Os 7 hábitos dos administradores de aluguel de temporada de sucesso

Os números sobre o mercado de aluguel de temporada no Brasil impressionam e deixam evidente que este setor chegou para ficar e tem tudo para crescer cada vez mais. Para se ter ideia, durante a última virada de ano, mais de 150 mil pessoas hospedaram-se em imóveis alugados por meio do Airbnb. Lembrando que o Airbnb é apenas uma das opções disponíveis no mercado, há ainda outros canais de destaque, como AlugueTemporada, Booking, Homeaway, Expedia,TripAdvisor e TemporadaLivre.

Por falar em Airbnb, atualmente existem cerca de 90 mil anfitriões somente no Brasil. Por isso, se você já percebeu o enorme potencial deste mercado, é necessário estar atento para conseguir oferecer um serviço diferenciado frente à concorrência, que maximize os seus lucros e gere perspectivas de crescimento. Nada mais eficaz para isso do que espelhar-se em profissionais que deram certo e hoje ocupam lugar de destaque no setor. Nós, da Stays, conversamos com estes profissionais e reunimos os 7 principais hábitos dos administradores de aluguel de temporada de sucesso.

 

1. Estabelecer uma rotina

Assim como ocorre com quem gerencia uma empresa, os hábitos dos administradores de aluguel de temporada variam de acordo com o tamanho do negócio, ferramentas disponíveis e se existem outros colaboradores com quem contar. De todo modo, é essencial elaborar uma lista com todas as tarefas, estabelecendo uma rotina para o cumprimento de cada responsabilidade.

Entre os hábitos dos administradores de aluguel de temporada estão:

  • Checar os sites de anúncio;
  • Estar sempre atualizado sobre o melhores sites de Aluguel de Temporada para anunciar;
  • Administrar disponibilidade das acomodações e tarifas;
  • Gerenciar as comissões dos sites e contas;
  • Administrar as faxinas;
  • Fazer inspeção nos imóveis antes dos hóspedes chegarem;
  • Acompanhar check-in e check-out;
  • Fechar vendas por e-mail;
  • Comunicar-se com os hóspedes;
  • Gerir mantimentos e necessidade de manutenção;
  • Fazer divulgação de anúncios das acomodações;
  • Pagar contas de condomínio, IPTU, luz, internet e TV a cabo;
  • Contatar proprietários;
  • Efetuar pagamento das diárias aos proprietários.
  • Fazer e acompanhar as cobranças dos hóspedes.

Como é possível perceber, existem tarefas que exigem dedicação diária, como a administração de disponibilidade das acomodações e tarifas, mas também há funções que podem ser agendadas para datas específicas, como o pagamento de contas. Por isso, é importante fazer uma análise de cada função e da periodicidade necessária, visando otimizar o seu tempo.

2. Delegar tarefas

Ouvimos histórias de administradores de imóveis para aluguel de temporada que no início precisaram fazer um pouco de tudo para que o negócio funcionasse. Porém, desde o princípio tinham uma visão de empresa e, por isso, aos poucos foram contratando pessoas de confiança e delegando tarefas. Essa atitude é essencial para conseguir crescer.

Geralmente, as primeiras contratações são feitas para a parte operacional (faxina, manutenção, check-in e check-out), depois costuma-se contar com um agente de reservas e, posteriormente, profissionais para as funções ligadas aos setores administrativo, financeiro e marketing.

Muitos dos negócios que cresceram de forma escalonada permitem que, hoje em dia, os administradores se envolvam menos nas operações diárias e concentrem-se na expansão da empresa.

Vídeo: Entenda como um dos nossos clientes, a agência de aluguel de Temporada Rio Spot Homes cresceu a sua estrutura e aumentou em 40% suas reservas

3. Manter-se atualizado

Parar no tempo é algo inadequado para qualquer negócio e, no caso do aluguel de temporada, esse cuidado precisa ser ainda maior, devido à grande expansão e o aumento da concorrência. Manter-se atualizado é peça-chave para ter ideias que inspirem novas práticas e estratégias. Vale muito adotar o hábito de:

  • Participar de grupos no Facebook e Linkedin sobre o assunto;
  • Seguir páginas nas redes sociais que falem sobre aluguel de temporada;
  • Inscrever-se em feiras e eventos das OTAs (Online Travel Agencies);
  • Conferir o que as maiores agências de aluguel de temporada do Brasil têm feito;
  • Fazer leituras sobre tendências e comportamentos dos clientes, como o Panrotas e Blog do Airbnb.

Leia também: 35 dados interessantes sobre o mercado de Aluguel de Temporada

4. Levar em consideração as avaliações negativas

Mesmo fazendo o possível para prestar um bom serviço, corre-se o risco de ter um hóspede que fique insatisfeito com alguma questão e faça uma avaliação negativa sobre a propriedade ou o serviço. Esse assunto é de suma importância, pois as avaliações tem um peso enorme para atrair novas reservas (e fidelizar hóspedes).

Segundo um estudo divulgado pela PhoCusWright, encomendado pelo TripAdvisor, 80% dos participantes afirmaram ler de 6 a 12 avaliações antes de fechar uma reserva. O dado é motivo suficiente para dar atenção às avaliações negativas e encontrar formas de evitar que elas ocorram.

Entre os hábitos dos administradores de aluguel de temporada de sucesso a respeito do assunto estão:

  • Estabelecer um padrão de qualidade e escolher bem as acomodações para gerenciar. Não é uma boa prática trabalhar com qualquer imóvel somente para aumentar o portfólio, pois propriedades ruins podem queimar a reputação do administrador;
  • Entrar em contato com o hóspede durante a estadia para oferecer dicas, mostrar-se preocupado e, automaticamente, ficar sabendo de forma antecipada sobre um possível problema;
  • Analisar o que pode ser feito para evitar que o episódio ocorra novamente;
  • Responder avaliações negativas com seriedade e sinceridade;
  • Caso uma avaliação negativa seja injusta, entrar em contato com a OTA e solicitar a retirada do comentário.

Leia também: Recebi avaliação negativa do hóspede, e agora?

5. Possuir um plano de crescimento

Estabelecer um plano de crescimento desde o princípio ajuda a antecipar a expansão do negócio e fazer com que o crescimento ocorra de forma ordenada. Este plano deve responder aos seguintes pontos:

  • Meta de acomodações para daqui um ano.
  • Quantos contratos são necessários por mês para chegar a esse número.
  • Ações para atingir a meta.
  • Números de pessoas para dar conta de gerenciar todas as acomodações de forma profissional e lucrativa.
  • Receita atual e valor disponível para investir.

Clique aqui para fazer um Plano de Crescimento para o seu negócio com um dos nossos consultores

6. Acompanhar a saúde financeira do negócio

É preciso estar atento às entradas e saídas, além de conseguir identificar de forma imediata questões como:

  • Canais de anúncio que geram mais lucro;
  • Maiores despesas;
  • Gastos desnecessários;
  • Propriedade que traz mais lucro;
  • Possibilidades de otimizar o lucro.

Inicialmente, muitos dos administradores de aluguel de temporada de sucesso utilizavam planilhas para efetuar o controle financeiro do negócio, mas com o tempo viram a necessidade de contar com um sistema para otimizar as transações e obter dados mais facilmente.

Se você ainda não faz este controle de forma alguma, é hora de rever esse ponto, experimente baixar nossa Planilha Grátis de Gerenciamento de Aluguel de Temporada. Mas, se já faz o controle em planilha e quer avançar, a Stays dispõe de ferramentas financeiras específicas para aluguel de temporada.

7. Trabalhar com tarifas dinâmicas para lucrar mais

Este é mais um dos hábitos dos administradores de aluguel de temporada. Utilizar somente fins de semana e feriados como parâmetro para mudar as tarifas é super básico e nem sempre funciona da melhor maneira para gerar mais lucro, pois algumas acomodações podem ter maior procura durante a semana, especialmente se estiverem localizadas em centros comerciais.

Os verdadeiros profissionais de aluguel de temporada fazem uso da estratégia de revenue management, que inclui algumas técnicas de precificação com resultados incríveis, levando em consideração as características de reserva de cada propriedade. De forma geral, o que ocorre é o seguinte:

  • O preço começa no seu ponto mais alto (tendo uma base aceitável);
  • Conforme o tempo vai passando o valor ajusta-se à tendência do mercado;
  • E, se for preciso, reduz de valor para conseguir ocupar a acomodação com reservas de última hora.

Se você se interessou sobre esta técnica, confira o post Tudo o que você precisa saber sobre revenue management para aluguel de temporada. Nele você vai entender toda a essência e por onde começar a aplicar a estratégia.

Agora que você está por dentro dos hábitos dos administradores de aluguel de temporada de sucesso, aproveite para seguir a Stays no Facebook e Linkedin. Toda semana publicamos conteúdos gratuitos que vão te ajudar a expandir horizontes e tornar seu negócio cada vez mais rentável.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar:

blog 2022 04 28T093029.454
Administração
Sven dos Santos

Revenue management no aluguel de temporada: entenda o que é e como aplicar

Na ânsia de conseguir um bom resultado, boa parte dos proprietários infla o preço cobrado pela estadia em suas propriedades. Com base em nossa experiência de mercado, nós atestamos e até entendemos tal comportamento, principalmente tendo em vista o crescimento no número de opções de hospedagens por curto período de tempo. Mas não podemos compactuar com essa prática. Neste post, nós queremos encorajá-lo a conhecer e adotar as ações previstas dentro do conceito de revenue management para aluguel de temporada. Veja:

Leia mais »