudo esteja 100% limpo e com ótima aparência dentro dos armários de cozinha e da geladeira.

Dica: o olfato é poderoso. Por isso, além de preocupar-se com a limpeza, pense também em formas de deixar um aroma agradável aos ambientes. Hoje em dia existem aromatizadores superdiscretos e suaves, eles podem ajudar a fazer com que a primeira impressão do hóspede seja excelente.

Controlar em tempo real o que está acontecendo

Principalmente para quem administra vários imóveis de temporada, é essencial estar por dentro de tudo que está acontecendo em relação à limpeza. Contar com um software é a maneira mais eficiente para garantir informações precisas. O software da Stays possui um um módulo de calendário de gerenciamento de limpeza. Com ele o administrador consegue visualizar dados como: duração calculada por limpeza e status de limpeza de cada propriedade. O administrador recebe também notificações das tarefas no painel do software e por e-mail.

Todas esses pontos ficaram claros para você? É importante lembrar que o fato de encontrar um excelente serviço de limpeza para aluguel de temporada pode fazer maravilhas não apenas aos imóveis que você administra, mas também como uma estratégia para otimizar o seu tempo.

Agora que você está por dentro sobre como fazer faxina profissional do imóvel, aproveite para conhecer o post que preparamos com detalhes sobre os 7 hábitos dos administradores de aluguel de temporada de sucesso.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

16 comentários em “Serviço de limpeza para aluguel de temporada: como fazer faxina profissional

  1. Andreia Andreia

    Olá Bom dia!! Desejo trabalhar nas praias do Paraná.Nos serviços de limpeza como faço para me cadastrar?

    1. João Nascimento João Nascimento

      Olá, Andreia! A Stays é uma plataforma de gestão para os administradores de hospedagens.

  2. Cleanto Paiva Germano Cleanto Paiva Germano

    Boas dicas.
    Tenho um imóvel para locação de temporada.
    Queria conhecer esse soft para uma possível aquisição.
    Obrigado.

  3. Ivani jardim dos santos Ivani jardim dos santos

    Gostaria de trabalhar na limpeza de aptos em praia grande SP como faço pra me cadastrar

    1. João Nascimento João Nascimento

      Olá, Ivani! Stays é um sistema digital para auxiliar os administradores de imóveis.

  4. Andrea Andrea

    Gostaria de saber como entrar em contato com vc?

  5. Mara Miguel Mara Miguel

    Boa tarde Paulo. Tudo bem?
    Gostaria de saber mais a respeito da sua empresa. Tenho 2 apartamentos na região nobre de SP, Moema e está tendo muita rotatividade e gostaria de saber se vc tem serviços de co anfitrião, limpeza simples de 1 hora, arrumação de camas, lavagem/passagem de roupas de cama e banho. Edredons e cobertores não precisam ser mensal. Att
    Mara Miguel

  6. Rosângela Maria Lemes Rosângela Maria Lemes

    E saber quantas pessoas estarão no local para dispor da organização dos quartos e muito importante…

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Com certeza, Rosângela!

  7. Maga Alcatel Maga Alcatel

    123

  8. Soraya Souverain Rios Soraya Souverain Rios

    Excelentes dicas. Mostra que vocês são uma equipe organizada. Parabéns. Nota 10.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Oi, Soraya! Ficamos muito felizes que tenha gostado! Sucesso nas locações!

  9. PAULO Chedid Simão Filho PAULO Chedid Simão Filho

    Muito boas os comentários e dicas !

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Oi, Paulo! Obrigado pelo retorno! Sucesso nas locações!

  10. Como valorizar a decoração do seu imóvel de temporada gastando pouco – Staytion – Blog do Proprietário

    […] conjunto de características é atrativo, passa a sensação de limpeza, de estar em um ambiente novo e que transpassa tranquilidade interior. Fora do Brasil isso já é […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *