Como atrair reservas de estrangeiros para os seus imóveis de temporada

Você sabia que, em 2016, mais de 6,5 milhões de turistas estrangeiros vieram ao Brasil? Deste total, 56,7% são da América do Sul, 24,4% da Europa e 11,2% da América do Norte. Esses números fazem parte do Estudo da Demanda Turística Internacional Brasil – 2016, divulgado pelo Ministério do Turismo, e evidenciam que pensar em ações para atrair reservas de estrangeiros é estratégico para que os profissionais que trabalham com aluguel de temporada consigam chegar com tudo neste público.

Elencamos neste post várias sugestões sobre o que você pode fazer para ajudar a acomodar estrangeiros e garantir que eles tenham uma boa estada. Mas, antes, disso, confira outros dados importantes que o estudo apontou sobre o gosto e comportamento dos turistas gringos que vêm ao país para lazer:

  • 68,8% das pessoas responderam que a principal motivação para ter escolhido o Brasil foi o fator “sol e praia”.
  • 32,2% das pessoas responderam que o Rio de Janeiro é o seu destino turístico preferido. Florianópolis ficou em 2º lugar com 17,9% das respostas, seguida de Foz do Iguaçu (13,2%) e São Paulo (9,1%).
  • O período entre janeiro e março compõe a alta temporada de estrangeiros no Brasil, com foco nas viagens relacionadas a lazer.
  • Os turistas vindos de países europeus e dos Estados Unidos gastam aproximadamente o dobro do que os viajantes da América do Sul.

Orientações certeiras para atrair reservas de estrangeiros

Um motivador para investir em formas de conquistar hóspedes estrangeiros é o fato de que eles costumam ficar mais tempo hospedados e são bem adeptos à compra de serviços adicionais. Separamos 7 dicas eficientes para esta missão de atrair reservas de estrangeiros.

1) Comunicar-se em inglês e espanhol

Levando em consideração que 90% dos turistas estrangeiros são da América do Sul, Europa e América do Norte, é fundamental contar com alguém que consiga estabelecer uma boa comunicação em inglês e espanhol com os hóspedes em potencial. Isso gera empatia e faz com que o estrangeiro comece desde a primeira conversa online a “se sentir em casa” e seguro.

A comunicação em outras línguas precisa estar nos conteúdos disponíveis nas OTAs (Online Travel Agencies), no seu próprio site, e-mails automáticos, redes sociais e em todo o ponto de contato com os hóspedes em potencial. Por isso, a importância de contar com um profissional que intermedie a comunicação com o hóspede estrangeiro, caso você não domine o idioma.

2) Fornecer informações úteis e descritivas

Se você estivesse com viagem programada para outro país, que fala uma língua que você não domina, quais características de um imóvel de temporada seriam decisivas na hora de escolher a melhor opção? Esta pergunta é peça-chave para você definir quais características e informações devem integrar o seu anúncio. A descrição precisa incluir tanto a gama de utensílios e eletrodomésticos que a acomodação possui quanto os pontos principais sobre a localização.

Lembre-se que o potencial hóspede estrangeiro vai estar longe de casa, por isso precisa se sentir acolhido e com garantia de que não vai ter que correr atrás de coisas em um país onde provavelmente não domina o idioma. Por isso, inclua:

-> Detalhes sobre a localização, apontando o que há de melhor por perto. Cite também pontos turísticos ou características ligadas ao Brasil que possam ser conhecidas pelos turistas estrangeiros.

-> Exponha sobre os meios de transporte público que estão próximos ao imóvel (ponto de ônibus e metrô) e lugares turísticos para onde eles levam.

-> Caso haja comércio nas redondezas, mencione também, mesmo os serviços que parecem banais, como lavanderias, minimercados e caixas eletrônicos 24h.

-> Em relação à hospedagem, cite todos os eletros, amenidades, cômodos disponíveis e afins. E atenção: cite somente o que há na acomodação, pois quem alugar vai esperar encontrar tudo que está descrito. Portanto, se houver piscina no condomínio, mas os visitantes não podem usar, não inclua a piscina na descrição e muito menos nas fotos.

-> Se você oferece serviços extras, como limpeza durante a estada, café da manhã, tour pela cidade, transfer e compras no supermercado, não deixe de mencionar, pois pode fazer toda a diferença para quem vem de fora.

3) Caprichar nas fotos dos ambientes

De nada adianta uma descrição bacana e uma tradução caprichada se você não teve tanto cuidado com as fotos da sua acomodação. As imagens de cada ambiente são o principal “cartão de visita” do seu negócio e, inclusive, vale adotar fielmente a frase “uma imagem vale mais que 1000 palavras”.

Principalmente por estar falando de estrangeiros, é importante levar em consideração que a disposição dos móveis e dos cômodos da acomodação podem ser diferentes do que é normal em outros países. Itens como chuveiro, local onde fica a máquina de lavar, estrutura do banheiro e da entrada do prédio estão entre os exemplos que diferem bastante entre os países. Deixar clara a planta da casa e como são compostos os ambientes impede que o potencial hóspedes se sinta inseguro e receoso de fechar a reserva sem esclarecer muitas dúvidas (ou opta por um concorrente que já deixa tudo mais claro no anúncio).

O assunto fotografia é tão importante que ele já foi pauta exclusiva de um post aqui no blog, intitulado Como ter fotos de imóveis incríveis em anúncios de aluguel por temporada. Cuidado com a luz e com o enquadramento, escolher detalhes importantes e uma bela foto de capa são fundamentais. Dá para ir ainda mais além e fazer um vídeo, isso ajuda a dar uma ideia mais próxima da real. No Youtube existem vários bons exemplos para se inspirar.

4) Oferecer a opção de pagar em outras moedas

Mesmo quando falamos em turistas nacionais, é necessário contar com várias formas de pagamento para atender as preferências e necessidades dos clientes. Afinal, todos queremos exterminar qualquer impeditivo de reserva. Por isso, se você está empolgado em atrair reservas de estrangeiros é preciso ficar ligado e ter ainda mais cuidado, fazendo uso da tecnologia para disponibilizar no seu site a moeda do país com o valor convertido, especialmente Euro e Dólar.

Dica: o sistema da Stays fornece este recurso, pois conta com os principais provedores de pagamento online – Cielo, PagSeguro, Paypal, Rede, Stripe e Pagar.me.

5) Fazer a primeira impressão ser excelente

Geralmente, para chegar ao Brasil os turistas estrangeiros passam por uma longa e cansativa viagem. Você pode facilitar a estadia deles desde o primeiro minuto em que colocarem os pés na sua acomodação. Isso vai contribuir fortemente para que você ganhe avaliações positivas o que, consequentemente, ajuda a atrair reservar de estrangeiros cada vez mais.

Algumas inspirações para colocar em prática:

-> deixe disponível um lanche para o momento da chegada (suco e um salgado, por exemplo), para que ele não precise se deslocar até um supermercado imediatamente;

-> ofereça produtos básicos de higiene como sabonete e shampoo;

-> tenha adaptadores universais de tomada;

-> caso você trabalhe com serviços extras, como transfer e compras no supermercado, faça contato previamente para oferecer essas comodidades.

6) Anunciar em OTAs estrangeiras

Para fazer com que os hóspedes estrangeiros encontrem as suas acomodações com facilidade, é bem estratégico anunciar em canais que já são familiares para eles. Existem várias OTAs estrangeiras que não são tão conhecidas no Brasil, mas que lá fora fazem sucesso. Inclusive, o software da Stays possui integração com canais estrangeiros como Homelidays, Bookaback, OwnersDirect, AirAsiaGo.com e WotifGroup.

7) Estar disponível para ajudar

Se possível, antes mesmo da chegada mostre-se interessado em ajudar – pergunte sobre o propósito da visita, quais são as expectativas e se você pode auxiliar em algo. Deixe claro no anúncio e na comunicação antes de reserva que terão pessoas dispostas e disponíveis para ajudar em inglês, espanhol e em outros idiomas que você atenda.

Durante a estadia, mostre todas as formas de contato, como número do Whatsapp e e-mail, para que o hóspede consiga falar com você quando precisar de informações. Lembre-se sempre que ele está fora do próprio país e o fato de ter alguém com quem contar contribui para deixar a estadia mais tranquila e agradável.

Todos esses cuidados são peça-chave para conseguir avaliações positivas. Aliás, reviews em outras línguas ressoam muito bem para outros estrangeiros que tendem a confiar na opinião dos seus conterrâneos.

Gostou das recomendações de hoje? Agora que você já sabe como atrair reservas de estrangeiros, temos um outro post que pode te interessar, ele traz seis ações simples para aumentar as reservas do seu aluguel por temporada. Leia e depois deixe um comentário falando sobre quais ações você já vem aplicando.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

2 comentários em “Como atrair reservas de estrangeiros para os seus imóveis de temporada

  1. Mara Mara

    Tenho uma casa de condomínio há um km da praia penso em alugar um Cômodo e estarei disponível como acompanhante guia oferecer o café e almoço será que consigo alugar ?, detalhe não falo nada além de o básico do nosso português

    1. João Nascimento João Nascimento

      Olá, Mara! Acredito que você consegue sim. Existem muitos viajantes que procura justamente isso, cama confortável e uma boa refeição. Quanto ao idioma, é importante dar o primeiro passo, você vai perceber que a a partir da chegada dos turistas vai até aprender outros idiomas. Boas reservas! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: