Turismo de bem-estar: como o seu negócio de temporada pode se beneficiar dele

O estilo de vida acelerado imposto em algumas cidades do mundo tem provocado mudanças comportamentais no estilo de viagem buscado pelas pessoas. Em fins de semana, feriados e nas próprias férias, cresce a procura pelo turismo de bem-estar, que é aquele que proporciona relaxamento físico e mental aos turistas. A estimativa da Global Wellness Summit é de que este nicho esteja se expandindo cerca de 50% mais rápido que o mercado turístico em geral, inclusive com reflexos no Brasil e no aluguel por temporada.

O público do turismo de bem-estar é responsável por 586 milhões de viagens por ano, segundo a mesma organização. O montante corresponde a 15% do turismo mundial, ficando atrás somente das viagens motivadas por razões culturais.

Este perfil de viajante costuma gastar 130% a mais do que outros, sendo, portanto, altamente lucrativo. A GWS garante que o turismo de bem-estar movimenta US$ 639 bilhões no mundo todo. Exercícios físicos, meditação, massagens, gastronomia saudável e beleza estão entre as atividades mais procuradas neste tipo de viagem, conforme o Virtuoso Luxe Report, que é uma pesquisa anual sobre turismo realizada por uma rede internacional de agências especializadas em viagens de luxo.

Historicamente, brasileiros praticam o turismo de bem-estar no exterior, mas recentemente o país tem se destacado na oferta desse tipo de destino e de atrações. Pelo menos foi o que mapeou o Airbnb no início de 2019, quando identificou o Brasil como um dos 10 países que mais oferecem experiências relacionadas ao turismo de bem-estar. Atividades de saúde e de bem-estar oferecidas por meio da plataforma aumentaram mais de 500% em 2018 quando comparadas ao ano anterior, sendo os idosos e os millenials os principais responsáveis pelo crescimento.

Como unir aluguel de temporada e turismo de bem-estar

O turismo de bem-estar não se restringe aos resorts, podendo ser praticado por viajantes que optam pelo aluguel de temporada e por experiências que os aproxime das pessoas locais. Destacamos as 4 dicas para que você possa aproveitar esta tendência no seu negócio. Acompanhe:

1. Faça pequenas adaptações na sua propriedade

Não é preciso construir um SPA em casa para se beneficiar da tendência do turismo de bem-estar. Ao disponibilizar um conjunto básico de ginástica, como dois colchonetes, pesos e halteres, você pode atrair pessoas interessadas em manter os exercícios físicos em dia, além da yoga ou da meditação.

Bicicletas também são outras opções que, se igualmente informadas no anúncio, contemplam viajantes em busca de saúde. Adaptações mais drásticas, como a instalação de um ofurô ou de uma banheira de hidromassagem, não devem ser descartadas. Especialmente se você dispuser de orçamento e de espaço para isso.

2. Promova o destino, se for de bem-estar

O Brasil tem se destacado no turismo de bem-estar, principalmente porque é cercado por uma natureza exuberante. Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Sao Paulo (SP), Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG), que são as cidades com o maior número de experiências do Airbnb relacionadas à saúde e ao lazer, comprovam esta teoria.

Caso a cidade em que você atua com aluguel de temporada seja alguma dessas ou tenha igualmente apelo para isso, promova o destino como um espaço propício para o bem-estar dos visitantes. Faça com que as pessoas saibam que a sua região é ideal para relaxar e manter a saúde em dia. O ideal é que você use o seu site próprio e as redes sociais para esse tipo de comunicação.

turismo de bem estar

3. Crie experiências específicas de wellness

Outra alternativa para surfar na onda do turismo de bem-estar sem mudar as características do seu imóvel consiste em passar a oferecer experiências relacionadas. Por meio do Airbnb, por exemplo, é possível trabalhar com esse tipo de serviço, além de se inspirar com quem já trabalha assim.

Na categoria de wellness, a experiência mais reservada no Brasil em 2018 foi Yoga na praia Arpoador, no Rio de Janeiro, principalmente pelas viajantes mulheres. Os homens, por sua vez, preferiram o Passeio à Ilha do Campeche, em Florianópolis, que é um passeio de barco em um local paradisíaco em Santa Catarina. No mundo, Meditate with a Shaman, Bali Healer and Holy Bathing Tour e Exclusive Quality Sunset Bike Ride ficaram entre as 15 experiências mais buscadas.

4. Forme parceria com clínicas, SPAs ou restaurantes saudáveis locais

Pesquise, na sua cidade e nas redondezas, a existência de clínicas de bem-estar, SPAs e até de restaurantes focados em gastronomia saudável. A ideia é que você tente estabelecer uma parceria com essas empresas a fim atrair viajantes desse tipo de turismo e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia local. Pense, por exemplo, em oferecer um desconto de 10% para os seus hóspedes que comprarem um pacote detox e cheque, sequência, se o estabelecimento em questão estaria disposto a fazer o inverso com as suas acomodações.

Esperamos que você se sinta encorajado a investir no turismo de bem-estar. Há um potencial enorme nessa fatia do mercado. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de compartilhar conosco.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: