Você lembra quando as redes sociais eram usadas exclusivamente para entretenimento? Pois é, essa é definitivamente uma época que ficou no passado. Atualmente, redes sociais são uma ferramenta de trabalho de muitos negócios, como o aluguel de temporada.
Para se ter uma ideia, um estudo realizado por Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week apontou que empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.
Mas, afinal, como usar as redes sociais para alavancar negócios de aluguel de temporada? É o que veremos neste post. Acompanhe e boa leitura!
Por que usar as redes sociais para divulgar seu negócio de aluguel de temporada?
As redes sociais são uma forma excelente de atingir novos usuários. Quando os usuários interagirem com seu conteúdo (blog post, foto, vídeo etc.), os algoritmos vão entender que seu conteúdo é relevante, e seu conteúdo passa a ser sugerido para mais pessoas. Assim, o engajamento que começa com uns poucos seguidores pode acabar reverberando para muito mais usuários.
É como uma bola de neve: quanto mais as pessoas interagem com seu conteúdo, mais relevante ele é considerado, atingindo potencialmente mais pessoas, que por sua vez vão interagir mais com ele e assim sucessivamente. Ou seja, cada conteúdo publicado é uma oportunidade de encontrar novos consumidores.
Além disso, as redes sociais podem gerar outros benefícios para seu negócio:
- Ajudam a expandir a base de clientes;
- Auxiliam na promoção de negócios locais e colaboração mútua entre esses negócios;
- Estimulam os hóspedes a compartilharem suas experiências;
- Fortalecem a credibilidade do negócio;
- Oferecem anúncios por preços mais baratos que as mídias tradicionais;
- Permitem que você se torne autoridade em conteúdo do seu segmento;
- Possibilitam interação e crescimento;
- Possuem forte apelo visual;
- Servem para compartilhamento de informações úteis sobre seu mercado.
Redes sociais para aluguel de temporada: em quais investir?
Acima, citamos alguns dos motivos para investir nas redes sociais como plataformas de divulgação e geração de negócios. Mas em quais delas você deve investir? Veja algumas das características das principais e entenda quais estão alinhadas com o perfil do seu público e do seu negócio:
Permite que você compartilhe fotos, vídeos, links e outras atualizações. Pode servir para mostrar às pessoas não apenas o imóvel, mas cenários, atrações e coisas interessantes para fazer nos arredores. Também é indicada para se conectar a outros negócios que os hóspedes podem gostar e compartilhar conteúdo com esses parceiros. É indicado compartilhar informações sobre estabelecimentos locais, eventos que ocorrem nos arredores, dicas de viagem etc.
É uma mídia que privilegia as imagens, sejam elas paradas ou em movimento. Além de investir em fotos, vídeos, stories e lives, um dos recursos mais interessantes da plataforma são as hashtags, que permitem que o usuário procure por determinado tema. Dentre as hashtags mais utilizadas no Instagram por usuários do mundo todo, estão #travel e #wanderlust. Veja mais sobre marketing para Instagram neste post.
Ótima ferramenta para mostrar seus imóveis, os arredores e a culinária local. Gastronomia e viagem são alguns dos assuntos mais populares dessa rede. É preciso gerar valor, então invista em criar quadros de temas que se relacionem indiretamente ao seu negócio. Pense em tópicos que possam interessar a seus hóspedes e possíveis hóspedes.
Boa rede social para promover seu negócio de aluguel de temporada para os viajantes. Use-o de forma mais pessoal para se conectar com pessoas, negócios locais, blogueiros e comunicadores. Uma boa ideia é retuitar tuítes populares sobre coisas que estão acontecendo perto da sua propriedade.
YouTube
Pode ser uma ótima ferramenta de marketing, e os vídeos postados nessa rede aparecem nas buscas do Google. Aliás, vídeos são uma ótima maneira de atrair a atenção das pessoas e mostrar os benefícios únicos do que você tem a oferecer.
Os vídeos podem ser uma simples apresentação com montagem de fotos, enquanto você ainda não tem orçamento para investir em algo mais elaborado. Há ferramentas, como o Animoto, que ajudam a criar vídeos a partir de slideshows. E também dá para editar e adicionar música a seus vídeos pelo próprio YouTube.
Como criar uma estratégia de marketing para as redes sociais para seu negócio de aluguel de temporada?
A fim de criar uma estratégia bem delineada para seu negócio de aluguel de temporada nas redes sociais, é interessante seguir alguns passos que listamos a seguir:
Conheça seu público-alvo
Saber quem é sua audiência é uma das chaves para uma estratégia de redes sociais de sucesso. Pense em qual é seu hóspede ideal. Conheça suas características demográficas, como idade, renda e motivações, para oferecer a comunicação certa e gerar interesse. E não se esqueça da concorrência. Descubra quem são seus concorrentes mais fortes e veja quais campanhas estão criando. Você pode usá-las de inspiração, mas mantenha-se fiel ao espírito e estratégia do seu negócio, então não copie-os.
Estabeleça metas
Estabeleça metas que você quer atingir com seu marketing nas redes sociais. Quanto mais definidas e mensuráveis essas metas forem, mais eficaz será sua estratégia. Entre alguns exemplos estão: conseguir X% de conversão no conteúdo das redes sociais, conseguir X% de engajamento nas publicações, postar e compartilhar pelo menos um blog post por mês, conectar-se a influenciadores do seu segmento, gerar certa quantidade de cliques, conseguir mais de X curtidas em cada postagem, conseguir mais de X visualizações nos Stories do Instagram, aumentar o número de seguidores em X% ao mês;
Seja flexível
As necessidades do seu público estão mudando constantemente. O que funcionou anteriormente pode não funcionar agora. Isso significa que você precisa estar sempre atualizado em relação ao seu mercado e a tendências, adaptando suas estratégias conforme essas mudanças. Ao fazer isso, você acaba por se destacar da sua concorrência.
Preste atenção a como seus usuários respondem ao seu conteúdo, e ofereça aquilo que parece interessar mais a eles. E não se esqueça de se adaptar a eventos e datas especiais. Seja flexível com seu conteúdo e ofertas para dar às pessoas o que elas querem e quando elas quiserem.
–
E você, como usa as redes sociais para seu negócio de aluguel de temporada? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo nos comentários!
Veja outros conteúdos para empreendedores de aluguel de temporada
- Guia completo: Aluguel de Temporada para Imobiliárias e Corretores
- Kit Grátis do Administrador de Aluguel de Temporada [3 documentos + 1 poster]
- Kit: Tudo que você precisa saber sobre Leis e Imposto de Renda para Aluguel de Temporada
- e-book grátis: 40 ações de marketing digital para aluguel de temporada