5 dicas de segurança Airbnb no aluguel de temporada para quem é anfitrião

O selo de verificação Airbnb Plus foi lançado há pouco tempo, mas já demonstrou ser um incentivo para que anfitriões, proprietários e administradores do aluguel de temporada profissionalizem-se cada vez mais em torno da atividade. Uma das exigências para que um anúncio tenha a “medalha” de qualidade nesta Online Travel Agency (OTA) é o investimento em proteção física aos visitantes, que se reflete em todos os outros anúncios ativos que existirem e até mesmo na manutenção da propriedade. Pensando neste contexto, o artigo de hoje é destinado a quem procura recomendações de segurança Airbnb.

Segurança Airbnb = detector de fumaça, mas não somente

O Airbnb, principal OTA da locação de curta duração, tinha uma meta de que, até 2014, todas as propriedades anunciadas por meio de seu site tivessem detectores de fumaça e monóxido de carbono. A plataforma chegou a distribuir gratuitamente cerca de 36 mil aparelhos em uma promoção válida até 31 de dezembro de 2018 ou até que acabasse o estoque. Ainda não se sabe o êxito da campanha, mas um novo empurrão para isso foi dado com o Airbnb Plus.

Para diferenciar-se da concorrência, os anfitriões precisam ter o detector e, mais do que isso, indicá-lo explicitamente em seus anúncios. Até porque incêndios costumam ser as ocorrências mais comuns, por isso a insistência com o item, que pode ser comprado por valores que começam em R$ 80 e ultrapassam os R$ 1 mil. Os aparelhos devem ser instalados em cada andar da casa, bem como precisam ser testados com regularidade.

A plataforma ainda dá outras dicas de segurança Airbnb já que, certamente, a proteção extrapola o dispositivo. Além de disponibilizar pelo menos um extintor de incêndio em um local acessível como a cozinha, veja as 5 orientações abaixo:

Leia também – Sou um corretor de imóveis e quero começar a trabalhar com controle de aluguel de temporada

1. Respeite as regulamentações de segurança da sua região

Antes mesmo de instalar um detector de fumaça, procure saber se a casa ou apartamento que você aluga para temporada está de acordo com os padrões e normas de segurança exigidos em sua região. Esse tipo de regulamentação costuma variar conforme a localidade.

Um exemplo é o Habite-se, que também é conhecido por Alvará Sanitário de Construção. Normalmente, esse tipo de documento é emitido após a realização de vistorias do Corpo de Bombeiros, cuja administração é diferente em cada unidade da federação. A prefeitura de cada cidade também é responsável por identificar a conformidade dos projetos antes mesmo de serem construídos.

2. Atente para a fiação elétrica

Incêndios acidentais também podem ser evitados com o reparo de qualquer fiação que estiver exposta. Esse cuidado, além de estar de acordo com as dicas de segurança Airbnb, é capaz de melhorar esteticamente o ambiente. Mais ainda se você aproveitar e, além de encapar, esconder os fios.

segurança airbnb

Também se certifique de que todos os equipamentos eletro-eletrônicos estejam instalados de forma segura e correta, além de possuírem os plugues em perfeitas condições. Assim, você evita a ocorrência de curtos-circuitos. Caso sejam equipamentos muito antigos, faça um orçamento para avaliar a possibilidade de trocar geladeira, chuveiro elétrico e ar condicionado, por exemplo, que são os itens que mais consomem energia elétrica.

Leia também – Como usar o Instagram para aluguel de temporada e atrair visitantes?

3. Eduque o seu público para a prevenção de acidentes

É dever do anfitrião remover obstáculos que possam causar choques, tropeços e quedas, assim como marcar esses lugares de maneira clara e aparente. Educar os visitantes para a prevenção de acidentes não é obrigatório, mas pode ser uma medida muito proveitosa e simples de ser executada. Pense em incluir algumas recomendações junto às regras da casa, que você pode deixar na forma de welcome book para hóspedes de temporada.

Peça, por exemplo, para que os viajantes não acendam velas perto de janelas e cobertores, ao alcance de crianças pequenas ou quando não tiver ninguém próximo. Encoraje-os a desconectar da tomada os aparelhos que não estiverem utilizando, como um notebook. Também incentive as pessoas que visitarem a sua propriedade a utilizarem as bocas traseiras do fogão, porque dessa forma os pequenos estarão mais seguros.

Leia também – Cancelar reserva: boas práticas para gerir tarifas reembolsáveis e não reembolsáveis

4. Lembre-se dos idosos e pessoas com deficiência

Pessoas de idade avançada ou com deficiência têm maiores chances de sofrerem uma lesão por queda. É possível minimizar esse tipo de ocorrência ao evitar a instalação de pisos escorregadios, disponibilizar um espaço propício para armazenamento de brinquedos infantis, certificar a estabilidade de escadas e corrimãos, além de iluminar esses locais adequadamente. Essas recomendações são ainda mais importantes se o seu espaço for largamente procurado por famílias. 

O banheiro é outro local que merece bastante atenção por quem se preocupa em cumprir as dicas de segurança Airbnb. Forneça tapetes de banho antideslizantes e instale corrimãos dentro do box. Isso tudo torna a sua propriedade mais acessível aos idosos no aluguel de temporada e, ao mesmo tempo, às pessoas que possuem algum tipo de limitação física.

Leia também – Como driblar o combate ao overturismo que atinge o aluguel de temporada?

5. Atente para o armazenamento de produtos de limpeza e medicamentos

Produtos de limpeza e até medicamentos vendidos sem receita médica devem ser alvo das medidas de proteção e segurança Airbnb. Afinal, podem contaminar os visitantes se armazenados indevidamente. Pense em instalar travas de segurança nos móveis do banheiro e da área de serviço para evitar que sejam descobertos acidentalmente pelos pequenos.

Portanto, mantenha esses produtos fora do alcance de crianças, de preferência em um armário alto e trancado. No entanto, deixe um espaço livre para que os hóspedes guardem seus próprios itens pessoais.

Possui alguma dúvida ou tem outra dica de segurança Airbnb para manter os viajantes sãos e salvos, além de proteger a sua própria propriedade? Escreva abaixo nos comentários.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

1 comentário em “5 dicas de segurança Airbnb no aluguel de temporada para quem é anfitrião

  1. Iron Mascarenhas Iron Mascarenhas

    Eu já utilizei bastante AIR BNB, mas nunca tinha pensado em ser um anfitrião.
    Ótimo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar:

blog 2022 04 28T093029.454
Administração
Sven dos Santos

Revenue management no aluguel de temporada: entenda o que é e como aplicar

Na ânsia de conseguir um bom resultado, boa parte dos proprietários infla o preço cobrado pela estadia em suas propriedades. Com base em nossa experiência de mercado, nós atestamos e até entendemos tal comportamento, principalmente tendo em vista o crescimento no número de opções de hospedagens por curto período de tempo. Mas não podemos compactuar com essa prática. Neste post, nós queremos encorajá-lo a conhecer e adotar as ações previstas dentro do conceito de revenue management para aluguel de temporada. Veja:

Leia mais »