Tudo o que você precisa fazer para seus hóspedes voltarem (e recomendarem seu imóvel aos amigos)

Quando o comissário de bordo anunciou o momento da aterrissagem, eles olharam entre si. Deram as mãos, felizes. Do desembarque e do carregar das malas até o check-in, o sorriso não saiu do rosto. O quarto, tão familiar em que estiveram antes, os acolhia de novo.

Vieram de longe atrás daquele conforto. E que saberiam que teriam naquele lugar.

Gostou da história acima? Quando o assunto é aluguel para temporada, só existe uma coisa melhor do que o cliente que aluga – é o cliente que retorna! E para aumentar ao máximo as chances de você criar esse laço entre o hóspede e o imóvel, vamos falar sobre o que não pode faltar e os detalhes que fazem toda a diferença na sua locação.

Será que ele volta? Como saber:

hospede-feliz-01

 

Não importa se você possui apenas um ou vários imóveis para alugar na temporada. Em ambos os casos, existe uma proporção muito simples que determina se o seu cliente volta ou não:

“Quanto mais satisfeito o hóspede no check-out, maior as chances de gerar outro check-in”

Simples, não acha? Quando um cliente se sente satisfeito com a sua hospedagem, seja por férias, à trabalho ou simplesmente turismo, torna-se muito mais prático voltar para a mesma oferta de aluguel do que procurar de novo. Mais do que isso, também pode indicar aos mais próximos! O Vacation Rental Marketing Blog aponta que 56% das pessoas procuram indicações de hospedagem entre amigos e familiares. Já deu de entender a importância, né?

A lógica é simples, mas os detalhes dela, não. Estar satisfeito não é receber o mínimo proposto. O cliente já espera o conforto e o bem-estar da hospedagem – do contrário, não teria escolhido aquela oferta. E se ela não cumprir o mínimo do esperado, bem, alguém sairá batendo o pé no chão, e pode apostar, reviews negativas vão rolar. E isso é a última coisa que queremos.

Estar satisfeito é ter uma experiência altamente positiva com o espaço e atendimento. E isso está presente desde a estrutura da sua oferta até os mínimos detalhes.

Além do básico: práticas que aumentarão a qualidade da oferta

restaurant-bern-179046_960_720

Um atendimento de qualidade é muito mais do que manter o básico. Limpeza e manutenção do local em dia, bom estado dos móveis e utensílios disponíveis, agendamentos na hora da entrada e saída – tudo isso já deve fazer parte do que você oferece.

Vamos partir do pressuposto que todas as questões acima já estão resolvidas. Como podemos realmente fazer a diferença nos nossos imóveis?

 

1. Coloque-se no lugar do cliente

 

Imagine você entrando naquele imóvel que você passou tanto tempo escolhendo e pareceu a melhor ideia. Mas é a primeira vez que você põe os pés na região e não sabe nada sobre as redondezas. Do que sentiria falta? O que seria essencial saber?

Antecipar essas necessidades com os seus conhecimentos na região e registrá-las num folder ou enviá-las por e-mail já é um bom começo. Aponte pontos de referência e locais de interesse comuns, como farmácias, supermercados, terminais de ônibus e restaurantes. Listar possíveis atividades também é um plus. A região possui pontos turísticos? Algum passeio ao ar livre, trilha ou entretenimento turístico? Não deixe de indicar!

Para facilitar esta tarefa, a Stays oferece o Kit Grátis do Administrador, com um material de template para indicar pontos interessantes ao visitante.

 

2. Antecipe e personalize as ofertas com base no perfil do hóspede

 

Nem todo hóspede procura a mesma coisa num imóvel. Se você é um empresário que está de viagem à negócios não vai ver vantagem (provavelmente) num quarto com jogos de tabuleiro e utensílios domésticos. Agora, se você está à passeio de férias com a família, talvez não ache que uma rede a fibra ótica, computador e transporte 24h façam a diferença.

É importante pensar não só em quem aluga seu imóvel, mas também o que elas esperam da viagem. Para isso, duas etapas são importantes:

 

  • Faça contato prévio por e-mail para maiores detalhes: assim que fechar a locação de temporada, envie um e-mail com informações básicas sobre a oferta, juntamente com perguntas simples sobre suas atividades e interesses;

 

  • Organize “pacotes de vantagens” com base nos perfis de visitantes: alguns dias antes da chegada, providencie que diferentes vantagens, que podem ir desde utensílios de cozinha a acessos a canais de TV, possam ser oferecidas de acordo com o tipo do hóspede. Por exemplo: horários de transporte local, bicicletas ou tickets de descontos para grupos de viajantes, táxis e pontos comerciais para executivos.

 

No caso de você administrar várias propriedades, incorpore essa personalização na rotina de gestão dos imóveis. Você pode disponibilizar os pacotes adequados na hora do check-in com o hóspede, por exemplo.

 

3. Atenção antes, durante e depois da locação

 

Garantir que o seu imóvel seja o mais preparado possível para receber novos hóspedes é essencial. Estar disponível, ou manter alguém responsável para retirada de dúvidas durante a temporada ajuda a evitar problemas imediatos – que, se forem inevitáveis, agilizam a remediação.

Então, além do contato prévio e de disponibilizar contato por celular, peça um feedback sobre a estadia, assim como a avaliação da hospedagem. Você pode fazer isso através de um link personalizado do Google Forms por email ou até mesmo com um formulário impresso presente neste kit grátis da Stays.

Mais do que o esperado: os detalhes que fazem toda a diferença

bicycle-rental-1028952_960_720

Depois de investir tempo e criatividade nas personalização da sua oferta para que a estadia do cliente seja a mais doce possível, vem aí a cereja do bolo: os detalhes.

  • Crie parcerias com estabelecimentos locais: de acordo com o infográfico do RentalsUnited, parte das principais razões dos clientes não optarem por aluguéis de temporada envolvem as vantagens dos hotéis. Você pode aumentar suas chances propondo outros benefícios, como parcerias com lanchonetes, restaurantes e bares, com descontos para os hóspedes;
  • Sugira entretenimento fora da caixa: por conhecer o local do seu imóvel, provavelmente você também sabe melhor do que ninguém o que há de interessante na região. Procure montar um guia com opções menos comuns de lazer, como trilhas, apresentação de grupos regionais ou feiras locais;
  • Seja extra-atencioso na hora do check-out: na hora do check-out, mostrar o quanto o cliente é especial é tão importante quanto recebê-lo bem. Demonstrar isso através de um cartão escrito à mão, algum postal ou brinde do local são formas de tornar esta apreciação palpável.
  • Mantenha contato com ofertas especiais: Outra opção interessante é mandar e-mails bimestrais com ofertas turísticas juntamente de descontos na locação.

 

 

“Ame-os, e deixe-os ir”

Todo o empenho para fazer com que seu imóvel para temporada seja acolhedor, eventualmente, trará não só seus clientes de volta e muitas recomendações, mas também satisfação pessoal e profissional para você. Tratar seus hóspedes como você gostaria de ser tratado e saber que o seu negócio fez parte de bons momentos dos viajantes é realizador e confortante. Por isso, use a criatividade e ofereça além de um aluguel de temporada cômodo: também coloque satisfação no seu pacote!

E você, como pretende fazer para que seus hóspedes voltem? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Crédito das fotos:  1 | 2 | 3 | 4

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

10 comentários em “Tudo o que você precisa fazer para seus hóspedes voltarem (e recomendarem seu imóvel aos amigos)

  1. Alquimiahospedagem@gmail.com Alquimiahospedagem@gmail.com

    David.
    Muito bom seus artigos.
    Tenho uma dúvida sobre reservas instantâneas.
    Para trabalhar simultaneamente com dois sites com a ferramenta de reserva instantanea, por exemplo, Booking e Airbnb, como garantir que não havera reserva simultânea para a mesma data? A importação de calendários é segura? Grato.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Não, a importação de calendários via ical pode demorar de 30 minutos a 6 horas para atualizar um calendário ao outro. O mais seguro é utilizar um gestor de canais. Sucesso nas locações!

  2. maria angela maria angela

    Muito atencioso o seu artigo. Fiquei satisfeita ao ver que já faço alguns dos “mimos”, com grande prazer. Obrigada.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Maria Angela! Realmente oferecer “mimos” faz muita diferença e contribui para fidelizar hóspedes. Fico contente que você já esteja aplicando. Abraço!

  3. maria angela maria angela

    Muito atencioso o seu artigo. Fiquei satisfeita ao ver que já faço alguns dos “mimos”, com grande prazer. Obrigada.

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Olá, Maria Angela! Realmente oferecer “mimos” faz muita diferença e contribui para fidelizar hóspedes. Fico contente que você já esteja aplicando. Abraço!

  4. Jane Reis Jane Reis

    muito bom o seu artigo

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Muito obrigado, Jane!

      Comente sempre com suas opiniões.

  5. Jane Reis Jane Reis

    muito bom o seu artigo

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Muito obrigado, Jane!

      Comente sempre com suas opiniões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: