Não é surpresa que o ano de 2020 não foi dos melhores para o turismo; conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atualmente, o setor está operando com apenas 39% da sua capacidade mensal de geração de receitas.
Além disso, as atividades turísticas já somam um prejuízo de R$ 245,5 bilhões desde o agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil. E, com o agravamento da pandemia do novo coronavírus em diferentes regiões do País, o ritmo de perdas do turismo deve voltar a se agravar.
Assim, investir em maneiras de atrair turistas para sua hospedagem se torna ainda mais importante nesse cenário não tão positivo que se estende ainda em 2021. Uma das saídas é investir em marketing para turismo, mostrando o que há de melhor na sua propriedade, na sua cidade e na sua região.
Por isso, neste post listamos algumas estratégias que você pode usar para chamar a atenção para o seu negócio. Então, acompanhe e boa leitura!
Como funciona a demanda turística
A demanda turística se configura a partir de consumidores impactados por produtos ou serviços turísticos que decidem viajar de sua moradia habitual para outros destinos. São pessoas que saem de onde vivem para atender desejos e necessidades como diversão, descanso, cultura, negócios etc.
Nesse sentido, o Brasil está bem servido, pois temos um País com uma oferta turística bastante diferenciada, o que, no contexto da pandemia, acaba gerando bastante oportunidades de explorar pontos diferentes: Amazônia, Cerrado, Nordeste, Pantanal, Serra Gaúcha, Sudeste…Em cada um desses locais há pessoas interessadas em visitar outros lugares, gerando mais demanda turística internamente.
Marketing para turismo: como atrair turistas para sua hospedagem
1. Conte com Big Data e Machine Learning
Quem trabalha na área de turismo pode aproveitar bastante os ganhos gerados por Big Data e Machine Learning (aprendizado de máquina), pois essas ferramentas são essenciais para gerar novas ideias e oportunidades no marketing turístico.
Isso porque os dados históricos, ordenados e organizados gerados a partir do comportamento dos usuários podem gerar um banco de dados capaz de gerar previsões a respeito das tendências no segmento do turismo.
Um exemplo são os softwares GDS, que têm como objetivo fazer uma intermediação eletrônica entre agências de viagens e companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos e operadoras, e funcionam realizando cruzamento de dados continuamente, detectando as tendências no setor.
2. Fique atento à tendência da busca por voz
A pesquisa feita por voz usando assistentes virtuais está crescendo cada vez mais. Para se ter uma ideia, relatórios do Google apontam que 27% da população mundial que está online usa pesquisa de voz no celular. Ou seja, é um mercado latente a ser investido.
Nos EUA, por exemplo, já se pode fazer reservas de passagem pela United Airlines ou fazer reservas e hotéis usando o comando de voz. E essa praticidade deve se expandir para todo o mundo.
3. Tome cuidado com comentários e opiniões sobre seu estabelecimento
Um comentário negativo ou uma opinião ruim sobre sua hospedagem podem ser uma verdadeira “mancha” na sua estratégia de marketing para turismo. Assim, cuidar da sua reputação online não é apenas uma alternativa, mas uma obrigação para você ter mais sucesso em suas campanhas para divulgar seu serviço.
Assim, além de cuidar dos comentários realizados nas páginas dos seus estabelecimentos nas plataformas de aluguel e hospedagem, acompanhe blogs, fóruns de opinião e redes sociais para detectar possíveis avaliações sobre sua hospedagem. E, caso receba uma opinião ruim, responda de forma educada e veja o que pode fazer para melhorar a experiência deste usuário.
4. Crie um plano de marketing para turismo
A melhor forma de alcançar as pessoas certas para atrair mais hóspedes é criar um plano de marketing para turismo. O principal objetivo desse plano deve ser compreender de maneira profunda quem é seu cliente. Apenas desse modo você saberá como atraí-lo e atendê-lo do melhor jeito possível.
Quanto mais você souber sobre esse usuário, mais você conseguirá ajustar suas estratégias de atração de clientes. Por isso, você precisa conhecer bem seu mercado de atuação para, a partir daí, desenvolver suas ações de marketing para turismo e atingir os objetivos que você deseja.
Esse planejamento pode ser voltado tanto para sua marca de maneira geral como para algum produto ou serviço que você deseja impulsionar. Assim, use-o como norteador para guiar todas as ações estratégicas a serem realizadas em seguida.
5. Conte histórias interessantes
Para atrair mais turistas para seu estabelecimento, não adianta forçar a barra e tentar apenas vender sua hospedagem. É necessário lançar mão de outras metodologias de marketing turístico, como storytelling, ou seja, contar histórias interessantes que estimulem a conexão entre possíveis consumidores e seu negócio.
Por exemplo, em vez de ficar apenas mostrando os aposentos do seu estabelecimento, que tal abordar algum ponto turístico ou acontecimento da sua região que se relacione direta ou indiretamente com seu negócio? Ou compartilhar a boa experiência de um usuário com sua hospedagem ou mesmo com a visita em sua cidade?
Afinal de contas, as pessoas não são movidas apenas pela intenção de comprar, mas principalmente pelos sentimentos que produtos e serviços conseguem gerar nelas.
6. Use aplicativos e torne seu site responsivo
Hoje em dia, cada vez mais as buscas online são mobile, e muitas delas estão relacionadas a hospedagens, viagens e voos. Além disso, o smartphone se tornou nosso principal meio de acesso à web. Ou seja, é preciso aproveitar as oportunidades do mobile.
No caso do turismo, muitas das buscas dos turistas se iniciam pelo celular, então, nada mais lógico do que oferecer seus serviços para ele por esse meio. Para isso, uma boa ideia é usar aplicativos mobile (criar um para si mesmo ou usar algum existente) para deixar a experiência do usuário mais fácil em relação ao seu negócio.
Outro ponto fundamental é que seu site seja responsivo. Em outras palavras, o conteúdo e design do seu site se moldará à tela do usuário, independentemente de ele estar acessando seu site pelo celular, computador ou tablet.
- Leia também – Site para aluguel de temporada: faça este checklist antes de lançar ou aprimorar o seu
7. Esteja presente nas pesquisas dos usuários
Atualmente, é muito difícil trabalhar o marketing para turismo sem estar bem classificado nos sites de pesquisa (em especial no Google). Assim, investir em se posicionar bem nos mecanismos de busca é imprescindível para qualquer negócio de hospedagem.
Afinal, se o usuário resolver ir além das plataformas de hospedagem e buscar no Google por “aluguel de casa de praia em Florianópolis”, seu site precisa aparecer nos primeiros resultados, ou você pode perder um cliente por não estar bem ranqueado.
Para aparecer nas pesquisas, você tem duas escolhas: pode investir em posicionamento por meio de táticas de otimização para mecanismos de busca (SEO) ou investir em anúncios na página de pesquisa (Google Ads).
8. Foque na oferta de experiências inesquecíveis
Cada vez mais, o turista não quer apenas um bom quarto e bons serviços de hospedagem, mas experiências personalizadas segundo os interesses dele. Ou seja, ele quer enriquecer sua bagagem cultural e vivenciar novas histórias.
Assim, você também pode investir seu marketing para turismo em atender a esses desejos, seja oferecendo esses serviços associados ou divulgando parceiros que ofereçam esses serviços.
Por exemplo, aborde passeios interessantes na sua região que são realizados por aquela empresa parceira de transportes, mas não ofereça pacotes turísticos, e sim uma experiência que seja inesquecível para seu possível cliente.
9. Esteja nas redes sociais
Perfis de negócios de hospedagem nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são indispensáveis para o contato e para as táticas de marketing turístico. Afinal, as redes sociais são um ponto de contato com usuários, e geram bastante engajamento.
Conheça as redes sociais e suas oportunidades, pois elas não funcionam da mesma maneira; cada uma deve ser gerenciada de forma diferente. Além das possibilidades de produção de conteúdo, você pode trabalhar remarketing – a criação de anúncios que aparecem para quem demonstrou interesse no seu tipo de negócio. Esses anúncios ajudam a fechar vendas com usuários que não concluíram reserva, por exemplo.
10. Trabalhe com influenciadores digitais
Se você tiver um orçamento extra em seu marketing para turismo, considere fazer parcerias com influenciadores digitais para impulsionar seus conteúdos e seu negócio. Influenciadores digitais têm alto poder de influência e ajudam a atrair possíveis hóspedes para ficarem em seu estabelecimento.
Se você não tem muita verba para isso, pense em trabalhar com microinfluenciadores pois, embora eles tenham menos seguidores, costumam ser mais nichados, o que pode aumentar as chances de conversão. E isso pode ser uma oportunidade ainda maior de negócio.
E você, como está pensando em investir em marketing para turismo em 2021? Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo nos comentários!
Veja mais:
1 comentário em “Marketing para turismo: como atrair turistas para sua hospedagem de temporada”
Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I’ll keep an eye out for your answers.