Marketing para Aluguel de Temporada: como conseguir mais reservas online

O mercado de temporada no Brasil está crescendo rapidamente. Com a expansão do Airbnb e a entrada de novos grandes anunciantes fazendo marketing para aluguel de temporada, a internet tem se tornado um espaço altamente competitivo.

Em algumas cidades, como no Rio de Janeiro, você consegue encontrar hospedagens de diversos tipos: flats, coberturas de luxo, casas de campo, experiências na favela, apartamentos muito bem decorados ou próximos a praia. Essa infinidade de opções dá poder ao consumidor, que irá pesquisar muito antes de decidir qual será seu próximo aluguel de temporada.

Neste artigo vamos te mostrar 3 ações que você precisa tomar para ser encontrado mais facilmente, passar mais confiança para o seu hóspede e fechar mais reservas online.

Se posicione bem nas buscas online com o Google Meu Negócio

Você sabia que quase 60% das pesquisas on-line relacionadas a viagens e hospitalidade resultam em um telefonema? (Homeaway).

Ser encontrado facilmente em uma busca é uma forma muito significativa de conseguir mais reservas. O Google Meu Negócio é uma ferramenta do google que facilita negócios locais se posicionarem bem em buscas relacionadas a estabelecimentos em localização específica.

Quando sua empresa, ou imóvel está cadastrado no Google seu negócio aparece nas buscas do google nos primeiros lugares se o usuário estiver próximo ao seu estabelecimento ou se buscar uma localidade próxima.

Por exemplo: quando um usuário busca “Hotéis em Jurerê Internacional” ele terá um resultado semelhante a este:

Google Meu Negócio

 

O google encara a busca Jurerê Internacional como uma localidade e compreende que o melhor resultado é mostrar todos os hotéis naquela região.

O mesmo faria se o usuário pesquisar: Hospedagem em gramado o resultado:

 

hospedagem em gramado busca

 

Como se cadastrar no Google Meu Negócio

Isso é super simples. Basicamente você preenche o cadastro da sua empresa clicando aqui. Logo depois, quando finalizar o cadastro, você receberá uma carta do Google para confirmar sua localidade e pronto. Seu negócio estará no google.

Importante: Cadastre o endereço dos seus imóveis e os coloque na categoria de hospedagem.

Para você aparecer na listagem, como no exemplo acima, você precisa essencialmente estar conectado a algum distribuidor parceiro do Google como a Expertia ou a Booking. Se você ainda não distribui nesses dois canais nós ensinamos como fazer isso neste post.

 

Usando o facebook para conseguir mais reservas

80% dos usuários preferem se conectar com as marcas pelo facebook. Fonte: The Huffington Post

Estar presente no Facebook hoje é quase obrigatório atualmente para marcas. Isso não é diferente para o seu negócio, seja ele pequeno ou grande.

Por isso, é muito importante você ter uma página no facebook e mantê-la atualizada.

Para criar uma página é só clicar aqui. Se tiver alguma dúvida no processo, pergunte nos comentários que responderemos.

Como alimentar sua página no Facebook com conteúdo relevante

Criar uma página não é o suficiente para engajar seus futuros hóspedes. Você precisa despertar o desejo neles para se hospedarem nos seus imóveis. Para isso é importante você manter uma frequência de postagem. Recomendamos pelo menos 5 vezes na semana. Para te ajudar com os assuntos, aqui em baixo listaremos uma série de ideias de posts no facebook que são muito utilizados:

1. Eventos importantes que acontecerão na sua cidade

 

captura-de-tela-2016-11-16-as-01-21-57

Veja os principais eventos que acontecem na sua cidade e crie postagens com o link para suas propriedades mais próximas dos locais do evento.

2. Fotos INCRÍVEIS das suas propriedades

 

postagem das própriedades

 

Se você tem apartamentos com vistas deslumbrantes, ou com um diferencial como um sofá belíssimo ou uma peça de arte aproveite esse detalhe para gerar desejo nos seus seguidores no facebook. Lembre-se de sempre colocar o link para sua hospedagem.

 

3. Dicas sobre o que fazer na cidade

captura-de-tela-2016-11-16-as-01-29-02

Esse é um ponto muito ignorado por administradores de aluguel de temporada. A maior parte das pessoas pesquisa muito antes de decidir qual será o seu destino final. Estima-se que 60% da decisão de compra é tomada antes do cliente buscar efetuar as reservas.

É muito importante que você seja o provedor das informações importantes como: o que fazer na cidade, como se sentir um local. Isso gera uma conexão com a sua marca e leva o comprador considerar seu negócio na hora da decisão pela compra.

4. Listas das Melhores Hospedagens

Airbnb post

 

Pessoas precisam de ajuda para escolherem o que realmente é bom. Fazer listas com as melhores propriedades em determinada localização ou com alguma característica específica ajuda o usuário a tomar uma decisão.

 

Impulsione suas publicações para alcançar um público maior

Para alcançar mais pessoas com as suas publicações é necessário pagar um pouco para promover as publicações na sua página. O facebook tem formas mais complexas de fazer anúncio, porém vamos te ensinar uma mais simples aqui:

  1. Poste uma publicação na sua página do Facebook
  2. Vá até a publicação criada e clique no canto inferior direito em Impulsionar publicação
  3. Escolha o público e o orçamento com base em quantas pessoas você pretende alcançar no Facebook e no Instagram e por quanto tempo deseja manter essa campanha.
  4. Clique em Impulsionar publicação.

A cobrança será configurada na última etapa. Recomendamos investir R$ 20 reais por postagem. Porém, se quiser fazer algo mais agressivo, recomendamos conversar com uma agência de marketing ou com algum especialista em anúncios no facebook. A plataforma oferece uma suporte técnico e estratégico em alguns casos.

 

Email marketing é indispensável para vender mais

O email marketing é algo pouquíssimo utilizado pelos administradores de aluguel de temporada, mesmo sendo um dos principais canais de retorno financeiro. Para você entender melhor o por que você não pode deixar de fazer email marketing vamos citar aqui 3 motivos pelos quais você precisa investir nesse canal:

  1. A cada 1 real que você coloca em email marketing ele te retorna 40 reais (Constant Contact 2012)
  2. A aquisição de clientes via email marketing quadruplicou nos últimos quatro anos (Custora 2013)
  3. 67% dos clientes dão seus emails para empresas para receberem descontos (ClickZ)

Para que você coloque a sua estratégia de envio emails de aluguel de temporada em prática o quanto antes, preparamos um modelo de conteúdo de email gratuito para download, no qual você pode se basear. Clique aqui e baixe o modelo de e-mail.

 

 

 

 

 

Como fazer um email marketing efetivo

  1. Você precisa de uma ferramenta de email marketing
  2. Você precisa de uma lista de contatos

Para o número 1 recomendamos o mailchimp. Hoje é a plataforma mais simples de email marketing e com um ótimo custo benefício, podendo sair gratuitamente até 2000 contatos.

Para o número 2 sugerimos você construir sua lista a partir de suas fontes:

  1. Hóspedes Antigos: essa lista é a mais importante de todas. É a onde se concentra boa parte da sua receita futura. É muito mais fácil trazer um hóspede de volta, ou ser recomendado por ele do que conquistar um novo.
  2. Contatos de Email: exporte sua lista de contatos no email. Lá você pode ter várias oportunidades de negócio

Com a ferramenta configurada e sua lista pronta é importante você definir algumas estratégias de relacionamento por email.

Estratégias de relacionamento por email marketing

1. Cupom de desconto

As pessoas querem sentir que estão fazendo uma boa negociação e boa parte dessa negociação passa pela flexibilidade de preços. Você precisa ter esse gatilho na mão para poder disparar quando for necessário. A taxa de conversão média de um email com um cupom de desconto é de 2%. Ou seja, se você envia um email para 100 pessoas é provável que 2 dessas pessoas se convertam em uma reserva.

Se você não tem um site e nem uma forma de gerar descontos automaticamente, sugiro conhecer a ferramenta da Stays. Lá além de poder gerenciar os cupons de desconto e preços no seu site, você também consegue gerenciar e se conectar com canais de anúncio como Booking, Expedia e Airbnb. Experimente Gratuitamente Aqui.

2. Feriados e finais de semana.

Muitas pessoas acreditam que as melhores datas para enviar desconto são na data de aniversário do cliente. Isso não é verdade. A data de aniversário pode ser uma ótima ideia para alguns mercados como o de ecommerce, porém para o aluguel de temporada não necessariamente.

Pessoas tendem a aproveitar melhor os cupons de desconto em datas de feriados e finas de semana. Infelizmente, o mercado tende flutuar os valores para cima nessas datas, o que gera um pouco de instabilidade nas reservas para os pequenos administradores de temporada. Porém, uma forma muito promissora de aproveitar os descontos e garantir um dinheiro antecipado é programar campanhas com desconto com 2 a 3 meses antes das datas comemorativas. Assim, você lembra seus clientes que existe um feriado a vista e antecipa a programação da viagem.

3. Fique atento as promoções de passagens aéreas

Pergunta rápida: Você compra primeiro a passagem ou a hospedagem?

Boa parte das decisões de viagens são baseadas nas promoções de passagens aéreas. Sempre que houver, fique atento e crie promoções para casar o bom preço na passagem com o da hospedagem. É uma ótima forma de conseguir mais reservas.

 

4. Faça campanhas de retorno do hóspede

Lembre o hóspede que ele já se hospedou com você há um tempo atrás. Isso estimula a memória do cliente, e se ele teve ótimas experiências o retorno é quase garantido. Veja esse exemplo do Airbnb:

modelo email airbnb

 

Outros artigos nossos que te ajudarão a fazer marketing para aluguel de temporada:

Melhores canais para anunciar seu Aluguel de Temporada: O Guia Definitivo

9 otimizações que vão garantir mais reservas no seu imóvel de temporada

O que é e para que serve um Channel Manager no aluguel de temporada?

 

 

 

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

6 comentários em “Marketing para Aluguel de Temporada: como conseguir mais reservas online

  1. Como aumentar as reservas de aluguel de temporada

    […] Lembre-se: não pense em diminuir tarifas, mas em aumentar a receita! Quer mais dicas de como aumentar as reservas de aluguel de temporada? Clique aqui. […]

  2. Site próprio para Aluguel de Temporada: Vale a pena?

    […] parte, porque é impossível estar totalmente à margem deles. Na verdade, dentro do marketing para aluguel de temporada, é bastante importante que os seus imóveis sejam anunciados na maior parte dos sites voltados a […]

  3. Carlos Raupp Carlos Raupp

    David,
    Muito bom esse texto e deveras importante.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Obrigado em nome da equipe Stays, Raupp

  4. oscar oscar

    oscargervitz@hotmail.com .Tenho 10 apartamentos para botar na internet por en quanto so trabalho com 3 .Preciso mais marqueting ,saber melhorar as fotos etc meu wathssap e +5521-997321053 oscar

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Legal, Oscar.

      Vamos entrar em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: