Um site próprio para anunciar seus apartamentos de temporada. Vale a pena?

Diante de um mercado que cresce constantemente no Brasil desde a Copa do Mundo, muitos donos de apartamento se apoiaram no Airbnb e em sites de Aluguel de Temporada locais para disseminação de seus imóveis e quartos. A alta procura e publicidade fácil gerou crescimento expressivo da taxa de reserva e lucro dos que já estavam há algum tempo nesse mercado, criando novas empresas especializadas em Aluguel de Temporada. A alta também encheu de esperança os que se aventuraram pela primeira vez em abrir seus quartos e imóveis para turistas.

Em algumas cidades turísticas, como o Rio, que já é a 4ª cidade com mais anúncios de imóveis do Airbnb no mundo, contar com essas ferramentas já não é o suficiente para garantir as reservas mensais. Muitos anunciantes já devem estar sentindo a mudança, com a taxa de reservas em baixa, diárias muito competitivas da concorrência, queda das visualizações de seus anúncios e outros vários indicativos ruins que estão tirando a esperança da estabilidade da renda extra.

Como em qualquer novo serviço que explode no mercado e satura de adeptos, vai se destacar e crescer quem começar a encarar o serviço profissionalmente, ou seja, investir tempo e dinheiro no negócio para se destacar de outros anunciantes. Quem já administra mais de 10 casas ou apartamentos de temporada e não possui um site próprio para anúncio deve ficar alerta para os indicadores dos sites de anúncio que utiliza e ao menos pensar sobre a possibilidade de desenvolver um endereço online próprio como primeiro passo para o crescimento consistente.

Site da LinkHouse desenvolvido e incluso no sistema stays para aluguel de temporada

É bastante cômodo utilizar toda a infraestrutura de endereços semelhantes ao AirBnb, que são bonitos, amigáveis e bastante acessados, mas isso tem um preço. Esse tipo de negócio absorve transações exorbitantes: entre 2012 e 2014 foram 3,7 bilhões de dólares para a conta dos acionistas, segundo o próprio AirBnb anuncia. Se você administra imóveis anunciados por ali, deve ter contribuído para essa conta. Mas, caso dispusesse de um endereço próprio, poderia ter embolsado parte desse montante.

Reforçamos: parte, porque é impossível estar totalmente à margem deles. Na verdade, dentro do marketing para aluguel de temporada, é bastante importante que os seus imóveis sejam anunciados na maior parte dos sites voltados a esse mercado, já que eles tendem a liderar os resultados das buscas no Google e, portanto, funcionam como ótimas “vitrines”. Mas é necessário ir além: você precisa ter uma própria “loja” para aquilo que deseja vender – ou melhor, alugar.

Crescer no mesmo ritmo do Airbnb parece tentador. Empreender por conta própria também. Dizemos isso porque criar um site para reservas diretas de seus imóveis alugados por temporada, que é o que estamos incentivando neste post, é o mesmo que fincar uma bandeira que sinaliza a formalização daquilo que sequer era chamado de negócio, mas que, dado o potencial de crescimento em um mercado mundialmente aquecido, exige preparo.

Ter um endereço próprio na internet também significa que você está disposto a fortalecer sua marca, abre mão da “sorte” e encara a concorrência de frente. O resultado? Um crescimento consistente de médio prazo. Abaixo, nós listamos cinco razões pelas quais vale a pena ter um site próprio para anunciar seus apartamentos de temporada. Veja:

Seu site, suas regras

A partir do momento que você possui um site próprio, pode montá-lo da maneira que quiser. Essa realidade contrapõe as exigências de anúncios pré-estabelecidas em OTAs como a Booking.com, que impõem uma arquitetura de informação específica aos administradores de apartamentos de temporada. O case de sucesso da Sampa Housing, que contamos em outro post aqui no blog, reforça a possibilidade de crescer no aluguel de temporada com a criação de um site robusto.

No entanto, por mais que você possa fazer o seu endereço como quiser, devemos reforçar a importância de alguns itens básicos:

  1. Motor de reservas: para que os visitantes possam reservar diretamente por ali e, portanto, você receber integralmente o valor das diárias, sem repassar nada às OTAs;
  2. Possibilidade de usar cupons de desconto: ótima forma de promover suas vendas
  3. Boa usabilidade: a ideia é que ninguém se perca nas informações dispostas na página e, claro, que as pessoas encontrem facilmente a opção de converter;
  4. Apresentar fotos atrativas: que valorizem os potenciais, mas não escondam totalmente as fraquezas das habitações, principalmente dos banheiros;
  5. Passar segurança ao hóspede: a fim de que ele não desista da reserva por medo de a transação bancária falhar, por exemplo.
  6. Busca de propriedades na página principal do site, como no exemplo da Favela Experience.

Site desenvolvido e incluso no sistema stays para aluguel de temporada

Diversificar o negócio

Da mesma forma com que há maior flexibilidade para desenvolvimento e design do site, também existe menos rigidez para a atuação do seu negócio. Em um endereço próprio, além de alugar por temporada, é possível comprar ou vender imóveis, ofertar passagens aéreas, aluguel de carros, venda de passeios turísticos e por aí vai. Existem programas de afiliados, como da Localiza e da Decolar, que facilitam esse processo.

Esses tipos de transações podem ser feitos direta ou indiretamente, tudo depende da sua própria disponibilidade em diversificar o serviço. Mas uma coisa é certa: os clientes gostam de saber que determinada empresa pode atendê-lo de forma ampla, sem a necessidade de ficar correndo atrás disso ou daquilo. Se puder facilitar a vida de quem deseja atingir e, de quebra, conseguir renda extra de comissão, o faça!

Promover campanhas estratégicas

Uma vez que você atrai alguém para o seu site, principalmente por meio das OTAs, deve trabalhar para mantê-lo. A recorrência – do tráfego ou da própria conversão – pode ser feita a partir da captura do e-mail do visitante e da posterior inserção desse contato em uma campanha de e-mail marketing. Esse aspecto é importante para que as pessoas continuem recebendo informações sobre as suas moradias que estão para alugar e, quando se interessar, fechar negócio. 

Possibilidade de atrair parceiros

Uma dificuldade bastante comum de quem empreende no mercado de aluguel por temporada consiste em encontrar novas opções de casas ou apartamentos de temporada para incluir em seu próprio portfólio de atuação. Mas, se você tiver um site próprio, essa busca pode ser facilitada. A Rio Spot Homes, por exemplo, conta com uma aba específica: “Avalie seu imóvel de temporada”.

Site desenvolvido e incluso no sistema stays para aluguel de temporada

Nessa parte do site, a empresa atrai parceiros dispostos em alugar a partir do preenchimento de um formulário bastante simples. No mesmo lugar, também deixa claro os termos e condições para estabelecimento de vínculo. Desde que o endereço seja bem ativado nos canais específicos, as chances de encontrar boas opções de imóveis são altas.

Educar o mercado


Colocar-se como expert no mercado é outro benefício daqueles que dispõem de um site próprio, já que há a possibilidade de falar sobre o aluguel de temporada como um todo em um blog, por exemplo. Por mais que esse seja um segmento com potencial de crescer ainda mais, ainda existe muita desinformação e, portanto, chance de você se diferenciar com conteúdo de qualidade. Essa postura faz com que hóspedes e futuros hóspedes enxerguem a sua empresa como referência – a consequência é uma maior confiança em fechar negócio. Veja um exemplo abaixo:

myme - cliente stays

Myme – Usa o sistema stays para aluguel de temporada

Ser encontrado na busca do google

Quem não gostaria de ser encontrado quando alguém pesquisa aluguel de temporada no google? Este é um trabalho muito difícil, porém essencial.  Com um site você pode trabalhar para otimizar seu posicionamento e ser facilmente encontrado no google. Nossa dica é trabalhar com palavras-chave mais longas que especifiquem muito bem o seu negócio. Por exemplo:

  1. Apartamento de Temporada para 8 pessoas na praia de Copacabana
  2. Apartamento que aceita animais de estimação
  3. Melhores Apartamentos para casais em Florianópolis

Isso aumenta sua chances de ranqueamento no google que lhe dá uma consistência de tráfego qualificado e gratuito.

Como ter um de baixo custo sem precisar se preocupar com a manutenção?

O Sistema Stays oferece um site completamente otimizado para fazer aluguel de temporada com várias funcionalidades por um preço muito acessível. Além da customização, você tem suporte técnico que te ajudará a ter mais sucesso no aluguel de temporada. Saiba mais no Site da Stays.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

3 comentários em “Um site próprio para anunciar seus apartamentos de temporada. Vale a pena?

  1. Melhores Canais para Anunciar seu Aluguel de Temporada

    […] Um site próprio para anunciar seus apartamentos de temporada. Vale a pena? […]

  2. Oswaldo Oswaldo

    É uma idéia interessante.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      E super válida! Experimenta ter um site para os teus imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: