Experiências do Airbnb: quais são as atividades mais procuradas que podem inspirar proprietários?

Desde 2016, a principal Online Travel Agency (OTA) do aluguel de temporada incentiva pessoas locais (e não guia turísticos) a oferecer mais do que hospedagem aos visitantes. Estamos falando do serviço de experiências do Airbnb, que chegou ao Brasil no ano seguinte do lançamento mundial. Atualmente são cerca de 15 mil atividades disponibilizadas em todo o mundo, desde uma caminhada em uma fortaleza em Seul até um show de stand up no Louvre, em Paris.

De acordo com a plataforma, as experiências do Airbnb “são atividades únicas criadas e guiadas por moradores locais”. Não se tratam de qualquer passeio, palestra ou workshop, porque vão além e oferecem “um mergulho profundo no mundo do anfitrião por meio de suas paixões”. Como recompensa, incrementam o negócio do aluguel de temporada e ainda fortalecem a marca.

Exigem, portanto, compartilhamento de conhecimentos especiais, habilidades únicas e acesso exclusivo a lugares e comunidades da região que os hóspedes não conseguiriam encontrar sozinhos, “criando laços duradouros e memórias valiosas”, conforme a OTA explica. O objetivo principal é transformar os turistas em viajantes por meio de uma vivência inesquecível.

As experiências do Airbnb mais reservadas

As experiências do Airbnb de maior sucesso são aquelas que possibilitam uma abordagem única a uma atividade ou local especial na cidade do anfitrião. É o compartilhamento de um hobbie, habilidade ou especialidade sem a necessidade de um quarto extra ou de uma propriedade inteira. Recentemente, o Airbnb listou as experiências mais procuradas pelos viajantes, que se encaixam nessas premissas. Veja quais são:

1. Os melhores sabores de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Duas anfitriãs oferecem um tour gastronômico a pé pelo bairro mais antigo da capital portuguesa: Alfama. Os viajantes são convidados a provar 14 comidas e bebidas tradicionais enquanto percorrem becos medievais. O co-fundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky, provou e aprovou a experiência.

2. Paella Maestro (Barcelona, Espanha)

experiências do airbnb

Em uma aula de culinária, um casal aborda a sua paixão pela comida espanhola e ainda possibilita uma experiência gastronômica aos participantes. Eles ensinam como fazer paella, sangria e crema catalana (um tipo de crème brûlée da Espanha).

3. Caminhada pelo Cânion Runyon com um cachorro de resgate (Los Angeles, Estados Unidos)

O co-fundador de uma ONG focada no bem-estar animal oferece um passeio por um cânion acompanhado de cachorros que foram colocados em novas casas depois de terem sido abusados, negligenciados ou abandonados pelos donos anteriores. O valor desta experiência do Airbnb é revertido para o abrigo, que usa as fotos compartilhadas pelos viajantes para encontrar novos cuidadores para os animais. É uma trilha por um lugar incrível, mas também uma atividade de impacto social.

4. Tour por Tsukiji Asakusa S.S (Tóquio, Japão)

experiências do airbnb

O anfitrião oferece uma perspectiva do famoso Mercado de Peixe de Tsukiji, na capital japonesa, que geralmente não é oferecida aos turistas. Isso porque ele conhece os atacadistas, o que garante ofertas especiais e “quantidades generosas de sashimi” aos participantes de experiências do Airbnb como esta.

5. Um show de risadas pelo Louvre (Paris, França)

Um comediante profissional oferece uma visita pouco convencional ao museu mais famoso da Europa e talvez do mundo. A proposta é mostrar um lado mais leve do Louvre. Também há uma promessa: descobrir o segredo que está por trás do sorriso de Mona Lisa.

6. O clube de jazz secreto em Brixton (Londres, Reino Unido)

experiências do airbnb

Este é um show intimista de jazz oferecido pelo próprio anfitrião. Junto dele, estão outros nomes locais de South Brixton, que se apresentam em um contêiner-adega. A atividade é chancelada pelo jornal The Daily Telegraph, que escreveu que o organizador é um dos vocalistas e compositores mais interessantes que surgiu na cena local recentemente.

7. Passeio de bicicleta para provar os melhores tacos do mundo (Cidade do México, México)

experiências do airbnb

Um chef treinado pela renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu leva os visitantes a um passeio de bicicleta por um bairro moderno da capital mexicana. Em uma das paradas, há amostras dos melhores camarões baja, carnitas e tacos de pato (Mezcal incluso para apreciar de verdade).

experiências do airbnb

Especializada em cultura japonesa, esta anfitriã oferece a experiência de participar de uma cerimônia do chá, na qual o chá verde em pó (matcha) é preparado cerimonialmente e servido aos convidados. É uma chance de se aproximar dessa prática que tem influência do Taoísmo e do Zen Budismo. Tudo em uma das poucas casas de madeira tradicionais restantes na cidade.

9. Caminhada noturna pela fortaleza & o sabor da tradição (Seul, Coréia)

Esta é uma caminhada guiada por um local ao longo de uma muralha histórica. A noite é encerrada com lanches salgados e soju em locais indicados pelo especialista.

10. Passeio de bicicleta pela beleza escondida de Bali (Ubud, Bali, Indonésia)

É uma das experiências do Airbnb que oferece a chance de os visitantes pedalarem pelos campos de arroz tradicionais balineses. Há a chance de interagir com a população local em fazendas orgânicas e escolas locais, já que o trecho é percorrido por estradas secundárias.

Como começar?

Frente a tantas possibilidades, como aquelas destacadas acima, você deve estar se perguntando o que é capaz de oferecer dentro das experiências do Airbnb. Primeiramente, pense no que mais gosta de fazer na sua cidade, de preferência algo típico, e se pergunte se outras pessoas também podem se interessar. Agora, imagine o cenário, dando preferência a locais pouco acessados, quase exclusivos, que você poderia usar como cenário.

Transforme essa atividade em um programa completo. Defina um ponto de encontro, calcule o tempo de duração e estipule um valor para o serviço, levando em consideração eventuais bebidas, comidas ou tíquetes de entrada que a experiência vai demandar. Trate de explicar em detalhes a atração, produzir fotos, além de descrever a relação da atividade com a sua biografia.

Feito isso, já é possível oferecer o pacote fechado (sem possibilidade de modificar a programação) aos visitantes em um cronograma que funcione para você. Se ofertar o serviço pelo Airbnb, o que pode ser indicado para o início, lembre-se de que os participantes estarão cobertos por um seguro de responsabilidade civil, caso algo dê errado. A cobertura é de até US$ 1 milhão para a maioria das atividades (leia mais sobre isso aqui).

Se gostar da função, que permite conhecer novas pessoas, pense em vender diretamente o serviço posteriormente, sem intermédio da OTA. É uma oportunidade de gerar ainda mais valor ao seu site próprio de aluguel de temporada, caso já possua.

Compartilhe abaixo conosco a sua dúvida ou comentário relacionado com as experiências do Airbnb.

Fotos: divulgação Airbnb

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: