O que você acha que tem poder para encher os olhos de uma pessoa quando ela está pesquisando por aluguel de temporada? São vários fatores, é claro, mas como o ser humano dá muita importância para o que pode ver, as imagens são decisivas para criar a percepção sobre um imóvel.
Mais do que mostrar a estrutura da propriedade, as fotos transmitem sensações. É por isso que investir em imagens de qualidade, produzidas com técnica e cuidado estético, tem que ser uma das prioridades de um anfitrião. Afinal, as fotos retratam melhor do que qualquer palavra a experiência que o anfitrião está disposto a oferecer aos seus hóspedes.
Se possível, o trabalho deve ser conduzido por um profissional de fotografia especializado em arquitetura. Mas, caso não seja viável, algumas orientações precisam ser seguidas para garantir um resultado satisfatório nas fotos feitas com celular.
Siga a leitura deste artigo para saber algumas dicas de como garantir boas imagens para divulgar o seu imóvel!
Qual é a importância da fotografia para o aluguel de temporada?
As imagens são recursos essenciais para negócios que atuam no mercado de hospedagem. No aluguel de temporada, um anúncio que não tem fotos dificilmente atrai interessados. Aliás, quanto mais imagens, melhor tende a ser o retorno. Segundo informações do Airbnb, as acomodações anunciadas com 11 a 20 fotos possuem taxa de ocupação 50% maior do que aquelas com menos de 10 fotos.
Se você observar a forma como as principais plataformas de aluguel por temporada organizam os anúncios, perceberá que a foto de capa é um dos elementos de maior destaque no resultado das pesquisas. Já na página de anúncios, a galeria de imagens costuma ficar no topo. Isso mostra o quanto as fotos influenciam em cliques e conversões.
Além das plataformas, as redes sociais também exigem um conteúdo visual variado. Para manter presença no Instagram, por exemplo, é preciso contar com um repertório de imagens que permita mostrar as qualidades do imóvel e da região onde está localizado. Essas fotos, quando usadas em conjunto com textos bem produzidos, funcionam como um verdadeiro chamariz de hóspedes.
Como escolher um profissional de fotografia
As imagens são protagonistas na divulgação de um imóvel por temporada, então, nada mais justo do que confiá-las nas mãos de quem entende do assunto. A contratação de um profissional de fotografia traz um olhar apurado e experiente para a produção das fotos, com conhecimento sobre quais atributos influenciam na tomada de decisão dos hóspedes.
Com apenas uma sessão de fotos, os fotógrafos entregam um pacote de imagens editadas que podem ser amplamente exploradas em anúncios e redes sociais. Não há dúvidas de que vale a pena o investimento!
Veja a seguir o que você deve analisar na escolha de um profissional para fotos de imóvel por temporada.
Especialidade em arquitetura
A fotografia envolve áreas bastante distintas. Geralmente, os profissionais se especializam em um ramo e adquirem equipamentos adequados para o tipo de imagem que mais produzem. Os fotógrafos de arquitetura, principalmente aqueles que trabalham com meios de hospedagem, são mais indicados para registrar imóveis de temporada. Com tecnologia e repertório direcionados ao segmento, fica mais fácil atender as necessidades dos anfitriões.
Análise de portfólio
Antes de contratar um profissional, analise o portfólio de trabalhos anteriores. Mesmo no nicho de fotografia de arquitetura há diferentes perfis de trabalho. O anfitrião deve estabelecer parceria com o estilo que mais condiz com o que se deseja comunicar. A forma de retratar um imóvel de luxo, por exemplo, pode ser diferente da usada em propriedades descontraídas e rústicas.
Foto: reprodução Airbnb
Antes das fotos: preparação do imóvel
Para que uma sessão de fotos seja bem-sucedida, o anfitrião deve se dedicar à ambientação prévia do imóvel. Ou seja, preparar os cômodos para que transmitam sensações agradáveis nas imagens. O objetivo é fazer com que os futuros hóspedes se surpreendam com a experiência que a propriedade tem a oferecer.
São detalhes simples, mas que transformam o resultado das fotos. Uma cama bem arrumada, com enxoval limpo e confortável, faz grande diferença nos registros do quarto. Já nas áreas comuns, como cozinha, sala de estar e varanda, é possível simular uma mesa posta com pães e bolos ou dispor uma xícara de café ao lado de um livro.
Criar cenários utilizando elementos decorativos deixa a atmosfera do imóvel muito mais convidativa. Só tome cuidado para não criar expectativas equivocadas: mostre nas imagens o imóvel de forma realista e, caso apareça algum item não ofertado durante a estadia (como cesta de café da manhã), inclua a informação na legenda.
Durante as fotos: em quais pontos prestar atenção
Os anfitriões que optam por contratar um profissional de fotografia não precisam se preocupar com questões técnicas. Mas quando as fotos são produzidas de modo independente, esses aspectos não podem passar despercebidos. Atente-se aos pontos listados abaixo:
Resolução
As principais plataformas de aluguel por temporada já possuem um padrão de qualidade recomendado para as imagens. Na Booking.com, é de 1280 x 900 pixels, e no Airbnb, 1024 x 683 pixels. Configure o seu celular para atender a essas resoluções mínimas.
Iluminação
Prefira fazer as fotos pela manhã e abra as cortinas para permitir a entrada de luz natural. Lembre-se de fazer as fotos de costas para as janelas, com o ambiente à sua frente. Em fotos externas, certifique-se de que todas as áreas da imagem estão com a mesma luz, seja na sombra ou no sol.
Ângulo
Mantenha o celular reto no momento de capturar as imagens. Se possível, use um apoio que faça a função de um tripé – encostar na parede pode ser uma solução. Centralize o principal elemento que você deseja destacar e adeque a altura do equipamento, sem apontá-lo para baixo ou para cima. Verifique se não há excesso de teto ou piso no enquadramento da foto.
Foco
Use na divulgação do seu imóvel apenas imagens com nitidez completa. Logo depois de fazer o registro, cheque na própria câmara se o foco está bom e, caso necessário, refaça a foto.
Depois das fotos: edição
Mesmo com todos os cuidados, as imagens ainda precisam ser editadas para que se aproximem do resultado profissional. Existem vários aplicativos gratuitos que ajudam nessa tarefa, como o Lightroom e Snapseed. Mas não use correções automáticas ou filtros! Ajuste manualmente – e de forma sutil – luz e contraste.
Essas são só algumas dicas de como aproveitar as imagens para aprimorar a comunicação do seu imóvel, mas ainda dá para fazer muito mais. Assista às palestras sobre marketing para hospedagens do staysup 2021 e aprenda com especialistas!
3 comentários em “Saiba como garantir imagens de qualidade no anúncio do seu imóvel de temporada”
Estou na Stays há pouco tempo e já vi resultado. Faço votos que continue firme e forte nos auxiliando no alulguel de temporada.
Marta, que maravilha ler sobre a sua experiência. Obrigado pela confiança e parceria. Vamos juntos!
Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.