7 dicas sobre como reformar um apartamento alugado por temporada sem gastar muito

Você já deve saber que um imóvel bem cuidado permite a cobrança de valores de diária mais elevados, certo? Uma casa ou um apartamento bem decorados também dão margem para atrair novos perfis de hóspedes. Mas a questão que fica é: como reformar apartamento alugado por temporada quando o orçamento é pequeno e o tempo é curto?

Abaixo, destacamos 7 dicas que podem tornar tal missão, que também pode ser vista como um investimento em marketing, mais simples. Veja: 

1. Faça uma lista do que precisa ser alterado

Se você estiver pensando como reformar apartamento alugado por temporada sem gastar muito, saiba que vai precisar de planejamento. Nossa sugestão é que comece fazendo uma lista de prioridades que leve em consideração orçamento e tempo disponíveis. Procure ser o mais realista possível para que não acabe por comprometer a disponibilidade do imóvel. 

Use como base as reviews que você já recebeu. Selecione aqueles comentários críticos e leve-os em consideração no momento de estabelecer o que será ajustado, trocado ou remodelado. Também dê uma olhada nas casas ou apartamentos que competem com a sua propriedade a fim de identificar se há algo que esses espaços têm de melhor e que você pode adaptar. 

2. Busque inspiração prévia

Extrapole a concorrência e busque inspiração entre especialistas em arquitetura e decoração. Faça uma análise em catálogos de lojas como a IKEA, por exemplo, que é conhecida por prover um design low cost de inúmeras propriedades alugadas por temporada ao redor do mundo (e que em breve deve chegar ao Brasil). 

Também dê uma olhada em blogs focados em desenho de interiores a fim de extrair aquilo que melhor se adapta à sua realidade. O ideal é que você chegue à loja ou ao e-commerce já sabendo o que deseja. Assim, o desafio de como reformar apartamento alugado por temporada gastando pouco fica mais próximo de ser alcançado. 

3. Tente reaproveitar alguns itens

Nem tudo o que você está insatisfeito precisa ser trocado. Isso, inclusive, é pouco sustentável. O sofá que você não gosta pode ganhar uma nova cara se você colocar uma manta por cima, por exemplo, ou se chamar uma empresa para limpá-lo profundamente. Mantenha o reaproveitamento em mente e aplique o conceito para outros itens. Dessa forma, o investimento com a reforma não será tão elevado. 

4. Garimpe produtos em lojas de segunda mão

As second hands podem receber o seu sofá, caso você ao final opte por vendê-lo. Esse tipo de loja, que privilegia itens de segunda mão, também pode ajudar na remodelação do seu imóvel de temporada. Recentemente, tais espaços vintage têm investido em curadoria, o que aumentou a qualidade dos itens vendidos por lá. 

Garimpando bem é possível encontrar peças raras a um preço acessível. Resta saber se o móvel escolhido combina com o restante da casa. Para isso, dê preferência para itens mais clássicos, que tendem a se adaptar em qualquer contexto e sobrevivem ao tempo. 

5. Arrisque-se no DIY

A cultura do it yourself, que incentiva as pessoas a colocarem a mão na massa, pode ser ideal para quem planeja como reformar um imóvel alugado por temporada sem endividar-se. Você pode tanto pintar ou aplicar um papel de parede no seu espaço sem a ajuda de um profissional quanto criar um móvel com as próprias mãos. 

como reformar apartamento alugado

Comece testando algo mais simples, como um mural com post-its repletos de dicas para os hóspedes. Se der certo, execute tarefas mais complexas. O DIY é uma excelente maneira de imprimir o seu estilo ao imóvel, algo que os turistas tendem a apreciar. 

6. Se comprar algo novo, pense na garantia

Caso não tenha jeito e você decida por comprar algo novo, pense a longo prazo. Pode até ser mais caro adquirir produtos com garantia, mas no contexto do aluguel por temporada, onde as peças são usadas intensamente, isso é algo estratégico. Assim, uma nova reforma no espaço poderá ser adiada consideravelmente. 

7. Invista em itens de decoração

Por vezes, não são necessárias mudanças estruturais para deixar um imóvel com melhor aspecto. Você pode comprar novas roupas de cama e almofadas, por exemplo, para dar um up nos quartos. Também é possível instalar um abajur que garanta uma iluminação mais confortável. Assim, com pequenos detalhes, é possível proporcionar uma nova experiência.

Esta pesquisa da Booking mostrou que 70% dos viajantes selecionam um lugar para ficar com base em seu design (aparência e comportamento) e 56% retornam das férias tão entusiasmados com a decoração do imóvel onde ficaram que se sentem inspirados a aplicar em sua própria casa trabalhos de design de interiores que viram na acomodação de férias. 

Você está esperando o que para colocar em prática as dicas de como alugar apartamento alugado por temporada que destacamos acima? Se ficou com alguma dúvida, deixe no espaço dos comentários.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: