Site para aluguel de temporada: faça este checklist antes de lançar ou aprimorar o seu

Se você acompanha o blog da Stays, já deve saber da importância de ter um site para aluguel de temporada. O endereço próprio precisa ser incorporado aos outros canais de venda, como Airbnb, Booking e Expedia (as famosas Online Travel Agencies, também conhecidas por OTAs), para que seja colocada em prática uma estratégia de distribuição online assertiva.

Empolgados com a possibilidade de receber por reservas livres de comissionamento, alguns proprietários criam websites pouco efetivos para a locação de curta duração. Foi pensando nesse contexto que criamos a lista abaixo, onde abordamos as ferramentas e funcionalidades mais importantes de um site para aluguel de temporada.

Leia também: Como fidelizar hóspedes vindos de OTAs no aluguel de temporada

O que um site de aluguel por temporada precisa ter

Tenha este checklist em mãos antes de lançar ou aprimorar o seu website de aluguel de temporada. Veja:

  • Domínio próprio

Para começo de conversa, você precisa criar um domínio próprio que corresponda ao nome da sua empresa ou às palavras-chave do seu negócio. Um site de aluguel por temporada efetivo não pode estar alojado em domínios de terceiros. É preciso independência nesse sentido, inclusive para que você tenha total gerência sobre o que exibirá nas páginas. Um domínio próprio também é capaz de transmitir autoridade.

  • Logotipo em destaque

No canto superior esquerdo de um template para web customizável e de fácil gerenciamento. Esse é o local que você deverá destacar o logotipo do seu negócio dentro do seu site de aluguel por temporada. Estabelecer a “cara” da sua marca é um sinal de profissionalização, além de ser uma estratégia de marketing importante para que a empresa seja reconhecida no mercado. 

Leia também: Como fechar reservas sem anunciar em portais de aluguel de temporada

  • Imagens (fotos e vídeos) de qualidade

Pense no seu site de aluguel de temporada como uma vitrine própria. Diferentemente dos anúncios em OTAs, nesse espaço é possível organizar as informações da forma com que você deseja. Só não pode esquecer de acrescentar imagens atrativas, que chamem a atenção de quem está procurando por hospedagem em um “mar” de opções.

Por imagens, entenda tanto fotos quanto vídeos. Esse último, aliás, tem sido um recurso bastante explorado por anfitriões que desejam transmitir com fidelidade a casa ou o apartamento anunciados. Motor de reservas

  • Motor de reservas

Não é raro ver por aí sites de aluguel por temporada que permitem a reserva somente por meio do preenchimento de formulário. Além de ser moroso, esse processo afasta os hóspedes, principalmente porque impossibilita a reserva instantânea.

Por isso, é fundamental dispor de uma ferramenta chamada motor de reservas. Com ela, os visitantes podem checar o calendário de disponibilidade e o tarifário atualizados em tempo real. E, claro, conseguem finalizar a reserva em poucos cliques. Também é preciso um canal de pagamento integrado, que possibilite o pagamento online no ato da reserva.

  • Conversor de idiomas e de moedas

Uma vez na internet, o seu site de aluguel de temporada pode ser acessado por pessoas do mundo todo. Esse é o motivo pelo qual você deve incluir um conversor de idiomas, principalmente focando no espanhol e no inglês, e de moedas, pelo menos para demonstrar os valores em dólar e euro. Pense nos nômades digitais de todas as partes do planeta que pode atrair, inclusive em épocas de baixa temporada, já que é o perfil desse público, se fizer isso.

Leia também: Onde anunciar imóveis para atrair viajantes da América Latina

  • História da sua empresa

A área “quem somos” não deve ser deixada de lado no seu site próprio de aluguel por temporada. Além de transmitir confiança, contar a sua história aproxima as pessoas do seu negócio. Portanto, não deixe de explicar resumidamente como começou neste mercado, quem está do seu lado (nomeando, inclusive, o staff responsável pelo check-in e check-out) e qual é o seu objetivo (oferecer a melhor experiência de hospitalidade aos visitantes, por exemplo).

site para aluguel de temporada
  • Explicação do serviço oferecido

Levando em consideração que o aluguel de temporada é um serviço relativamente novo no Brasil e no mundo, recomenda-se que sejam incluídas no seu endereço na internet informações sobre a atividade. Aproveite para contar, nesta parte do site de aluguel de temporada, como você trabalha e por que diferencia-se da concorrência. Esta aba é uma deixa para que você inclua os termos e condições (onde podem estar explicitadas informações relativas ao contrato de aluguel de temporada, por exemplo) da sua empresa.

  • Reviews de hóspedes

Todas as pessoas que já se hospedaram nas suas acomodações, mesmo que sejam poucas, têm algo a dizer sobre a estadia. Tente extrair esses comentários de ex-visitantes a fim de exibi-los no seu site de aluguel por temporada. Privilegie, é claro, aqueles que ficaram nitidamente encantados pela experiência. As reviews funcionam como argumentos de venda e podem ser aquele “empurrãozinho” para alguém clicar no botão “reservar”.

Leia também: Como passar confiança com seu site e gerar mais reservas?

  • Ferramenta de chatbot

Por mais claras que possam ser as informações do seu endereço, as pessoas ainda assim podem ficar com dúvidas (o que pode ser um impedimento para a reserva). O ideal é que esses questionamentos sejam respondidos com agilidade, o que nem sempre telefone ou e-mail proporcionam. No lugar, você pode incorporar um robô de chat, que se mostra disponível 100% do tempo.

  • Espaço para atrair novos imóveis

Se você ainda estiver naquela fase de prospectar casas ou apartamentos a fim de aumentar o portfólio, é interessante que preveja no site de aluguel por temporada um espaço para isso. Trata-se de uma página onde proprietários interessados em delegar à sua empresa a administração do aluguel de seus imóveis podem entrar em contato. Geralmente, isso acontece por meio de um formulário simples e, posteriormente, a negociação é levada para outras plataformas.

  • Informações de contato

Pode parecer básico, mas há quem se esqueça de incluir dados de localização e de contato (e-mail, telefone e WhatsApp, principalmente) da empresa no site. Geralmente, é indicado que se tenha uma parte específica para isso. Mas também é interessante agrupar as informações de forma fixa no rodapé da página.

Leia também: A caça às OTAs e metasearches no Reino Unido poderá ter efeitos no Brasil?

  • Blog próprio

Nem todos os sites para aluguel de temporada possuem, mas um blog junto ao endereço pode proporcionar resultados surpreendentes. Nos referimos a um espaço onde você pode escrever sobre a cidade em que atua, as atrações e a programação, além de indicar os seus imóveis como opção de acomodação. Essa é uma estratégia de marketing focada, principalmente, em técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que posicionam o endereço nos primeiros resultados de busca e devem, inclusive, ser aplicadas em todo o website.

  • “Shopping” com serviços extras

O aluguel de temporada tem sido cada vez mais visto como um dos pilares da indústria da hospitalidade, que antes restringia-se à hotelaria. Nesse sentido, é correto pensar que os anfitriões têm criado estratégias para receber cada vez melhor os visitantes, mesmo que isso seja feito por meio da venda de serviços extras (como compras no supermercado).

Se você já estiver nesse patamar, deve pensar em criar uma página que funcione como se fosse um e-commerce. A ideia é que as pessoas possam adicionar os serviços juntos à compra da hospedagem. E, claro, possam agrupar no “carrinho” e pagar tudo junto.

  • Usabilidade e mobilidade

Além de ter fácil navegação, o seu site de aluguel de temporada também deve ser facilmente acessado a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Isso porque grande parte das reservas atualmente são feitas via mobile.

eBook Grátis: As métricas que todo mundo que trabalha com aluguel de temporada deve acompanhar

Conclusão

A lista de um bom site para locação de curta duração já está grande, mas nós poderíamos continuá-la: importação automática de pagamentos, área de promoções, criação de lista de imóveis favoritos por parte dos clientes e por aí vai. O que parecia ser simples, mostrou-se complexo, não é mesmo?

Nem tanto. Basta que você contrate quem entenda de site para aluguel de temporada. Aqui na Stays nós já desenvolvemos websites pelos quais nos orgulhamos. Veja os endereços da Rio Spot Homes e da Locar-in Gramado, que são verdadeiros cases de sucesso no mercado, para saber do que estamos falando.

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato conosco pelos comentários.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

1 comentário em “Site para aluguel de temporada: faça este checklist antes de lançar ou aprimorar o seu

  1. オプション ビット ログイン オプション ビット ログイン

    Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I’ll keep an eye out for your answers.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *