Como anunciar seu apartamento para alugar e ter bons resultados

No Rio de Janeiro, quem compra um imóvel leva cerca de 104 meses para recuperar seu valor com o aluguel de temporada anunciando no Airbnb, contra 284 meses no aluguel tradicional. Esse é somente um dos dados que comprovam que você pode estar perdendo tempo caso ainda esteja somente pensando em anunciar seu apartamento para alugar – e não levando a sério essa nova atividade. Neste post no blog da Stays, elencamos outras 34 estatísticas que cercam o segmento e podem te convencer a migrar para esse mercado.

 

Carreira solo ou ajuda de terceiros?

Caso busque inspirações, dê uma olhada no site da Easy Rent Rio, nossa cliente que já retratamos em um post no blog, que é uma agência híbrido de aluguel fixo e de temporada, além de bastante interessante. Uma vez decidido por anunciar seu apartamento para alugar, você deve saber se vai fazer por conta própria ou atribuir a responsabilidade a um administrador de aluguel de temporada. Conforme explicamos neste e-book, essa é uma profissão que vem se destacando recentemente, apesar de impor uma série de desafios, dado o crescimento do próprio setor e, consequentemente, de uma maior competitividade entre os proprietários.

Se você nunca tiver atuado com nenhum tipo de aluguel ou ainda se sente inseguro em relação à nova prática, recomendamos que opte pela atuação de um profissional especializado. É claro que ele vai absorver uma parcela dos seus rendimentos, mas, ao mesmo tempo, poderá lhe trazer melhores resultados. Além de te poupar de uma série de atividades mais para frente, como a administração de reservas, o cuidado com a limpeza da propriedade etc.

 

Preparar o “terreno”

Antes de delegar essa função de gestão, no entanto, existem algumas etapas que cabem a você. Antes de anunciar seu apartamento para alugar, se atente à necessidade de prepará-lo para o aluguel de temporada. Nesse momento, pense no hóspede e em você ao mesmo tempo. O visitante irá querer algumas facilidades à mão, como uma rede Wi-Fi disponível. Você, por sua vez, vai querer guardar objetos pessoais, por exemplo, antes de entregar as chaves do apartamento.

O mais importante disso tudo é tornar o imóvel atrativo para estadias de curta estância. Se estiver na praia, pense em colocar à disposição dos turistas algumas toalhas extras. Já se o apartamento for na montanha, disponibilize algumas mantas a fim de aumentar o conforto e, consequentemente, a recorrência do inquilino.

 

Cada cômodo é um (ou mais) flash(es)

Quando estiver com a “casa em ordem”, parta para o momento das fotografias – crucial para anunciar seu apartamento para alugar e ter bons resultados disso. Neste post, nós ensinamos como ter imagens incríveis em um anúncio de aluguel de temporada.

Se você deseja passar profissionalismo e, claro, convencer um visitante a reservar um quarto do seu hotel, precisa ter fotos que “vendam” bem a propriedade. Isso quer dizer que você deve contratar um fotógrafo que seja capaz de valorizar as potencialidades e, ao mesmo tempo, suavizar as ameaças em todas as áreas do prédio. Atente para fotos de banheiro, porque a qualidade desse espaço é privilegiada pela maioria dos clientes. Não se esqueça de cobrir todo o apartamento com as imagens a fim de não deixar dúvidas sobre o lugar e, depois, “pule” para a próxima opção da lista.

 

Anunciar seu apartamento para alugar

Com as imagens devidamente produzidas, é chegado o momento de partir para o momento mais esperado: anunciar seu apartamento para alugar. Você já deve ter ouvido falar que existe uma série de possibilidades para esse momento, como anunciar no BookingAirbnb, Alugue Temporada e por aí vai.

Também deve ter lido acerca da necessidade de estar presente nas mas variadas online travel agencies – como essas ferramentas são conhecidas, ou seja, por canais indiretos de venda. Mas é preciso cautela. Se esse é um universo que você não domina, deve ir com calma. Escolha uma dessas OTAs e aposte todas as suas fichas – e atenção – nela. De nada adianta anunciar seu apartamento para alugar em infinitos lugares, mas não conseguir gerir as demandas de reservas que surgirem. Afinal, você quer lucratividade e não caos, correto?

Nesses canais, não se esqueça de escrever claramente sobre o que a sua propriedade oferece. Comece pela redondeza onde ela está inserida: comente sobre os atrativos turísticos da cidade, além das características do bairro do seu imóvel. Depois, fale sobre a sua própria vizinhança, para, então, chegar às características físicas do apartamento ou casa. Descreva sala, cozinha, quartos e banheiro de modo com que essas informações estejam “casadas” com as imagens. Não queremos dizer que você deva produzir legendas para cegos, longe disso, mas que desenvolva o potencial extraído nas imagens. Tudo para que não restem dúvidas de que a sua opção é a melhor da lista.

Divulgar o imóvel

Depois de anunciar seu apartamento para alugar, é chegado o momento de divulgá-lo. Talvez neste momento o administrador de aluguel de temporada assuma os trabalhos, mas você também pode dar o start! Para você ter uma ideia, no Facebook existe uma série de grupos voltados ao aluguel de curto período. Procure por eles, sem deixar de buscar pelos endereços focados no lugar onde seu imóvel está fixado. Forneça informações detalhadas do anúncio e coloque-se à disposição para esclarecimentos.

Você já fez um anúncio de aluguel de temporada? Possui alguma dúvida ou necessita de nossa ajuda nesse sentido? Não deixe de deixar uma resposta no espaço aqui embaixo.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: