Como passar confiança com seu site de aluguel de temporada e gerar mais reservas?

Se você acompanha regularmente o blog da Stays, muito provavelmente já leu sobre o quanto é importante contar com um site próprio quando se está no mercado de aluguel de temporada. Ele é decisivo para não ficar totalmente dependente de outros canais de anúncios, não precisar pagar altas taxas para as OTA´s (Online Travel Agencies) e também para construir e ser dono da própria audiência. Mas, você já parou para pensar sobre como passar confiança com seu site?

Para que você consiga fechar reservas de fato, não basta colocar um site no ar com motor de reservas, por mais esteticamente bonito que ele seja. Mesmo que você investa em mídias que trazem tráfego, como Google Adwords e Facebook Ads, o fechamento de reservas às vezes não acontece, por uma série de outros fatores. Isso porque os potenciais clientes estão ficando cada vez mais antenados, afinal, com frequência são noticiados alertas sobre casos de pessoas que efetuaram reservas e, depois, descobriram que o imóvel não estava disponível para locação por temporada.

Por isso, separamos uma série de elementos e ações que são peça-chave sobre como passar confiança com seu site e, automaticamente, fechar reservas. Pronto para conhecê-las? Então, vamos lá!

Ter HTTPS na URL para que o usuário saiba que está protegido

Desde 2017, o Google vem deixando explícito todos os sites que não possuem o certificado SSL para a transferência de informações. Esse certificado é reconhecido por meio de alguns itens no campo URL do navegador: HTTPS, palavra “seguro” e um cadeado, como no modelo abaixo:

Site Casa do Mar Rental, um ótimo exemplo de como passar confiança com seu site.

Essa conexão segura adiciona outro nível de proteção a qualquer potencial hóspede que queira reservar no seu site. Ele mostra aos viajantes que eles podem ter certeza de que os dados confidenciais, como detalhes do cartão de crédito e informações pessoais, estão protegidos contra fraudes ao fazer reservas em seu site. Como resultado, essa camada extra de segurança ajuda a aumentar o nível de confiança de quem está disposto a fazer uma reserva.

No Youtube existem vários tutoriais sobre como obter o certificado SSL (HTTPS).

Angariar e publicar avaliações positivas

Já falamos aqui sobre o impacto das avaliações negativas em um negócio de aluguel de temporada e um estudo da School of Professional Studies for Hospitality and Tourism (Escola de Estudos Profissionais para Hotelaria e Turismo) confirma que 95% das pessoas que viajam a lazer leem avaliações antes de efetuar uma reserva. Esse dado deixa evidente a necessidade de não parecer um site fantasma e que nunca obteve reservas por lá.

O post otimizações que vão garantir mais reservas no seu imóvel de temporada fala sobre a importância das avaliações positivas e como consegui-las, entre as formas estão:

  • enviar um email após o check-out pedindo uma avaliação em troca de desconto na próxima estadia;
  • deixar um formulário no imóvel para que o hóspede preencha.

Dica: tenha um espaço no site para inserir os depoimentos com as avaliações positivas.

Ser claro no que se refere a pagamento

O espaço destinado ao pagamento é um dos pontos mais importantes do seu site. Afinal, qualquer “deslize” pode fazer com que o viajante desista de concluir o pagamento. Mas, como passar confiança com seu site em relação à parte financeira? Coloque em prática o seguinte:

  • garanta que a página de pagamento tenha aparência semelhante ao restante do site, para não parecer fraude;
  • nos formulários, peça somente as informações necessárias;
  • inclua a política de cancelamento de reserva de forma que o potencial hóspede localize-a facilmente;
  • disponibilize várias formas de pagamento e selos de segurança na página de pagamento – a solução de pagamento online da Stays, por exemplo, conecta o site aos principais provedores de pagamento on-line;
  • seja muito claro com as informações e não deixe espaço para dúvidas sobre o que a pessoa está pagando. Especifique o valor da diária, da taxa de limpeza e de qualquer outro custo que esteja incluído.

Página sobre a empresa e como passar confiança com seu site

Destine um espaço para inserir informações sobre a sua equipe, endereço e fotos da sua empresa. Insira selos mostrando que você possui certificação de turismo ou, então, aponte outras formas para comprovar que você faz um bom trabalho (selo do Trip Advisor, Booking ou Airbnb).

Não economize nas formas de como o viajante pode entrar em contato. A partir do momento que ele entra no site e se depara com várias opções para falar com a sua empresa de aluguel de temporada, automaticamente a sensação de segurança aumenta. Você pode incluir:

  • redes sociais;
  • formulário de contato;
  • whatsapp;
  • e-mail;
  • telefone;
  • atendimento on-line.

Formas de contato disponibilizadas pela We Love Gramado, um ótimo exemplo de diversificação de canais.

Blog dentro do próprio site

Manter um blog no próprio site é uma boa forma de atrair interessados na sua região de atuação de forma espontânea, mostrar que a sua equipe é especialista no ramo, construir autoridade sobre o assunto e promover interação com o público. Blogs de empresas que trabalham com aluguel de temporada tem muito potencial para se tornar o principal recurso on-line sobre a região, com informações sobre o que fazer e visitar, curiosidades do local e indicações sobre onde comer e beber.

Dica: ao atrair visitantes para blog enquanto eles ainda estão em fase de pesquisa, há uma chance muito maior de, mais tarde, convertê-los em reservas.

Estar com as redes sociais ativas

Marque presença no Instagram e Facebook – essas redes são excelentes para atrair novos hóspedes. O Facebook, em especial, é bem importante para quem trabalha no mercado de aluguel por temporada, pois por lá o hóspede consegue inserir avaliações que ficam públicas, dando de 1 a 5 estrelas para a experiência que viveu. Essa é uma oportunidade para responder de forma amistosa avaliações negativas e agradecer as avaliações positivas.

Exemplo de como o usuário faz uma avaliação no Facebook – esta faz parte da página da Rio Spot Homes.

Outro ponto importante das redes sociais é o fato de ter a oportunidade de publicar periodicamente e responder a todos que entram em contato. Isso contribui para passar confiança, pois mostra um negócio sólido, presente e ativo. Investir tempo nas suas redes sociais é uma maneira poderosa de impulsionar reservas.

Ter cadastro no Google meu Negócio

O Google meu Negócio é uma ferramenta gratuita que facilita a divulgação dos negócios no universo online e possibilita que você consiga aumentar o alcance do seu negócio de aluguel de temporada na internet. Isso ajuda a reforçar que a sua empresa é séria e existe de verdade. Pelo link do Google my Business é possível fazer o cadastro.

Inclusive, essa ferramenta é bem estratégica para que você tenha acesso a métricas. Depois de ter o cadastro feito, ficam disponíveis recursos como:

  • estatísticas sobre pesquisas, visitas e navegabilidade que seu site oferece;
  • avaliações de quem já ficou hospedado nos seus imóveis;
  • possibilidade de responder a críticas e esclarecer dúvidas.

Estar ativo e de olho no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é bastante usado para pesquisar a reputação de uma empresa. Muitas pessoas podem deixar de fechar uma reserva se encontrarem algo duvidoso sobre a sua empresa lá. Por isso, é bem importante fazer o cadastro do seu negócio de aluguel de temporada no Reclame Aqui para monitorar possíveis reclamações e ter a chance de respondê-las.

Agora que você já sabe como passar confiança com seu site, aproveite para acessar nosso Guia completo sobre Aluguel de Temporada para Imobiliárias e Corretores e o eBook do Administrador de Aluguel de Temporada, ambos trazem cases de sucesso e orientações para maximizar as reservas.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

4 comentários em “Como passar confiança com seu site de aluguel de temporada e gerar mais reservas?

  1. Carin Carin

    Muito bom o artigo.

    1. David Cavalcanti David Cavalcanti

      Ficamos felizes que tenha gostado. Continue acompanhando nossos materiais.
      Grande abraço!

  2. Carin Carin

    Muito bom o artigo.

    1. David Cavalcanti David Cavalcanti

      Ficamos felizes que tenha gostado. Continue acompanhando nossos materiais.
      Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: