TripAdvisor e aluguel de temporada: o que você deve saber e como se adaptar ao novo feed

Já faz algum tempo que o TripAdvisor tornou-se uma Online Travel Agency (OTA), sendo usado por cerca de 60% dos consumidores que reservaram pela internet serviços relacionados à viagem, segundo um relatório da Comscore. Apesar da transformação, o site manteve o destaque inicial dado às reviews de viajantes, firmando-se como um espaço dedicado a dicas turísticas, incluindo a acomodação. Desde então, TripAdvisor e aluguel de temporada andam juntos e, mais recentemente, a plataforma anunciou mudanças significativas na forma de interação com os usuários, que exigem a atenção de administradores e proprietários.

As alterações estão dentro de uma nova estratégia anunciada pela empresa durante o último Skift Global Forum, que aconteceu no fim de 2018, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O principal objetivo é o de inspirar viajantes, e não apenas estimular uma venda. Para isso, disponibilizaram aos usuários um novo feed personalizado onde constam a opinião de amigos, mas também digital influencers, editores de viagem e marcas (pelo menos 750 produtores de conteúdo já se cadastraram, entre jornalistas de revistas como a National Geographic, blogueiros e marcas como a GoPro) localizado logo na home do site.

Além de dar continuidade à relação com o aluguel de temporada, a nova versão do TripAdvisor fornece informações personalizadas aos usuários logados no formato de feed. Ao buscarem pelo local para onde desejam viajar, as pessoas passam a ter acesso a conteúdo produzido por quem confiam sobre atrações, restaurantes e hospedagem. São comentários, experiências e recomendações compartilhadas pela rede de contatos e por contas seguidas.

Usuários também podem criar conteúdo na forma de artigos, fotos de vídeos e ainda decidirem se divulgam para a rede ou se mantêm para si mesmos na forma de wishlists. Por meio desses conteúdos, que abrangem desde um roteiro turístico, passando pela resenha de um café e chegando, finalmente, às opções de hospedagem que podem ser reservadas diretamente pelo TripAdvisor é que as pessoas serão capazes de criar as suas próprias viagens dentro da plataforma.

TripAdvisor e aluguel de temporada

Em uma primeira análise, é possível pensar que TripAdvisor e aluguel de temporada não estão mais tão lado a lado como já estiveram, já que o site a partir de agora aproxima-se ainda mais de uma rede social de nicho. De acordo com o CEO da empresa, Steve Kaufer, o novo recurso deve responder às seguintes perguntas:

Como podemos criar uma base sólida para os viajantes para que eles fiquem realmente satisfeitos com todas as etapas do processo?

Como podemos levar o sucesso e a influência do TripAdvisor a um nível mais alto e garantir que cada recomendação seja relevante para o usuário?

Porém, a medida do TripAdvisor que impacta o aluguel de temporada também tem um lado positivo para o setor. Isso porque deve lidar com o problema das reviews falsas ou não verificadas, que já deram muita dor de cabeça a proprietários e também a viajantes. Você já deve ter ouvido falar sobre o caso de um restaurante em Londres que nunca existiu, mas que chegou ao topo das recomendações nesta mesma plataforma (leia aqui), não é mesmo?

Pois bem, a ideia é que as recomendações sejam realmente úteis para quem pesquisa e que o site seja a referência para planejar a viagem perfeita. Mas a monetização do cliente continua em curso, segundo o CEO do TripAdvisor, que acrescenta que a ideia é “combinar ferramentas sociais e um conteúdo incrível aos mecanismos de reserva existentes”.

Essa garantia, portanto, não deve afastar administradores do aluguel de temporada desta OTA. Kaufer, inclusive, convida os gestores a publicarem conteúdo sobre suas empresas a fim de fortalecer a marca perante uma audiência qualificada. Portanto, a adoção de um channel manager continua sendo importante aos administradores do aluguel de temporada que desejam dar conta de todos os canais de venda.

Na ponta, a expectativa é de que o TripAdvisor acelere as conversões, porque leva os usuários “direto ao ponto”. A customização, portanto, faria com que as pessoas deixassem de perder tempo verificando se determinado comentário é verdadeiro. Ao ler uma série de informações confiáveis, pode haver maior predisposição para escolher esta ou aquela acomodação.

Como administradores e proprietários podem beneficiar-se das mudanças

Levando em consideração a relação direta entre TripAdvisor e aluguel de temporada, principalmente porque o site influenciou cerca de 10,3% do turismo global (cerca de US$ 546 bilhões) durante a tomada de decisão de viajantes, é preciso apropriar-se das mudanças e usá-las a seu favor. Veja as nossas dicas:

TripAdvisor e aluguel de temporada

1. Criando conteúdo de qualidade

Antes das mudanças, TripAdvisor e aluguel de temporada resumiam-se a fotos e reviews de quem já havia se hospedado no seu espaço. Agora, você pode criar conteúdo próprio da sua empresa tanto na forma de artigos, quanto de vídeos e publicar por lá.

O ideal é que você se dedique a produções novas, pensadas exclusivamente para este novo feed de viagens. Mas também é possível aproveitar algo que você já tenha feito e compartilhado no seu blog, por exemplo, a fim de aumentar a visibilidade do seu negócio e melhorar a reputação sobre os serviços oferecidos.

Leia também: Como fidelizar hóspedes vindos de OTAs no aluguel de temporada

2. Convidando influenciadores para conhecer o seu espaço

Se o seu orçamento de marketing permitir, convide digital influencers que conversem com o seu público-alvo para conhecer a sua casa ou apartamento durante um fim de semana. Depois, eles irão escrever sobre o seu espaço e, assim, aumentar a credibilidade do negócio. Essa é uma estratégia largamente utilizada por hotéis, principalmente os hotéis boutique, antes mesmo do novo TripAdvisor.

3. Fortalecendo SEO e mídias sociais do seu negócio

Mais do que nunca, você precisa que o seu site próprio esteja bem ranqueado nos resultados de busca do Google. Não só para que o seu espaço seja encontrado com mais facilidade, mas para que o TripAdvisor possa encontrá-lo, listá-lo e relacioná-lo ao aluguel por temporada. Explicamos: ao pesquisar por “aluguel de temporada no Rio de Janeiro”, é comum que as primeiras ocorrências sejam os resultados da própria plataforma.

Por fim, promover as redes sociais do seu negócio, principalmente o Instagram, também ganha importância nesse novo contexto. Tudo para que os especialistas em viagem saibam que você, sua casa ou seu apartamento existam.

Como você enxerga as novidades do TripAdvisor? Está disposto(a) a se adaptar para conseguir mais reservas? Comente abaixo.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: