Serviços no aluguel de temporada para aumentar seus lucros

Pare um instante para avaliar: o que pode fazer com que uma viagem esteja entre as melhores? Muito provavelmente, entre as situações que vem à mente e contribuem para uma excelente experiência estão alguns destes itens: sair da rotina, não se preocupar com obrigações, ter poucos (ou nenhum) imprevistos, aproveitar as horas com coisas agradáveis e contar com serviços no aluguel de temporada que facilitam a estadia em outra cidade.

E o que todos estes itens têm em comum? Eles estão diretamente ligados com o que os visitantes vão encontrar no lugar para onde optaram por viajar e onde escolheram se hospedar.

Quem trabalha com aluguel de temporada é peça-chave para garantir que os hóspedes vivenciem estas boas experiências ao longo dos dias. Para isso, é preciso pensar além da hospedagem e agregar alguns serviços no aluguel de temporada que proporcionem mais tranquilidade ao hóspede.

O fato de oferecer alguns diferenciais é uma maneira inteligente de suprir as necessidades dos hóspedes, oferecer uma estadia mais agradável, conquistar boas avaliações e também, é claro, lucrar mais com as reservas, garantindo um aumento na receita mensal. Além disso, os serviços extras são um ponto que ainda atrai pessoas para as redes hoteleiras, por isso, trazer esses serviços no aluguel de temporada é bem estratégico para conquistar quem não abre mão deles.

Panorama dos serviços no aluguel de temporada: Exterior x Brasil

No exterior, faz tempo que empresas e profissionais que trabalham com aluguel temporada identificaram a demanda por oferecer serviços extras, e isso já não é novidade por lá. Porém, aqui no Brasil apenas os administradores mais modernos estão atentos a estas oportunidades. Fato que abre um universo de possibilidades e que pode tornar o seu negócio uma referência.

Entre os serviços no aluguel de temporada que são mais procurados por quem costuma viajar estão:

Limpeza durante a hospedagem

Não há nada mais agradável do que chegar em casa e encontrar tudo limpo e em ordem. Esta mesma premissa vale para quando se está viajando. Por isso, é bem estratégico disponibilizar profissionais que possam fazer este serviço, pois o tempo gasto em função da limpeza da casa/apartamento pode ser convertido em mais horas para passear e descansar.

Dica: a periodicidade do serviço de limpeza pode ser combinada de acordo com as necessidades de cada hóspede.

Transfer aeroporto

Oferecer o serviço de transfer do aeroporto até o imóvel é excelente para os hóspedes que não pretendem alugar um carro ao chegar à cidade de destino. Isso proporciona mais conforto e segurança desde a chegada, e é mais uma forma de estabelecer um vínculo que vai além da hospedagem.

Quem, por exemplo, viaja para Búzios, no Rio de Janeiro, costuma desembarcar na capital. De lá para Búzios são mais de 150 km, portanto, é preciso que o turista tenha alguma alternativa para continuar a viagem e chegar ao destino, seja de táxi, alugando um carro ou pegando ônibus. Táxi tende a apresentar um custo bastante alto para uma distância assim, ônibus não costuma ser a maneira mais confortável de viajar e o aluguel de carro nem sempre é visto como a melhor opção.

Por isso, disponibilizar o serviço de transfer junto ao pacote de hospedagem é bem atrativo e facilita durante situações como essa.

Passeios personalizados

Algo bem característico dos turistas é programar uma viagem e, na sequência, começar as buscas por passeios e lugares que não podem ficar de fora do roteiro. Você já pode antecipar isso aos seus hóspedes ao disponibilizar pacotes com as atrações específicas que costumam encantar os visitantes.

A Index Gramado é fonte de inspiração e um ótimo exemplo de empresa que vem aproveitando sabiamente esta oportunidade. Ela possui uma página exclusiva com pacotes de passeios tradicionais em Gramado e Canela.

Chef de cozinha

Durante a viagem, principalmente em dias agitados e cansativos, sair para jantar ou ter que cozinhar torna-se um dilema. Oferecer o serviço de um chef de cozinha é suficiente para solucionar o impasse. Esta também é uma alternativa para os hóspedes que querem provar da culinária regional sem precisar ir necessariamente a um restaurante; em casos onde a acomodação não tem muitas opções de estabelecimentos por perto; ou, ainda, quando o imóvel é propositalmente mais afastado para proporcionar mais privacidade.

A Casas do Mar é um dos exemplos de administradores de aluguel de temporada que percebeu esta demanda e disponibiliza cardápios específicos de acordo com a região. Os pratos são preparados por cozinheiros especializados na culinária do local, o que representa um diferencial atrativo perante os concorrentes da região

Aluguel de transporte

Há quem não abra mão de ter um carro ou uma moto disponível durante a estadia em outra cidade. Afinal, facilita uma série de situações durante a viagem – fazer passeios, compras, etc. Em locais litorâneos ou em regiões próprias para passeios em rios, quem possui habilitação para conduzir embarcações quer desfrutar do privilégio de navegar.

Por isso, disponibilizar serviço de aluguel de carro, moto e barco é mais uma opção bastante conveniente para agregar serviços no aluguel de temporada. Vale inclusive fazer uma parceria com alguma locadora de confiança.

Kit de amenidades 

A ideia de o seu hóspede chegar e encontrar o armário e a geladeira vazia não precisa ser uma constante. Que tal oferecer a possibilidade de um kit boas-vindas com mantimentos essenciais? Isso facilita muito para quem passou por longas horas de viagem e quer descansar, sem precisar ter que deslocar-se imediatamente a um supermercado.

Kit para bebês

É fato que viajar com bebês demanda uma série de equipamentos – carrinho para transportar o bebê, boia, tapetinho, se for alugar um carro é preciso pensar na cadeirinha de segurança (bebê conforto).

Que tal facilitar a vida dos hóspedes com filhos pequenos e oferecer o serviço de aluguel de um kit para bebês e crianças? Faça uma pesquisa sobre os principais itens que os pais precisam enquanto estão viajando, selecione o que for conveniente e crie uma estratégia para oferecer esse serviço extra.

Compras no supermercado

Depois de um dia de passeios, o fato de ter que ir ao supermercado para abastecer a casa está entre as obrigações que não estão entre as favoritas durante uma viagem. Isso abre a possibilidade de oferecer a compra e entrega de mantimentos como um serviço no aluguel de temporada.

Além do mais, dependendo da localização do imóvel, especialmente quando não é próximo a supermercados, este serviço de entrega de compras torna-se ainda mais útil.

Dica: para tornar a experiência ainda mais simples, você pode criar um formulário on-line onde o hóspede consegue sinalizar quais são os itens que precisa e quais as preferências de marcas.

Concierge

Oferecer o serviço de concierge é excelente para que o hóspede saiba que tem com quem contar durante a viagem. Ao disponibilizar um número de Whatsapp, por exemplo, o hóspede pode ligar ou mandar mensagem quando precisar de informações como reserva/compra de ingresso, pedido de táxi, indicação de restaurante e sugestão de passeio. O fato de saber que tem alguém do outro lado pronto para dar assistência contribui para deixar a estadia ainda mais tranquila e agradável.

Como oferecer os serviços no aluguel de temporada

Algo bem estratégico antes de começar a investir pesado em alguma das opções é fazer testes para entender a demanda dos seus hóspedes, pois pode variar dependendo da cidade e estação do ano.

Os serviços podem ser oferecidos no momento que você considerar mais oportuno, seja na ocasião da reserva (incluso em um pacote), depois que a reserva foi feita (entrando em contato por telefone ou e-mail com o hóspede) ou até mesmo durante a estadia.

Isso quer dizer que, mesmo que o hóspede tenha feito a reserva em sites como Airbnb, Booking e Expedia, é possível oferecer o serviço posteriormente.

A Stays possui um sistema on-line voltado para aluguel de temporada com motor de reserva integrado e que dispõe de ferramentas para criar, de forma simples, páginas que permitem cadastrar esses serviços extras, elas podem ser agregadas ao site do seu negócio.

Ficou interessado pela imensa gama de opções e oportunidades? Tem alguma dúvida? Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar suas ideias, responderemos o mais rápido possível.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

6 comentários em “Serviços no aluguel de temporada para aumentar seus lucros

  1. Diego Santiago Diego Santiago

    Excelente. Muito bom o conteúdo David. Espero ser parceiro em breve da Stays.

  2. Diego Santiago Diego Santiago

    Excelente. Muito bom o conteúdo David. Espero ser parceiro em breve da Stays.

  3. Mila Mila

    A PAZ !
    Olá David
    Tudo bem?
    Estou muito interessada em começar a oferecer serviços de locação para temporada.
    E pensei se vc pode me ajudar.
    Sou corretora de imóveis para venda e locação de imóveis (tradicional), mas tenho pensado muito e acho que posso agregar tbm esse serviço de locação para temporada.
    Aguardo seu retorno
    Obrigada
    Att
    Mila Sua Corretora de imóveis

  4. Mila Mila

    A PAZ !
    Olá David
    Tudo bem?
    Estou muito interessada em começar a oferecer serviços de locação para temporada.
    E pensei se vc pode me ajudar.
    Sou corretora de imóveis para venda e locação de imóveis (tradicional), mas tenho pensado muito e acho que posso agregar tbm esse serviço de locação para temporada.
    Aguardo seu retorno
    Obrigada
    Att
    Mila Sua Corretora de imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: