Como criar um logotipo para seu negócio de aluguel de temporada

Você já parou para pensar que todas as marcas de sucesso, independentemente do setor a qual elas pertençam, têm logotipos memoráveis? As pessoas em geral costumam reconhecer instantaneamente o logotipo de empresas como Nike, Shell, Puma, McDonald’s e, até mesmo, do Airbnb e Trivago (que são dois negócios bem recentes). Por isso, se você tem uma empresa no mercado de hospedagem, o assunto logo para aluguel de temporada não pode passar batido.

Esse alerta surge pelo fato de que é bem comum encontrar negócios de aluguel de temporada que crescem por causa da alta demanda do mercado, porém sem necessariamente terem estruturado um planejamento de expansão que inclua estratégias de marketing. É inevitável que, com o tempo, apareça a necessidade de profissionalizar o negócio para garantir que ele continue crescendo de forma consistente, mês a mês, independentemente de oscilação de temporada ou eventos turísticos na região. Entre os pontos importantes está o cuidado em construir uma marca bem estruturada e isso inclui ter um logotipo profissional.

Ter uma marca é importante para passar credibilidade no contato direto com os potenciais hóspedes, seja por meio do site, e-mail ou redes sociais, principalmente se você pretende expandir seu alcance na internet e não se manter totalmente dependente das Online Travel Agencies (OTA’s) para fechar reservas.

Por isso, preparamos este post com várias orientações sobre como criar um logotipo para o seu negócio.

 

Mostre que o seu negócio é realmente profissional

As pessoas estão cada vez mais atentas a qualquer sinal de fraude ao procurar um lugar para ficar, especialmente porque com frequência são noticiados casos de viajantes que reservaram acomodações e, no fim, descobriram que foram enganados. Por isso, o fato de ter uma marca bem estruturada ajuda a passar credibilidade, segurança e profissionalismo.

Lembre-se: as pessoas vão deixar suas casas para ficar hospedados em um lugar que não conhecem. Você, como profissional do mercado de aluguel de temporada, precisa fazer de tudo para que elas sintam que serão bem acolhidas, e o profissionalismo é importante para isso.

 

Pense na mensagem que você quer passar com seu logo para aluguel de temporada

Tenha em mente que um logotipo vai muito além de escolher uma fonte bonita, um desenho legal e cores que harmonizam entre si. Dois pontos devem ser a base para a construção do logo:

  • a sua atividade fim (hospedagem);
  • a mensagem que você quer passar para o público em relação aos seus valores como empresa (exemplo: segurança, confiabilidade e proximidade).

Antes de rascunhar seu logo para aluguel de temporada ou passar as coordenadas para algum profissional, tenha bem definidos os conceitos que quer passar.

 

Preze por um logo simples e fácil de memorizar

Se você parar para pensar nas suas marcas favoritas, possivelmente são os logotipos delas que virão à sua mente, e é bem provável que elas tenham logos simples. Desenvolver um logo complexo não é sinônimo de um logo memorável. Além do mais, a simplicidade do logotipo vai ajudar muito para quando for necessário aplicar em lugares distintos – site, cartões de visita, itens personalizados (produtos de higiene pessoal que são disponibilizados nas acomodações).

Um design complexo, além de não marcar, pode acabar não ficando bom em todas as situações. Portanto, mantenha-o simples, opte por uma ou duas cores e facilite a identificação para quando estiver em um tamanho menor.

 

Jamais copie de outras marcas

Cada aspecto da sua marca é como uma peça de quebra-cabeça. Tudo deve se interconectar de uma maneira específica, sempre com o intuito de dar vida ao que você quer passar e atrair o público certo. Copiar o logotipo de outra empresa não apenas prejudica esse processo de branding, como pode gerar danos financeiros ao seu negócio caso a marca original se sinta prejudicada e entre com alguma ação.

Isso não quer dizer que você não possa se inspirar no logo de outras empresas. O que precisa acontecer é o seguinte: os profissionais do design, por exemplo, quando projetam um logotipo costumam procurar referências e se inspirar em outras marcas. No entanto, a partir das ideias captadas criam algo novo e único. É nessa linha que você deve seguir.

Lembre-se: você está trabalhando em um negócio profissional, onde investiu sentimento, tempo e dinheiro. Então, procure a melhor forma para dar vida ao seu logo para aluguel de temporada.

 

E agora, como fazer?

Agora que você já sabe sobre todos os cuidados básicos que envolvem logo para aluguel de temporada, é provável que queira colocar em prática. Seja para começar do zero ou para reformular algo que você já vem usando, mas sente que precisa de um toque especial.

Pensando no fato de que você precisa de um logo que esteja verdadeiramente alinhado com a sua empresa, a forma mais adequada para conseguir chegar nesse resultado é contratando um profissional. Afinal, ele está familiarizado com esse universo de mesclar essência da marca, referências e criação.

Caso você tenha poucos recursos financeiros nesse momento e está com urgência em melhorar a marca, uma alternativa é entrar em contato com estudantes de design que estão começando, mas já fazem um ótimo trabalho, ou então procurar grupos de freelas de design nas redes sociais.

Há também um último recurso: contar com alguns sites online. Abaixo listamos duas plataformas de concorrência criativa. Elas funcionam da seguinte maneira: você cria seu projeto de logotipo, começa a receber opções de artes, pode solicitar alterações e, no fim, escolhe o seu logotipo favorito.

We Do Logos
Logueria

Atenção! Lembre-se: criar o seu logo para aluguel de temporada via plataformas de concorrência criativa deve ser visto como a última alternativa. É bem importante que nos meses seguintes você planeje investir na contratação de um profissional.

 

Depois que você estiver com o logo para aluguel de temporada devidamente pronto, preze por manter a mesma identidade em tudo que for impresso ou publicado online, seja no site, nas redes sociais, nos anúncios pagos e quaisquer outros pontos de contato com o público.

Para facilitar a sua vida na criação de materiais, preparamos um Kit Grátis do Administrador de Aluguel de Temporada. Ele conta com quatro materiais editáveis para imprimir (boas-vindas para o hóspede, formulário de feedback e avaliação da hospedagem, template para recomendações de lugares, e pôster com a senha do wi-fi). Aproveite para baixar e inserir sua marca.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *