Preferências de hospedagem: o que buscam os viajantes brasileiros nas acomodações reservadas

Se você anuncia mais de um tipo de acomodação pela internet há um tempo, já deve ter percebido minimamente as preferências de hospedagem de quem recebe. Esse tipo de análise periódica das métricas de cada quarto ou propriedade, que pode ser facilitado com a extração de relatórios em um software para aluguel de temporada, é importante para saber se o seu negócio de temporada está no caminho certo. No fim de 2018, a Booking.com divulgou uma pesquisa a respeito dos gostos dos viajantes no Brasil em relação aos espaços reservados que pode embasar a tomada decisão de muitos gestores da locação de curta duração.

De acordo com a própria Online Travel Agency (OTA), que junto ao Airbnb é um dos principais players do segmento, o levantamento ouviu 1.018 pessoas entre setembro e outubro nas cinco regiões do país por meio de um questionário online. Para 69% dos viajantes, a hospedagem é um fator “muito importante” em uma viagem, seja em hotéis, pousadas, hostels ou, finalmente, no aluguel de temporada. Levando em consideração que o turismo doméstico cresce cada vez mais no Brasil, a despeito da crise econômica, tem-se um mercado promissor para investimento em acomodações que atendam às demandas de consumo.

Veja, abaixo, as principais preferências de hospedagem destacadas pelo estudo:

Conheça as principais preferências de hospedagem

1. A importância do banheiro

A limpeza e o conforto do banheiro são os grandes responsáveis pela satisfação com a propriedade durante uma viagem, segundo a pesquisa da Booking.com. Quase a totalidade das pessoas entrevistadas (91%) disse que valoriza esses aspectos naquilo que costuma ser o menor espaço da casa.

Portanto, aproveite para inspecionar os banheiros das suas propriedades e também exigir que sejam apresentados com limpeza impecável. No momento de fazer ou atualizar um anúncio, não economize nas fotos desse espaço, já que sabe que a qualidade do cômodo é uma das principais preferências de hospedagem.

2. O valor de um quarto aconchegante

Existem muitos viajantes que só ficam na casa ou no apartamento durante a noite. Por esse motivo, também valorizam a limpeza e o conforto do quarto, onde irão descansar para aproveitar a cidade no dia seguinte. De acordo com o estudo, essa é uma preocupação de 87% dos brasileiros.

preferências de hospedagem

3. Serviços oferecidos também têm peso na decisão

Oferecer café da manhã (65%), ter uma paisagem com vista agradável (55%) e dispor de Wi-Fi na propriedade (45%) são outros aspectos que surgem como preferências de hospedagem evidenciadas pelo levantamento. A internet, inclusive, é ainda mais exigida entre os viajantes que têm entre 18 e 24 anos (53%).

Aproveite essas informações referentes às preferências de hospedagem para avaliar a possibilidade de passar a oferecer a primeira refeição do dia (mesmo que isso envolva um custo a mais a ser acrescentado na diária) ou fazer um check-up no modem e no roteador da sua propriedade. A Booking.com também divulgou que lençóis e toalhas confortáveis (73%) e amenities de qualidade (41%) são essenciais em uma experiência positiva de hospedagem, portanto assegure-se de que esteja disponibilizando itens razoáveis.

4. A influência das reviews

No momento de pesquisar a acomodação ideal, 76% viajantes brasileiros entrevistados disseram que buscam informações em avaliações de quem já se hospedeu em determinado local. Outras variáveis que influenciam na escolha são segurança da vizinhança (58%), boa comunicação com transporte público (39%) e proximidade dos principais pontos turísticos (31%).

Nesse sentido, essas são informações que devem estar presentes na descrição do seu imóvel para que não haja dúvidas. Além disso, já pensou em incentivar (com alguma recompensa como um desconto em futuras estadias) os visitantes a deixarem reviews que contemplem esses dados? Tudo para comunicar claramente a existência das preferências de hospedagem.

5. O diferencial do aluguel de temporada

O hotel ainda é o tipo de hospedagem mais utilizados pelos viajantes brasileiros ouvidos pela Booking.com, representando cerca de 54% das escolhas. No entanto, quase metade (48%) dos turistas está disposta a conhecer alternativas como casas, apartamentos, pousadas e albergues. Além disso, 54% dos entrevistados dizem que conhecem o aluguel de temporada, apesar de nunca terem se hospedado dessa forma.

Em termos de preferências de hospedagem, o que diferencia a locação de curta duração na avaliação dos visitantes que participaram do estudo é o preço mais acessível quando comparado a hotéis tradicionais (76%), maior flexibilidade de horários (olha aí a importância do self check-in defendido pelo Airbnb Plus) para fazer a viagem no seu próprio ritmo (28%), além da possibilidade de compartilhar a acomodação com outras pessoas (26%). Conforme o gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina, Luiz Cegato, hoje essa OTA tem 5,5 milhões de anúncios na categoria de acomodação não-tradicional, que inclui casas e apartamentos de temporada.

Conclusão

Para nós, da Stays, apesar de não ser nenhuma novidade, consideramos que a limpeza e o conforto do banheiro foram os principais aspectos evidenciados pela pesquisa da Booking.com sobre preferências de hospedagem. É importante frisar o que os viajantes mais procuram para que os proprietários e administradores possam se adequar e, assim, crescer cada vez mais, não é mesmo?

E, falando nisso, outra questão que nos chama a atenção é a existência de uma grande fatia do mercado que ainda pode ser incorporada pelo segmento de temporada. O cumprimento das preferências destacadas acima é uma excelente maneira para começar a abocanhar essa parcela dos viajantes. O investimento em tecnologia para gestão das operações é outro passo determinante para os resultados do negócio.

Qual é a sua opinião sobre as preferências de hospedagem evidenciadas pela pesquisa? Em uma avaliação de 0 a 10, que nota daria para a sua propriedade? Escreva abaixo nos comentários.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

4 comentários em “Preferências de hospedagem: o que buscam os viajantes brasileiros nas acomodações reservadas

  1. Viviane.meireles.s@hotmail.com Viviane.meireles.s@hotmail.com

    Concordo plenamente com você Marina! As pessoas devem ter cuidado com o que fala. Esse tipo de abordagem certamente não combina em nada com um anfitrião.

  2. Jean Jean

    Depende do publico que se hospeda ,cidades turísticas é uma coisa, cidades não turísticas é outra coisa ,construtoras querem preço e não vista panorâmica nem muito menos quartos confortáveis ,publico do café da manha na semana é um demoram no máximo 15 minutos para tomar café ,no final de semana é outro demoram as vezes até 60 minutos estão descontraídos ,viajante 30% tomam só café preto ,mulheres nem sabem o que gostam no café da manha ,vão mais pela beleza da mesa do que propriamente pelo produto mas adoram criticar ,esta na hora de fazer pesquisas em determinadas cidades que atendem o publico que não estão a lazer e sim a trabalho somente ,e a Booking e Airbnb deveriam fazer uma pesquisa se os pequenos hotéis e pousadas estão satisfeito com o procedimento de vendas ja que entre 2015 e 2017 fecharam no Brasil 7 mil entre pousadas e hotéis atingindo os pequenos e favorecendo os grandes ,alias meio suspeito o acordo com o Cade

    1. David Cavalcanti David Cavalcanti

      Oi, Jean! Obrigado pelas informações! Sucesso nas locações!

    2. Marina Marina

      ”mulheres nem sabem o que gostam no café da manha ,vão mais pela beleza da mesa do que propriamente pelo produto mas adoram criticar ” péssimo comentário. machista e desrespeitoso. definitivamente vc não é uma pessoa para trabalhar no segmento de aluguel de temporada. espero ficar bem longe de ”anfitriões” como vc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: