Por que você deve assistir Reforme na baixa, fature na alta (Stay here), a nova série da Netflix sobre aluguel de temporada

Em agosto, o catálogo da provedora de filmes e séries de televisão via streaming Netflix ganhou um seriado completamente voltado aos proprietários e administradores de aluguel de temporada. Trata-se do reality show Reforme na baixa, fature na alta (Stay here, em inglês), que vai muito além de um seriado de extreme make over e oferece dicas preciosas a quem deseja melhorar os resultados com a locação de curta duração. Nós assistimos aos oito episódios de cerca de 30 minutos cada e, abaixo, contamos por que você também deve ficar de olho.

A série Stay here

O seriado Reforme na baixa, fature na alta (Stay here) é apresentado pela design de interiores e empresária Genevieve Gorder e pelo especialista em mercado imobiliário e vlogger Peter Lorimer. Ao longo dos episódios, os apresentadores viajam pelos Estados Unidos a fim de educar o mercado de aluguel por temporada a partir de exemplos práticos. Os dois promovem verdadeiros remakes em casas que já eram alugadas para turistas, mas que não apresentavam bons resultados até então e transformam-nas em máquinas de fazer dinheiro.

No entanto, a mensagem extrapola a reforma dos espaços para chegar até a necessidade de haver uma experiência memorável em cada um deles. Tanto Genevieve quanto Peter destacam ao longo de toda a série como o “efeito Airbnb” exige que os anfitriões ofereçam mais do que um espaço confortável para os visitantes dormirem. Destacam, assim, a necessidade de profissionalização de quem atua neste segmento em razão do crescimento da atividade em todo o mundo.

Travel (viagem), design (desenho, nesse caso de ambientes), experience (experiência) e profit (lucro) são as palavras-chave de Reforme na baixa, fature na alta (Stay here). Veja os motivos pelos quais você deve assistir ao seriado:

  • Para compreender a mudança de comportamento dos viajantes

As redes sociais mudaram a forma com que as pessoas viajam ao redor do mundo, seja a lazer ou a trabalho. Aqui no blog da Stays, já abordamos o impacto dessas plataformas, especialmente o Instagram para aluguel de temporada.

Em Reforme na baixa, fature na alta (Stay here), fica clara a importância de oferecer um espaço “instagramável”, que ofereça oportunidades fotográficas aos visitantes em cada cantinho. Este é o trabalho de Genevieve a partir do desenvolvimento de projetos de design de interiores incríveis nas casas visitadas. Antes, contudo, é preciso com que os anfitriões divulguem as propriedades com fotos profissionais que valorizem o que o espaço tem de melhor e despertem o interesse nos viajantes de querer ter aquela experiência.

  • Para valorizar a experiência dos visitantes

Para diferenciar-se de hotéis, propriedades e proprietários do aluguel de temporada devem oferecer mais do que uma boa cama e um bom chuveiro. Devem proporcionar a melhor experiência possível aos visitantes. Segundo os apresentadores, a estadia deve ser memorável desde o início.

Um dos exemplos incentivados pelos profissionais logo no primeiro episódio de Reforme na baixa, fature na alta (Stay here) é o de reservar uma pequena parcela do valor de uma diária (10%, segundo a orientação de Peter) para comprar produtos locais e montar uma cesta de boas-vindas aos hóspedes com comidas típicas. Qualquer outra forma de acolhê-los logo na chegada também é recomendada.  

  • Para encorajá-lo a manter o próprio site

Atualmente, para saber se um negócio existe, inclusive no aluguel de temporada, é preciso checar se possui um website. Em Reforme na baixa, fature na alta (Stay here), os apresentadores defendem a importância de proprietários e administradores de aluguel por temporada criarem e manterem um site próprio (com fotografias profissionais, reviews de hóspedes anteriores e descrições completas), além de anunciar em Online Travel Agencies (OTAs) como Airbnb e HomeAway.

É uma forma de oferecer aos viajantes a reserva direta, sem taxas para eles e sem descontos para você, além de conseguir gerir completamente os anúncios. O seu endereço próprio também é o link que você deve colocar na biografia do Instagram ou na descrição da página no Facebook, na assinatura de e-mail e no cartão de visita que remetam à propriedade.

stay here

  • Para perceber a importância de ter metas

Genevieve e Peter criticam os anfitriões que não possuem metas claras com o aluguel de temporada. Os apresentadores explicam que, para se ter sucesso, é preciso saber analisar a concorrência, definir a taxa de ocupação ideal e, principalmente, saber o que se deseja com a atividade. Quando se tem isso em mente desde o início, é mais simples elaborar um plano de negócios realista para alcançar resultados.

Nesse contexto, a dica valiosa repassada em Reforme na baixa, fature na alta (Stay here) é a de determinar quantas noites os proprietários precisam alugar para atingir suas metas enquanto empresa de aluguel. Se você deseja apenas cobrir os custos da propriedade enquanto ela não estiver em uso, a projeção é mais simples. A realidade é diferente, mas não impossível, se você almeja pagar a faculdade dos seus filhos (como os anfitrioes do primeiro episódio) com a renda da locação de curta duração.

  • Para privilegiar a localização da sua propriedade

Em se tratando de localização, cada propriedade é única. No seriado Reforme na baixa, fature na alta (Stay here), fica clara a importância de você valorizar o local em que sua casa ou apartamento está instalado. Pense em qual atividade exclusiva a sua localização oferece em relação aos concorrentes e explore-a no anúncio.

Será essa atração que os viajantes que buscam experiências autênticas irão contratar. E, acredite, cada vez mais os visitantes buscam por atividades mais locais e menos turísticas.

Se você estiver em uma região onde existem vinícolas, por que não oferecer uma noite de degustação de vinhos a quem te visita? Cobrando a mais por isso, é claro. Essa foi uma das ideias de marketing transmitidas por Peter em um dos episódios.

A série Reforme na baixa, fature na alta (Stay here) pode inspirar você a fazer mais e melhor no aluguel de temporada. Já assistiu ou pretende assistir? Compartilhe conosco pelos comentários as suas impressões.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

1 comentário em “Por que você deve assistir Reforme na baixa, fature na alta (Stay here), a nova série da Netflix sobre aluguel de temporada

  1. Thays Nascimento Thays Nascimento

    Ainda não assisti, mas já me interessei, começarei a maratonar essa série. Muito obrigada ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: