Como ter fotos de imóveis incríveis em anúncios de aluguel por temporada

Você sabia que a forma como sua propriedade é fotografada pode ter um grande impacto no número de reservas que seus imóveis recebem? Fotos de imóveis podem ser um meio de você destacar suas propriedades em meio ao crescente número de anunciantes de imóveis para temporada. Isso porque as imagens são parte da primeira relação do potencial cliente com a propriedade e podem gerar, em segundos, desejo (ou desinteresse).

Mesmo assim, ainda vemos muitos anúncios com fotos amadoras, imagens com falta de detalhes e informação, galerias com mais fotos das cercanias do que propriamente do imóvel, entre outros erros críticos. Caso você esteja pensando em potencializar o desempenho do seu anúncios, no seu próprio site ou de terceiros, comece pelas fotos!

Dicas para tirar fotos de imóveis incríveis para anúncios

O que seriam boas imagens para anúncios de temporada? Coloque-se no lugar do usuário que está buscando um imóvel para passar o feriadão. O que você quer ver?

Fotos bem tiradas ajudam a mostrar os itens presentes no imóvel, o tamanho da propriedade, a vista e até a sensação de conforto. Com as fotos de imóveis você poderá captar a textura, o acabamento, o tamanho e até detalhes mais específicos, como a luz do amanhecer incidindo no quarto do casal, por exemplo. Os hóspedes potenciais precisam se imaginar no imóvel, sensação que pode potencializar a vontade de reserva.

Para isso, não são necessárias super câmeras. Com uma câmera digital simples, uma gopro ou mesmo um celular atual como Iphone, Motorola Play e os últimos da Samsung, é possível fazer imagens com amplitude, harmonia e boa iluminação. Você não precisa ser um profissional, desde que se atente a alguns detalhes essenciais dos quais vamos falar aqui. Porém, se você possui muitos imóveis ou não que entender nada de fotografia, é recomendável recorrer a um profissional ao invés de usar fotos pouco atrativas nos seus anúncios.

Vale a pena gastar com fotos profissionais?

Você pode estar se perguntando: será que vale a pena o investimento de tempo e/ou dinheiro? Em um simples teste A/B entre fotos antigas e novas produzidas respeitando regras básicas de fotos de imóveis, especialistas notaram as reservas de aluguel de temporada dobrarem. Outro exemplo é de um investimento de US$ 500 em fotos profissionais que trouxe um retorno de US$ 25.000 no ano seguinte.

Mesmo sem ter acesso a esses números, é possível notar por que fotografias fazem tanta diferença na taxa de reservas de um imóvel para aluguel na temporada.

Veja abaixo esses dois cômodos. Qual deles você alugaria? Em qual deles você se imagina passando uma noite com a família?

Este:

vacationrentalphotooflivingroom2before

Ou este?

f

Provavelmente no segundo, não é mesmo? O cômodo é o mesmo. Foram feitas alguma alterações no layout da sala, mas o grande diferencial foi como a foto foi tirada.

Vamos a dicas para deixar suas fotos melhores?

Cuidado com a luz

Todo fotógrafo profissional sabe que a luz é tudo para que uma foto tenha chances de sair boa. Para fotos de imóveis, esqueça o flash. Prefira tirar fotos de dia e aproveite a iluminação natural que entra pela janela. Como essa iluminação geralmente não é suficiente para iluminar todo o ambiente para fotografia, uma dica é acender as luzes da casa. Além de deixar o ambiente mais agradável, a luz natural permite que o usuário visualize a real entrada de luz natural no imóvel. Veja essa imagem do nosso cliente Rio Spot Homes:
rp1 e1497480771551

Não esqueça do enquadramento

O bom enquadramento é essencial para fotos de imóveis. A visão e a perspectiva devem estar alinhadas. Evite linhas convergentes, que costumam causar deformações na perspectiva de quem vê a foto. Para que isso não aconteça, a dica é tomar uma boa distância do imóvel, dando preferência à vista com ângulo de maior amplitude. Se bem tirada, a foto pode dar a impressão de um cômodo maior. Do contrário, você poderá passar a impressão de que o imóvel é menor do que realmente é.

Outro erro comum de enquadramento é mostrar a porta na tentativa de fazer a foto com todo o ambiente. Não coube na foto? A dica é utilizar uma lente “olho de peixe”, típica das câmeras de esporte e aventura (como a GoPro). Não tem orçamento para tanto? É melhor fazer várias fotos do mesmo lugar, dando uma noção de como o ambiente realmente é, como nesta foto de um outro imóvel da Rio Spot Homes:

rp2 e1497480473723

Mostre todos os itens importantes

O imóvel tem ar-condicionado ou uma TV flat? Uma vista legal? Então não esqueça de fotografá-los! É fundamental também mostrar todos os cômodos, a fachada do prédio, a cama, os lençóis, mimos se existirem (como kit banho, por exemplo), entre outros itens. Tente resumir tudo o que seu imóvel tem de melhor nas fotos que irá colocar no site. Nesta foto abaixo, você pode notar como nosso cliente Casas do Mar demonstra com uma foto-detalhe um dos itens que o hóspede terá disponível no imóvel.

rp8 e1497485706755

Organize os cômodos

Ninguém quer alugar imóveis desorganizados, e isso inclui disposição dos móveis como o excesso de objetos sobre a mobília. Uma cadeira fora do lugar pode tirar toda a atenção do cômodo e causar a impressão de que todo o imóvel está bagunçado. Dobre as toalhas, feche a tampa do vaso sanitário, arrume a cama perfeitamente, não deixe a louça bagunçada, etc. São esses cuidados e os detalhes que fazem uma grande diferença no aspecto final da galeria de fotos.

rp3

Tire muitas fotos

A quantia de imagens para mostrar um imóvel depende bastante do imóvel em si. Se você contar um mínimo de três fotos por ambiente, terá uma quantia de cerca de 15 fotos. Mas para chegar a esse número, você vai precisar tirar muitas fotos. Abuse da quantidade de fotos, mostrando os ambientes de vários ângulos, os armários fechados e abertos, com as janelas abertas e fechadas e por aí vai. Quando terminar a curadoria de fotos para publicar nas redes, pergunte-se: se eu não conhecesse esse imóvel pessoalmente, seria suficiente?

Cuidado com o exagero: Apesar de ser muito interessante ter muitas fotos que consigam mostrar os detalhes e não deixar o hóspede com dúvidas, você não deve ficar repetindo os mesmos ângulos desnecessariamente, para não perder a atenção do hóspede em potencial.

Tirei as fotos: e agora?

Captura de Tela 2017 06 29 às 17.20.06

Depois de fotografada a propriedade, ainda existem algumas dicas que podem ajudar a aumentar o número de reservas dos imóveis de aluguel por temporada. Veja algumas:

Escolha uma bela foto de capa

É essa a primeira foto do seu imóvel que o usuário terá contato. Por isso, escolha bem a imagem e tente conectá-la com a chamada de texto. Essa foto é muito importante porque é a isca para que o potencial cliente se interesse pelo seu imóvel. Então não adianta escolher na internet uma foto linda da praia que fica próxima ao apartamento e utilizá-la como capa. Agora, se você tirar uma foto da sacada com vista para o mar, definitivamente, use-a! A mesma dica vale para imóveis com piscinas e jardins, como faz muito bem nosso cliente Casas do Mar na escolha das fotos de capa.

rp4

Monte a galeria conforme a ordem da visita

Não há uma regra para ordenar as fotos, mas recomendamos colocá-las na ordem da visita, isto é, os cômodos após a entrada da casa ou apartamento devem ser os primeiros da galeria. Isso dá uma sensação de realidade que pode ajudar na visualização do imóvel pelo usuário. Você também pode colocar fotos do condomínio ou de locais próximos ao imóvel, mas deixe-as para o final da galeria. Lembre-se de priorizar as imagens do imóvel e, somente depois disso, mostrar os benefícios extras.

rp5 e1497487342705
A imagem da entrada do imóvel é a primeira da lista de fotos do anúncio

Não encha a galeria com fotos do destino

Pode colocar fotos do entorno do imóvel? Pode. Ao adicionar fotos de atrações locais próximas, forma-se uma ligação subliminar entre sua propriedade e a atração. Essa conexão é muito poderosa, mas você não deve abusar. Afinal, o usuário vai alugar o imóvel ou o parque próximo a ele?

rp6

Aqui, o fotógrafo escolheu mostrar os arredores através da vista da janela do imóvel

Vá além: filme

É comum vermos pessoas que estão buscando imóveis fazerem vídeos como celular ao visitá-los. Por que então não utilizar esse recurso para dar uma noção mais próxima e real do imóvel que você pretende alugar? Se você olhar no YouTube, vai encontrar muitos vídeos nesse estilo.

Se você chegou até aqui, certamente percebeu que a composição da foto é muito importante. Para toda foto que você tirar, pergunte-se: O que eu sinto ao vê-la? Essa foto me desperta vontade de passar um dia neste imóvel?

Existem várias possibilidades de uso de fotos de imóveis para otimização dos seus anúncios. Por isso, veja outros anúncios, fique ligado na concorrência e inspire-se.


Ficou com alguma dúvida ou tem outra dica de fotos de imóveis? Deixe um comentário e fique ligado em nosso blog.

David Cavalcanti

Sales Manager de Stays, David es formado en Publicidad y Propaganda con especialización en marketing y especialista en alquileres vacacionales. Con más de 11 años en el mercado del alquiler vacacional, cuenta con mucha experiencia y trayectoria profesional en las áreas de ventas, comercial, marketing y gestión de equipos.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes tener interés en: