Como promover o turismo doméstico no Brasil por meio do aluguel de temporada?

Com as fronteiras fechadas para estrangeiros e com o dólar e o euro nas alturas por conta da Covid-19, é provável que o turismo doméstico no Brasil se fortaleça nos próximos meses, você não acha? Essa é a nossa aposta. Afinal, sem turistas internacionais, os brasileiros serão os primeiros a viajar pelo próprio país, que será a preferência no período pós-pandêmico. 

Isso já vem acontecendo em outros países. Em Portugal, por exemplo, o governo lançou a campanha “Férias cá dentro” para incentivar os portugueses a viajarem pelo próprio país durante o verão. Dessa forma, o caminho para a recuperação econômica finalmente parece começar a aparecer durante o desconfinamento. 

Leia também: Quais tipos de imóveis de temporada podem se sair melhor ao longo e após a pandemia?

Nós estamos confiantes de que acontecerá o mesmo por aqui. Por isso, você precisa preparar-se para receber a demanda de turismo doméstico no Brasil, principalmente se não estiver acostumado ao público nacional. Podemos garantir que os turistas estão sedentos por viagens, viu?

Abaixo, separamos as melhores dicas sobre o assunto. Mas antes destacamos alguns números levantados pela AirDNA sobre as tendências de recuperação pós-Covid-19 do setor de aluguel por temporada, que podem ajudar a planejar as ações. Veja: 

Recuperação do mercado após a pandemia

Se ainda resta alguma dúvida de que o novo coronavírus abalou o mercado internacional de viagens, os números apurados pela nossa parceira deixam claro que o estrago foi grande. Mas a pesquisa também já dá sinais de retomada, o que é uma boa notícia para o turismo doméstico no Brasil, que deverá ser o protagonista da vez. 

Após o pior período em termos de novas reservas, que aconteceu na semana de 5 de abril, em 18 de maio houve uma recuperação notável que atinge índices anteriores ao Covid-19. A diferença foi de 916 mil para 2,08 milhões de reservas totais contabilizadas no Airbnb e Vrbo

Apesar do aumento global, cada local reage de determinada maneira, principalmente relacionada ao enfrentamento da pandemia em termos econômicos e de saúde pública. A Nova Zelândia, cuja gestão da primeira-ministra Jacinda Adern vem sendo elogiada ao redor do globo, é o país que registrou maior número de novas reservas. Para sermos mais claros: um aumento de 465%, mesmo com o início do inverno. 

Ao analisarmos o gráfico abaixo, percebemos que o mercado de aluguel de temporada na América do Sul ainda não voltou a crescer. É válido destacar que, como a pandemia chegou por último aqui, a retomada também será posterior. Até porque agora é que as restrições de viagens internas começaram a ser suspensas, não é mesmo? 

Leia também: Covid-19: Por que Gramado e outras cidades chegaram a proibir o aluguel de temporada?


turismo doméstico no Brasil

O papel do turismo doméstico no Brasil

Ainda segundo os números da AirDNA, é possível identificar que os mercados menos dependentes do turismo internacional estão se saindo melhor durante o momento atual de retomada.

Enquanto as cidades com mais viajantes domésticos têm uma taxa de recuperação de 92%, as que dependem de hóspedes internacionais têm uma média de apenas 57%. Exemplo claro disso é os Estados Unidos, cujo setor de aluguel de temporada já está crescendo somente com os turistas nacionais. 

Como o turismo doméstico no Brasil também é forte, estamos convencidos de que ele irá sustentar a volta das atividades de temporada por aqui. Essa também é a percepção do Ministério do Turismo, que consultou 400 agentes de viagem para medir as perspectivas do setor quanto à retomada do turismo e às tendência de mercado. 

Para 55% dos entrevistados, a retomada do turismo será mais rápida no mercado doméstico. A procura por destinos nacionais também foi apontada como uma tendência, assim como o turismo de saúde e destinos menos frequentados. O estudo também constata uma possível mudança no perfil dos turistas brasileiros. 

Após o confinamento, agências esperam uma maior demanda de clientes em busca de viagens a lazer e para visitar amigos e familiares. Destinos e serviços que proporcionem bem-estar e contato com a natureza são citados, pela maior parte dos consultados, como segmentos em alta na retomada do turismo.

Promovendo o aluguel de temporada para os brasileiros

Munidos de informações, vamos agora às dicas para promover o turismo doméstico no Brasil por meio do aluguel de temporada. Confira: 

  • Cheque o idioma dos seus anúncios

Se você está acostumado a receber muitos turistas de fora, é provável que tenha a sua comunicação toda em inglês ou espanhol. Sugerimos, agora, que faça os devidos ajustes, principalmente nos anúncios, para que seja incluída uma versão também em português. Como sabemos, nem todas as pessoas por aqui são fluentes em outro idioma. 

  • Divulgue o seu destino pelas redes sociais

Por ser um país continental, é comum encontrar brasileiros que conhecem mais do exterior do que do próprio país. Você pode explorar esse aspecto para divulgar amplamente o seu destino, em especial aquelas localidades menos conhecidas. Nós já falamos aqui no blog como o Instagram é fundamental para o aluguel de temporada, né? 

Uma ideia de publicação interessante consiste em demonstrar como é possível encontrar locais tão ou mais atrativos no Brasil do que no restante do mundo. 

Você pode brincar com as semelhanças entre destinos como: Arraial do Cabo (RJ) e Caribe; São Paulo (SP) e Nova Iorque; Lençóis Maranhenses (MA) e Deserto do Saara; Cataratas do Iguaçu (PR) e Niagara Falls. Também é possível explorar as particularidades de alguns destinos: não há nada como a Cidade Maravilhosa, não é mesmo? 

  • Sugira road trips com o seu espaço como base

Outra tendência pós-pandemia serão as viagens de carro, para destinos de até 3 horas de distância, principalmente em meio à natureza. Isso quer dizer que você pode segmentar campanhas de marketing (anúncios, redes sociais e e-mails) para quem mora em um raio de em média 300 km do seu espaço, mas não é só isso.

Já que os aviões serão deixados de lado, nada melhor do que sugerir para o seu público-alvo algumas opções de road trip. Para quem aluga casas de férias em Florianópolis (SC), por exemplo, há inúmeras sugestões de roteiros em cidades próximas para fazer bate-volta. 

São exemplos: Guarda do Embaú, Bombinhas e até o Vale Europeu. Dessa forma, a reserva no seu espaço fica mais atrativa, além de segura. Não se esqueça de publicar isso nos seus canais de divulgação, hein? 

  • Mostre os cuidados que está tomando em relação ao coronavírus

Por falar em segurança, é imprescindível comunicar aos viajantes as precauções que estão sendo tomadas no seu negócio para evitar a disseminação da Covid-19. Se você estiver seguindo o Programa Avançado de Limpeza do Airbnb, o que nós recomendamos fortemente, os turistas precisam saber disso. O mesmo vale para o caso de você aguardar 72 horas entre os hóspedes.

Inclua as informações no anúncio e também no momento do check-in. Você pode, por exemplo, deixar um bilhete de boas-vindas que também conte o passo-a-passo de desinfecção seguido pela sua equipe para recebê-los de forma tranquila. Isso vale tanto para promover o turismo doméstico no Brasil, quanto para qualquer tipo de viagem no futuro. 

Leia também – Self check-in: como oferecer check-in automático no aluguel por temporada

  • Ajuste as condições de reserva e cancelamento

Como o período atual é de muita incerteza, você precisa fazer o esforço de manter a política de cancelamento flexível. Pode ter certeza que os viajantes nacionais darão prioridade aos anúncios que permitem cancelar ou remarcar sem custos. O mesmo vale para as reservas last minute, que são aquelas feitas de última hora e que são tendência atualmente. 

Para compensar, aconselhamos que você invista na atração de estadias mais longas. É claro que os turistas vão querer ser recompensados com descontos caso escolham ficar mais do que um fim de semana ou feriado. Mas lembre-se que você também irá ganhar em aumento da taxa de ocupação e em tempo com a logística de check-out e novo check-in minimizada. 

Leia também: Aprenda a desinfetar imóveis de temporada para prevenir a disseminação do coronavírus

  • Leia também – Gestor de canais de hospedagem: as 8 dúvidas mais comuns respondidas
  • Espaço, segurança e conforto. Esse é o trio buscado por quem viaja e se hospeda atualmente. Nesse sentido, o aluguel de temporada sai na frente dos hotéis, podendo beneficiar-se em larga escala da ascensão do turismo doméstico no Brasil. 

    Você concorda? Deixe a sua visão ou dúvida no espaço dos comentários.

    David Cavalcanti

    Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

    2 comentários em “Como promover o turismo doméstico no Brasil por meio do aluguel de temporada?

    1. andre pereira da silva andre pereira da silva

      Claro que sim. Nesta crise epidemiológica, as casas de temporada oferecem menor risco do que hotéis – onde tem mais entra e sai de gente se hospedando e circulando em serviço…
      Não creio que adianta muito criar selos de qualidade de limpeza para hotéis, pois, todo mundo sabe que os funcionários que trabalham nos hotéis moram nas periferias das cidades – onde a COVID-19 corre solta…
      Portanto, além da maior economia e privacidade, as casas de temporada (limpas segundo protocolos internacionais) oferecem muito mais segurança sanitária que os hotéis…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Baixar Guia
    Quero uma demonstração

    Você também pode se interessar: