4 fontes de conhecimento que todo empreendedor de aluguel de temporada deve conhecer

Se você é o tipo de anfitrião que está sempre atrás de informações e conteúdos que ajudem a administrar melhor seus imóveis para aluguel de temporada, a boa notícia é que, na internet, é possível encontrar uma infinidade de materiais voltados justamente para esse tipo de empreendedor.

Neste post, separamos 4 fontes de conhecimento diferentes em que você pode buscar conteúdos para se inspirar e melhorar seus resultados. Para facilitar, em cada formato sugerimos algumas opções. Acompanhe!

1. Livros

Existem muitos títulos disponíveis no mercado com dicas e informações para que os anfitriões possam tirar o máximo dos seus imóveis para aluguéis de temporada. Separamos alguns títulos interessantes, muitos deles disponível apenas em inglês:

Locação Lucrativa, de Monique Pitsica Tambosi

O livro de apenas 34 páginas funciona como um guia, trazendo um passo a passo para quem possui um imóvel e quer alugá-lo para estadias curtas para conseguir uma renda extra. A autora traz dicas para auxiliar os anfitriões a anunciar seus imóveis, mostrar as comodidades e precificar as diárias corretamente.

Optimize YOUR Bnb, de Daniel V. Rusteen

Ex-funcionário do AirBnb e superhost na plataforma, Rusteen já é conhecido na indústria por ajudar outros anfitriões a transformar seus imóveis de aluguel de temporada em verdadeiros negócios. Neste best seller, o autor traz dicas de como otimizar seu ranqueamento no AirBnb, como fazer design de interiores por conta própria, como lidar com a baixa temporada, entre outros.

Vacation Rental Success, de Joel Rasmussen

Joel Rasmussen é presidente e fundador de uma das maiores associações de proprietários de imóveis de aluguel de temporada dos Estados Unidos. A partir de experiência própria do autor, o livro traz diretrizes e sugestões de alguns dos players mais importantes da indústria, ajudando os anfitriões a ganhar dinheiro com as estadias de curta duração dos seus imóveis.

Start Your Own Travel Hosting Business, da Entrepreneur Media

O livro ensina os anfitriões a tomar decisões mais inteligentes e todas as precauções necessárias para proteger sua propriedade e se tornar um empreendedor de aluguel de temporada bem sucedido. Para isso, a obra traz desde dicas de como criar um manual do imóvel para os hóspedes até as sugestões de superhosts.

100 Tricks to Make Money with Airbnb, de David LeRoux

Como o título sugere, o autor mostra como ganhar dinheiro com o aluguel de imóveis de temporada no AirBnb. O livro traz uma série de ensinamentos, ajudando o anfitrião desde o primeiro passo, nesse caso, como juntar dinheiro para comprar uma propriedade para alugar. Em seguida, a obra mostra, passo a passo, como maximizar os lucros com estadias curtas, tudo isso permeado por dicas e fatos sobre o AirBnb.

Dica: no site da Stays, você pode encontrar mais de 8 livros digitais gratuitos, além de planilhas e ferramentas para aprofundar seu conhecimento e facilitar o seu trabalho com aluguel de temporada. Acesse e confira!

2. Séries de TV

Com o crescimento do mercado de aluguéis de temporada, aumenta também o interesse do público por outros conteúdos voltados ao tema, sendo que o formato mais comum são os reality shows. Sejam eles sobre dicas ou de competição, é possível tirar boas lições desses programas.

Reforme na baixa, fature na alta (Stay Here)

Essa série do Netflix segue seus dois apresentadores – a design de interiores Genevieve Gorder e o especialista em mercado imobiliário Peter Lorimer – em suas viagens pelos Estados Unidos. O objetivo é educar o mercado de aluguel de temporada por meio de exemplos práticos.

Na série, Gorder e Lorimer promovem remakes em casas que já são usadas para aluguéis de temporada, transformando-as em negócios altamente lucrativos. Travel (viagem), design (design, nesse caso de ambientes), experience (experiência) e profit (lucro) são as palavras-chave da série.

Instant Hotel

Reality de competição, a série australiana – também no catálogo da Netflix – traz 10 anfitriões do AirBnb, divididos em duplas, competindo para ver quem tem a melhor casa de férias. A cada episódio, uma dupla de participantes se hospeda na propriedade de um de seus concorrentes.

Ao final da estadia, os hóspedes devem avaliar o imóvel de acordo com quatro critérios:  casa, localização e atrações, a noite de sono e o custo-benefício. Os vencedores, é claro, são aqueles que conquistarem as melhores notas no somatório das experiências dos concorrentes.

3. Canais do YouTube

O YouTube é uma das principais ferramentas de busca do mundo e, por conta disso, existem muitos canais interessantes na plataforma, com dicas para proprietários de imóveis para aluguel de temporada.

Canal do Anfitrião

Voltado para quem anuncia no Airbnb, o canal aborda os mais diversos temas que envolvem a hospedagem de curta duração. Com curiosidade, tutoriais e histórias, os vídeos são publicados semanalmente.

AirBnb Automated

Com vídeos em inglês, o canal tem vídeos e webinar que tratam de temas como estratégias de preços, como otimizar a ocupação, dicas de design, estratégia de negócios e de gestão de imóveis para aluguel de temporada.

Alugue Temporada Brasil

Integrante do Grupo HomeAway, o espaço traz dicas para proprietários e turistas, tratando dos mais variados temas e, geralmente, em vídeos curtos. Para facilitar, existe uma playlist pronta no canal somente com os conteúdos voltados para os proprietários.

The Hosting Journey

Outro canal gringo focado em informações e dicas sobre como anunciar um imóvel para temporada, como decorar o espaço e como maximar os resultados em plataformas como Airbnb, Flipkey e Booking.

Dica: a Stays também está no YouTube! Trazemos entrevistas e outros conteúdos para quem deseja otimizar os resultados dos aluguéis de temporada em diversas plataformas do mercado. Confira o nosso último vídeo: Entrevista exclusiva com Airbnb: novo modelo de comissão e as mudanças e tendências para 2021

empreendedor de aluguel de temporada

4. Podcasts

O consumo de podcasts vem crescendo em todo mundo, e no Brasil não é diferente. Segundo pesquisa do Ibope, 50 milhões de brasileiros já ouviram podcasts, sendo que 16 milhões afirmam escutá-los diariamente. Seja em inglês ou em português, existem bons programas com dicas e insights interessantes.

Papo de Anfitrião

Podcasts que trata de assuntos relacionados à hospitalidade no AirBnb e aos negócios de aluguel de temporada. O programa traz anfitriões, investidores, profissionais e entusiastas para dar dicas, informações e curiosidades para melhorar os resultados.

Get Paid for Your Pad

Este podcast traz conteúdos que visam a ajudar os anfitriões a criar uma experiência única para seus hóspedes e a gerar mais lucro a partir de espaços disponíveis nas suas casas ou de seus imóveis de aluguel de temporada. O programa é mais voltado para o AirBnb, mas muitas das dicas, novidades e conselhos apresentados funcionam para qualquer estadia de curta duração.

Existem muitas outras fontes de conhecimento para o empreendedor de aluguel de temporada. Blogs, influenciadores, perfis no Instagram e Twitter, grupos no Facebook e no LinkedIn; o que não falta é conteúdo para ajudar você a se inspirar e conseguir melhores resultados com o seu imóvel.

E você, como está pensando em investir em marketing para turismo em 2021? Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo nos comentários!

Veja mais conteúdos para quem é empreendedor de aluguel de temporada:

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *