5 coisas que você nunca deve escrever em anúncios de aluguel de temporada

Após dois períodos de grandes eventos mundiais no Brasil, muitos profissionais do mercado de aluguel por temporada estão sentindo uma baixa nas reservas. Já não se pode contar apenas com a alta demanda dos turistas para garantir o lucro mensal, é preciso se destacar em meio ao crescente número de anunciantes de imóveis para uma mesma região. E para potencializar o desempenho do seus anúncios de aluguel de temporada e destacar seus imóveis da concorrência, recomendamos parar para analisar todos os seus anúncios e otimizá-los com conhecimento.

A maioria dos anúncios são muito ruins

É fato! É muito raro ​proprietários e administradores de imóveis de aluguel por temporada que param e revêem seus anúncios. É claro que gerir vários imóveis dá bastante trabalho. Manter os preços atualizados e competitivos, verificar a disponibilidade e cuidar de questões financeiras são só algumas das tarefas recorrentes. Por causa disso, é comum encontrar propriedades com o mesmo anúncio há muitos anos, sem ações de otimização, mesmo que muita coisa já tenha mudado.

Este panorama é uma grande vantagem competitiva para você e para os poucos que fazem otimização de seus anúncios constantemente, ao menos enquanto o mercado de temporada não se profissionaliza.

Outro problema de ter textos não otimizados é o posicionamento do anúncio no resultado de busca nos sites. Isso porque um dos fatores que qualificam o bom ranqueamento de uma oferta é a qualidade do conteúdo do anúncio. Esses sites – como Boooking, Airbnb, Expedia –  levam em conta diversos fatores para posicionar ofertas, como avaliações, imagens, mas também a qualidade do texto.

Anúncios ruins não se restringem à gramática pobre, sentenças longas e erros de ortografia. Existem palavras clichês demais que não ajudam a diferenciar seu imóvel e que podem até soar falsas. Essa percepção pode ser decisiva, ainda que o turista não perceba conscientemente, para que ele feche ou não a sua oferta e passe para a dos concorrentes.

Embora fazer um anúncio de aluguel de temporada irresistível seja uma tarefa desafiadora e que exige vários testes, há algumas expressões que, se evitadas, já vão levar seus anúncio a um nível superior ao da maioria dos anunciantes.

 

5 coisas que você nunca deve colocar em anúncios de aluguel de temporada

1. Palavras que não dizem nada

Palavras como “fantástico” e “sensacional”, muito encontradas em anúncios de aluguel de temporada, provavelmente não mexem com as emoções do usuário como você pensa, pois não criam uma imagem na cabeça do viajante. São palavras que vemos em todos os lugares e passamos o olho sem atenção.

Se você está tentando descrever uma paisagem, por exemplo, tente algo mais explicativo. Em vez de vista fantástica para o mar, tente descrever como a pessoa vai aproveitar melhor a hospedagem. Exemplo: “Apartamento em Ipanema, com vista para o posto 9, onde você pode encontrar artistas brasileiros aproveitando a praia e ao mesmo tempo conhecer pessoas do mundo todo.”

Este tipo de retrato cria uma ideia mais real de como é o local na cabeça das pessoas e ajuda a diferenciar sua propriedade das outras. Na dúvida na hora de descrever, pare para pensar no que cada palavra quer dizer de verdade e se é adequada para passar o sentimento que você quer transmitir ao viajante.

Se faltarem ideias, uma dica é descobrir como os outros enxergam o imóvel que você está anunciando. Você pode perguntar para antigos hóspedes ou mesmo se inspirar nas reviews de quem já ficou no imóvel.

Segue aqui algumas palavras para NÃO usar no seus anúncios:

bom, espetacular, lindo, melhor, maravilhoso, bom, indescritível., único, singular, ímpar.

Deixe para os hóspedes julgarem se a sua acomodação é realmente surpreendente positivamente.

2.Expressões que generalizam o público

Se você quer tornar sua acomodação especial para alguém é muito difícil que você consiga agradar todo mundo. Concorda? Sua acomodação pode estar em meio a prédios históricos, praias e restaurantes, mas isso não é óbvio. É melhor especificar as atrações que cercam a propriedade e deixar claro para quem o local é indicado (aventureiros, famílias, casais, etc).

Evite sempre generalizações abrangentes. Não fique com medo de perder oportunidades fazendo isso. Concentrando-se em nichos, seus anúncios de aluguel de temporada ganham mais força, já que o potencial hóspede que se identificar ficará mais propenso a fechar a reserva com você!

Se você aceita animais, por exemplo, explore isso. Donos de pets amam pessoas que amam animais.

Você ainda pode colocar no seu anúncio recomendações segmentadas como:

  • atrações para a família perto da propriedade;
  • atrações para aventureiros próximos a acomodação;
  • atrações para casais próximos do apartamento.

Isso ajuda o futuro hóspede gerar empatia com a sua casa e se apaixonar por ela antes mesmo de alugar.

3. Evidenciar desvantagens ou problemas

Evite evidenciar que o imóvel é “pequeno” ou “apertado”. E você não precisa (e nem deve) mentir, pois isso só causaria insatisfação após a estadia. Em vez de evidenciar palavras negativas, procure sinônimos positivos que sejam sinceros: pequeno ou apertado pode ser “espaço adequado para casais e amigos”. A ideia é transmitir uma imagem de um espaço íntimo e convidativo ainda que não seja espaçoso.

Um outro detalhe que pode dar sinais de que você é um anfitrião antipático é colocar no seu anúncio instruções como “abrir com cuidado para não danificar as dobradiças” ou “não tentar abrir o guarda-roupa, pode quebrar”. Quem aluga um imóvel sabendo que existe um potencial risco de ser prejudicado, culpado ou cobrado por um defeito existente? Se há algo com defeito na propriedade, corrija imediatamente. Assim, você evita comentários negativos sobre seu imóvel e desistências de pessoas que não querem se incomodar. Vai sair mais em conta arrumar o que está quebrado que perder locatários em potencial.

4. Linguagem muito impessoal

Usando uma linguagem mais pessoal, com palavras menos formais, você pode gerar identificação e maior familiaridade com o hóspede em potencial. Lembre-se que aluguel de temporada é bem diferente de hotel, e você pode usar isso a seu favor nos anúncios de aluguel de temporada, conquistando o usuário também pela simpatia.

Você pode descrever sua propriedade como se estivesse conversando com um conhecido seu. Uma descrição como “imagine acordar e tomar seu café da manhã no jardim?” em vez de algo como “mesa para refeições no jardim” pode fazer o hóspede se visualizar no local e definir a reserva!

Se quiser ir além na criatividade, você pode aproveitar a pessoalidade para brincar com os sentidos do usuário e conquistar a reserva. Um exemplo? “Imagine você desfrutando de um banho relaxante ao anoitecer em uma banheira de hidromassagem, depois de um dia de caminhada pela cidade, com uma taça de vinho e vista para o mar?”

5. Palavras negativas

Quem está procurando um local para passar as férias não está querendo se deparar com expressões negativas, como “nunca”, “não pode” ou “não deve”. Mesmo quando usado em um sentido positivo, evite o uso de palavras negativas. A palavra “nunca”, por exemplo, passa um ar de intransigência e impossibilidade. Por isso, em vez de dizer “não precisa andar muito para pegar o metrô”, tente algo mais positivo, como “o metrô está a apenas 2 minutos do prédio “.

Existem várias outras possibilidades de otimização para seus anúncios. Por isso, recomendamos que, além de seguir essas recomendações, leia outros anúncios para se inspirar antes de começar a otimizar os seus. Observe quais palavras, frases e recursos estimulam seu interesse, anote-os e adapte à sua realidade. Mas atenção: jamais copie um outros anúncios de aluguel de temporada! O objetivo é se diferenciar, e não fazer mais do mesmo.

Se estiver com receio de começar as mudanças, priorize os anúncios de imóveis que geram poucas reservas. Monitore as mudanças no intervalo de um mês e vá otimizando a partir dos resultados.

Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente!

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

4 comentários em “5 coisas que você nunca deve escrever em anúncios de aluguel de temporada

  1. Danilo Danilo

    Verdade, por vezes encontro anúncios bem ruins, com erros e com muitas palavras negativas. Obrigado pela dicas, acredito que agora vou anunciar.online de forma mais otimizada.

  2. SuperAnfitrião Adm de Airbnb SuperAnfitrião Adm de Airbnb

    Ótimas dicas! Revisando anuncios em 3, 2, 1…

  3. Paloma Menezes Paloma Menezes

    Muito obrigada Sven! Fiz o bingo aqui e achei a palavra ”única” no meu anúncio.

  4. Guido Albornoz Carrazza Guido Albornoz Carrazza

    Excelente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *