O que o programa Instant Hotel ensina sobre a concorrência no aluguel de temporada

Se você é do tipo de anfitrião ou anfitriã que pensa em aluguel de temporada até nas horas vagas, vai gostar da série de televisão australiana Instant Hotel. Inicialmente transmitido pela Seven Network em 2017, só foi mais recentemente que o programa de 12 episódios na primeira temporada e 6 episódios na segunda temporada entrou para o catálogo da rede de streaming Netflix e tem feito sucesso entre os amantes de viagens, turismo e hospitalidade (assista ao trailer da primeira temporada aqui). Com um esforço para não cometer a gafe de soltar um spoiler, neste artigo nós apresentamos o seriado e ainda destacamos os ensinamentos possíveis a respeito da concorrência na locação de curta duração.

A dinâmica da série Instant Hotel é a seguinte: 10 anfitriões “campeões” do Airbnb, uma das principais Online Travel Agencies (OTAs) do mercado, divididos em cinco duplas competem para provar quem têm o título de melhor casa de férias, que estão espalhadas pela Austrália. Em cada episódio, os participantes experimentam a propriedade de uma dupla de adversários. O reality show é guiado pelo apresentador Luke Jacobz.

Ao final de uma diária, os convidados avaliam a estadia com base em quatro critérios: a casa, a localização e as atrações, a noite de sono e o custo-benefício. Em uma nota de 0 a 10, eles também são avaliados pelos donos, tal qual acontece nos canais mais relevantes do aluguel de temporada. A cereja do bolo fica por conta da nota que é dada por Juliet Ashworth, que não se hospeda nas casas, mas é especialista em hospitalidade e dá o “toque de hotelaria” que dá nome à série.

Os vencedores do programa Instant Hotel, cujos nomes nós não iremos revelar neste post, são aqueles que conquistarem as melhores notas no somatório das experiências dos concorrentes. Como recompensa, eles ganham uma viagem com tudo pago para a Califórnia, nos Estados Unidos. E se hospedam, é claro, em um dos instant hotéis mais exclusivos da região, que dizem ser de uma das estrelas de Hollywood. Outro prêmio indireto é a exposição, que pode ser revertida em mais reservas.

Com seu apartamento inspirado em coquetéis, Babe Scott e sua filha Bondi se tornaram as estrelas de destaque da série.

A concorrência estampada na série Instant Hotel

O reality show demonstra aspectos sobre a concorrência no aluguel de temporada até então pouco ou não abordados em nenhum produto cultural ou de entretenimento. Destacamos quatro deles abaixo. Veja:

1. Todo anfitrião acha que tem a melhor casa, mas visitantes podem discordar

A autoestima dos hosts do programa, que têm propriedades bem avaliadas na internet, é bastante elevada, já que costumam receber muitas reservas. Acontece que, no dia a dia, até aqueles proprietários que estão começando as operações pensam que têm a melhor casa ofertada. Eles até podem ter, mas é preciso ponderar que uma boa casa para você não necessariamente é para todo mundo — ou que você pode estar superestimando o que o seu espaço realmente vale em relação ao que o mercado pratica.

É fundamental deixar de lado o aspecto emocional da relação afetiva que você possa ter com a propriedade que está alugando por temporada. Afinal, você precisa ser estratégico no momento de precificar a casa ou apartamento, até porque o valor da diária incide diretamente sobre a taxa de ocupação dos móveis.

Do que adianta cobrar o que você pagaria para ficar na sua casa, se ninguém está disposto a pagar a mesma quantia? No primeiro episódio de Instant Hotel, todos os guests disseram que o custo-benefício da casa do Norte da Austrália, que chega a custar US$ 1 mil na alta temporada, não era bom. Eles se surpreenderam negativamente com essa avaliação.

2. Concorrentes são diferentes entre si, assim como os hóspedes

Como todo bom reality show, Instant Hotel reúne perfis de participantes bastante diferentes entre si. O que é interessante, porque reflete a variedade de público que pode existir no aluguel de temporada. No entanto, uma casa em uma praia australiana super badalada, como aquela da dupla de mãe e filha do programa, pode não agradar um casal 60+, que vem ganhando espaço nesse tipo de hospedagem.

Por isso, é importante definir um público-alvo da sua empresa de temporada. É claro que o ideal é que ela seja versátil e que você atraia todos os tipos de pessoas, mas sempre haverá um nicho que você poderá explorar melhor. Isso se reflete nas fotos, na descrição e em campanhas de marketing.

3. O kit de boas-vindas pode fazer a diferença em relação aos demais

Antes de chegarem às casas dos concorrentes, os participantes não sabem nada sobre o espaço, somente o endereço. Minutos antes é que podem acessar o anúncio da propriedade. E aí que começam a criar expectativas, e também a fazer críticas, como a sinalização logo no primeiro episódio.

Uma maneira de agradar os visitantes logo de cara é com um kit de boas-vindas. Nem todos os anfitriões têm essa prática, o que pode ser um diferencial no mercado. A continuidade da hospitalidade, no entanto, deve acontecer ao longo da estadia. Uma das dicas de ouro passadas pela especialista Juliet Assworth é com relação às roupas de cama de instant hotels: todas devem ser brancas, além de super novas e limpas.

4. Concorrentes não são nem deveriam ser inimigos

Apesar de, ao longo dos episódios de Instant Hotel, os visitantes criticarem bastante as propriedades e fazerem comparações inevitáveis com os seus espaços, ao final a maioria é capaz de fazer críticas construtivas a respeito da experiência que tiveram. Afinal, concorrentes não são inimigos. Há espaço para todos destacarem-se em um mercado tão crescente quanto é o aluguel de temporada.

Também deve haver uma cooperação entre concorrentes para que todos os viajantes tenham uma boa experiência na cidade. E, consequentemente, saiam falando bem do destino e das acomodações para outras pessoas.

Ficou interessado ou já assistiu ao seriado Instant Hotel? Conta para nós nos comentários o que você achou e como lida com a concorrência do seu negócio.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

2 comentários em “O que o programa Instant Hotel ensina sobre a concorrência no aluguel de temporada

  1. SuperAnfitrião Adm de Airbnb SuperAnfitrião Adm de Airbnb

    Esse programa é muito bom mesmo, muitas boas ideias! Nem todas se aproveitam, mas dá pra absorver muita coisa boa, os caras são muito profissionais!

  2. Paloma Menezes Paloma Menezes

    Ótima recomendação David! Assisti essa série em fevereiro e amei! Peguei várias dicas para as minha acomodações de aluguel de temporada. A única coisa que não consegui implementar de fato foi o kit de boas vindas, devido ao gasto que não compensa pelo valor que cobro na diária. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *