4 maneiras de atualizar anúncios no aluguel por temporada que podem aumentar as reservas

Você se lembra da primeira vez que anunciou a sua casa ou apartamento na internet? Se você acumula algum tempo na locação de curta duração, nós podemos apostar que as fotos, a descrição do imóvel e a sinalização de recursos existentes, por exemplo, eram bastante diferentes de hoje. Pelo menos deveriam ser, porque é fundamental atualizar os anúncios no aluguel por temporada com frequência.

Com o passar do tempo, é bastante provável que você tenha percebido com mais facilidade o seu estilo de hospedagem. Além de entender se acomoda melhor famílias ou casais sem filhos, você deve ter feito melhorias no imóvel para agradar os hóspedes, como com a instalação de um ar condicionado, que resultou em um acréscimo no valor de diária cobrado. 

Todas essas informações demandam atualização dos anúncios no aluguel de temporada que, diferentemente de outras modalidades de locação, exige dinamismo nas publicações da internet. Proprietários e administradores de sucesso sabem que um anúncio nunca está verdadeiramente pronto

Afinal, existem oportunidades para evoluir em todas as etapas do negócio. Ao contrário de estáticos, os anúncios devem expressar tal evolução para os visitantes por meio de atualização. Como resultado, é possível prever mais reservas, além de reviews positivas. 

Como atualizar os anúncios no aluguel de temporada?

Se você não sabe como dar aquele “F5” nos seus anúncios, veja as nossas dicas: 

1. Renove as fotos

Caso tenha adicionado novas comodidades, reformado o imóvel ou simplesmente teve tempo ou orçamento para capturar ângulos melhores da sua propriedade, acrescente novas fotografias ao seu anúncio. Em se tratando de atualizar anúncios no aluguel por temporada, as imagens devem ser a prioridade dos anfitriões. 

Nessa etapa, priorize a foto de capa. Afinal, é esse arquivo que aparecerá nos resultados de busca das Online Travel Agencies (OTAs) como Airbnb e Booking.com, antes que as pessoas interessadas efetivamente cliquem no anúncio e descubram outras imagens do imóvel. 

Se os seus hóspedes dizem que gostam da piscina, saiba que você deve disponibilizar no anúncio uma boa foto desse espaço. Não se esqueça de incluir legendas curtas com as palavras-chave contidas em cada imagem, a exemplo de uma cafeteira ou de uma TV com Netflix e Spotify

  • Leia também: Como anunciar no Booking: o passo a passo para cadastro dos seus imóveis
  • 2. Revise a descrição

    As eventuais mudanças que você pode ter feito no seu espaço também devem estar presentes no texto do anúncio. É importante manter as informações precisas e atualizadas na descrição do imóvel também em torno de itens que não necessariamente apareçam nas imagens, como o acesso à churrasqueira do condomínio. Se os seus hóspedes não puderem mais utilizá-la, você precisa deixar de anunciar essa comodidade. 

    Já que você está na função de atualizar os anúncios no aluguel por temporada, aproveite para simplificar o texto a respeito dos imóveis. Opte por linguagem simples, direta e em frases curtas. Evite repetir informações que já estejam presentes em outras partes da publicação. Pense no anúncio como um mosaico, no qual cada peça complementa outra. 

    Também demonstre em palavras a sensação de hospedar-se no seu espaço e no entorno dele. A descrição é o local mais indicado para você transmitir o seu estilo de hospedagem. Lembre-se de ajustar o tom da mensagem se deseja atrair viajantes a negócio ou a lazer, por exemplo. 

    atualizar anúncios aluguel temporada

    3. Adicione recursos populares

    Uma maneira extremamente assertiva de atualizar anúncios no aluguel de temporada é por meio de comentários negativos dos hóspedes. Uma turista pediu um ferro de passar roupa e você não tinha? Se couber no orçamento, compre o aparelho. Na sequência, acrescente o recurso nos seus anúncios. 

    De acordo com o Airbnb, estas são as comodidades mais procuradas pelos viajantes:

    • Itens básicos: televisão, TV a cabo, internet, ar-condicionado, aquecedor, máquina de lavar e secar roupa, ferro, espaço de trabalho adequado para notebook;
    • Cama e banho: cabides, secador de cabelo, sabonete, papel higiênico, roupas de cama, travesseiros e cobertores extra;
    • Cozinha: micro-ondas, cafeteira, refrigerador, lava-louça, pratos e talheres, itens básicos de cozinha, forno, fogão, chaleira.

    Existem ainda outros recursos populares, como check-in automático, estacionamento e café da manhã, que devem ser adicionados às publicações na medida em que são oferecidos na propriedade. Uma forma de descobrir se há demanda para esse tipo de serviço onde você trabalha consiste em perguntar aos visitantes no momento do check-out. Isso também evitar reviews negativas

    4. Faça uma nova precificação

    A menos que você esteja no início da operação, não faz o menor sentido praticar um valor de diária abaixo do mercado. À medida que as avaliações positivas chegam, você já pode encontrar uma tarifa competitiva para lucrar com a atividade. Nesse sentido, também precisa atualizar os anúncios no aluguel por temporada com o novo valor. 

    Se não souber como fazer uma análise tarifária com estratégia, aconselhamos o uso de ferramentas específicas como o AirDNA. A empresa é líder mundial em dados específicos para o mercado de aluguel por temporada, que facilitam em muito a vida de proprietários e administradores preocupados em manter preços competitivos nos imóveis que gerenciam.

    O funcionamento é o seguinte: a partir da localização da sua acomodação e de características do seu imóvel (número de quartos, número de banheiros e capacidade máxima de hóspedes), a AirDNA coleta informações sobre a média mensal de diárias e taxas de ocupação de acomodações no Airbnb mais parecidas com seu imóvel. Com esses dados disponíveis, você irá deduzir mais facilmente quanto cobrar pela sua casa ou apartamento em dias considerados “normais”, na alta e na baixa temporada e ainda terá subsídios para criar promoções assertivas.

    Quem utiliza o Sistema Stays têm acesso gratuito à tecnologia AirDNA por meio da ferramenta Inteligência de Mercado. Agende uma demonstração gratuita do software mais completo do mercado para gestão do aluguel de temporada

    Por fim, você precisa lembrar-se de que as atualizações nos anúncios de aluguel por temporada devem ser feitas em todos os canais de venda, de OTAs ao site próprio. Sabemos que essa pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se você anuncia em vários locais, o que é altamente recomendado. 

    Um channel manager pode facilitar a missão, já que por meio da ferramenta você atualiza o anúncio apenas uma vez. A tecnologia dá conta de repassar imediatamente as alterações para todos os canais de venda que você utiliza. 

  • Leia também – Gestor de canais de hospedagem: as 8 dúvidas mais comuns respondidas
  • De quanto em quanto tempo você costuma renovar os seus anúncios? Conte para nós como costuma fazer a atualização ou se tem dúvidas sobre esse processo.

    David Cavalcanti

    Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

    2 comentários em “4 maneiras de atualizar anúncios no aluguel por temporada que podem aumentar as reservas

    1. Nicholas Andrade Nicholas Andrade

      Boa noite David. Sempre que posso, abro seus e-mails para ler sobre o que está sendo publicado.
      Muito bom o artigo :)!

      Entretanto, não concordo muito com a terceira dica, vou explicar o porquê:

      Nós, anfitriões e donos de meios de hospedagem estamos passando por um momento delicado por conta da pandemia que está acontecendo. Então, adicionar comodidades caso caibam no orçamento nesse momento eu não acredito que seja uma boa ideia. Acredito,na verdade que não seja o momento de se gastar dinheiro. Mas sim de fazer corte de gastos internos. Principalmente se há funcionários, para evitar ao máximo que sejam demitidos. Eles serão essenciais no retorno as vendas.

      Ainda nessa ideia, se conseguimos baixar nossos custos internos, abrimos mais espaço para descontos e promoções maiores e mais atrativas ao público.

      Por último, alguns dos itens que foram recomendados como sabonetes, papéis higiênicos, roupas de cama e travesseiros, na realidade são comodidades obrigatórias a serem oferecidas pelos anfitriões no Airbnb.

      1. David Cavalcanti David Cavalcanti

        Oi, Nicholas! Obrigado! São dicas gerais, o que vai ser feito de fato varia de acordo com a realidade de cada um. Sucesso nas locações!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *