Como a Easy Rent Rio ganhou 55% mais reservas em um mês com a ajuda da Stays

A Easy Rent Rio aluga e vende imóveis no Rio desde 2003, mas o crescimento significativo para a empresa veio nos últimos anos, com a alta do mercado de Aluguel de Temporada.

Os sócios Adolfo e o Jefferson viram a oportunidade de crescer no mercado que ganha cada vez mais adeptos desde que sites de anúncios como Airbnb e Booking popularizaram entre os turistas e proprietários de imóveis. Eles fazem a administração de propriedades, conectando proprietários que querem renda extra sem muito trabalho e turistas que procuram por um lugar com bom custo-benefício na cidade maravilhosa.

Em abril deste ano, com as Olimpíadas dando as caras na cidade, o mercado de temporada começou a ficar ainda mais atraente para a Easy Rent Rio. Ou seja, eles entraram de cabeça!

 

problema-01

Muitos imóveis + muitos anúncios em vários sites = administração difícil

 

Ingressar com tudo no mercado de aluguel de imóveis para temporada tinha um porém para a empresa: a administração dos imóveis. Que é trabalhosa porque envolve muitas tarefas online e offline.

Veja no online, por exemplo: para os proprietários dos imóveis, quanto mais anúncios seus imóveis tiverem na internet, melhor, pois isso aumenta as chances de reservas. E isso significa usar vários sites de anúncio.

No entanto, para a Easy Rent Rio, isso significava grandes problemas:

  • Quanto mais sites tivessem o mesmo anúncio, mais difícil seria mantê-lo sob controle: se uma oferta fosse alugada num único site por um determinado tempo, teria de ser configurada rapidamente como “indisponível” em todas as outras;
  • Quanto mais curto o período de locação, mais controle seria exigido: isso era válido tanto nas plataformas de anúncio quanto em planilhas internas. Se um imóvel tivesse locação por apenas dois dias em uma plataforma e mais dois dias em outra, isso envolveria um tempo dispendioso para manter todas as plataformas atualizadas – e isso era válido para cada uma das ofertas do site. No caso da Easy Rent Rio, cerca de trinta imóveis diferentes!
  • Falha humana: anunciar em diversas plataformas sem um controle automatizado poderia render um problema ainda pior: o overbooking. Bastava um erro nas planilhas internas ou uma oferta que não fosse retirada do site que a empresa teria problemas de reservas. E as consequências disso poderiam ir desde problemas na justiça até perda de hóspedes e imagem negativa nas redes sociais.

Para evitar ao máximo estas complicações, a empresa tinha duas alternativas: ou contratava um número maior de funcionários para fazer o controle manual destas ofertas, ou contratava uma empresa para produzir um software de gestão interna.

A primeira ideia demandaria mais gastos com pessoal, além de manter os riscos na operação das planilhas e sites. A segunda ideia demandaria tempo e testes de implementação.

Por um tempo, a Easy Rent Rio resolveu ofertar os imóveis em apenas dois sites de anúncio, o Airbnb e o AlugueTemporada. Dessa forma, a empresa reduzia seus riscos. Porém, para eles era claro que estavam perdendo inúmeras oportunidades de reservas.

soluc%cc%a7a%cc%83o-01

Uma plataforma de gerenciamento de aluguéis integrada aos sites.

 

Ao investigar como outras agências de aluguel de imóveis de temporada resolvem esse problema, o Adolfo – um dos sócios da empresa – descobriu as plataformas de gerenciamento de aluguéis. Esses sistemas permitem a gestão de reservas, faxinas, manutenção e check-in, tudo sincronizado aos sites de ofertas para temporada.

 


adolfo“Pesquisamos opções de software de gerenciamento imobiliário por mais de 3 meses até fechar com a Stays.  Fizemos uma escolha muito bem estudada e fico feliz em compartilhar que o serviço prestado pela Stays atinge e supera nossas expectativas em muitos aspecto!

 Adolfo, Sócio e Administrador de imóveis na Easy Rent Rio

 

O primeiro ganho que o software da Stays trouxe para a equipe da Easy Rent Rio foi poder ficar tranquilos em relação a atualização dos agendamentos e disponibilidades de ofertas de imóveis na internet. O channel manager da Stays sincronizou todos os imóveis com os sites de aluguéis para temporada, que é administrado em um calendário no software.

resultado-01

Mais plataformas e (muito) mais aluguéis

 

Desde que a Easy Rent Rio implementou o sistema da Stays, a empresa pode anunciar em vários sites de anúncio com facilidade, o que trouxe um aumento significativo nas reservas. Um dos primeiros resultados significativos: a empresa teve 55% mais reservas de um mês para o outro. Boa parte desse aumento veio da Booking, site onde não conseguiam anunciar antes pelo volume de trabalho operacional que isso traria. A empresa passou também a anunciar pela Stays na FlipKey e Expedia.

Instalar um sistema completo de gestão de aluguel de temporada ainda outros benefícios:

  • Mais produtividade na gestão interna: as funções do software facilitaram a logística interna da empresa. Os responsáveis pela limpeza, manutenção, check-in e check-out dos imóveis podem acompanhar automaticamente suas tarefas através de contas personalizadas.
  • Economia em contratação de pessoas: a empresa estima que teria que contratar duas pessoas para fazer a operação que hoje é feita pelo software.
  • Site próprio e sincronizado: a Easy Rent Rio agora tem seu próprio site de aluguel de temporada, personalizado e integrado com o sistema.
  • Relatórios: locações do mês, renda, e outras informações agora são organizados e de fácil acesso.

A empresa estima que teria que contratar duas pessoas para fazer a operação que hoje é feita pelo software.

Para os próximos passos, os sócios planejam usar também a ferramenta de controle financeiro do sistema da Stays, que hoje é uma dificuldade interna. A ferramenta vai permitir o monitoramento de renda, esclarecido com as taxas de cada portal e forma de pagamento do cliente. Assim, os proprietários dos imóveis vão poder ter maior esclarecimento dos lucros e pagamentos.

 


adolfo

“O sistema é bem completo e fácil de utilizar. Nossas dúvidas são sempre esclarecidas com rapidez pelo suporte. Nossas sugestões são sempre bem recebidas e melhorias são realizadas com agilidade. Constantemente recebemos atualizações do sistema com informação sobre aprimoramento e novas ferramentas.”

Adolfo, Sócio e administrador de imóveis na Easy Rent Rio

 experimente-01

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

2 comentários em “Como a Easy Rent Rio ganhou 55% mais reservas em um mês com a ajuda da Stays

  1. Anunciar seu apartamento para alugar e ter bons resultados

    […] busque inspirações, dê uma olhada no site da Easy Rent Rio, nossa cliente que já retratamos em um post no blog, que é uma agência híbrido de aluguel fixo e de temporada, além de bastante interessante. Uma […]

  2. Aluguel de Temporada para Corretores de Imóveis e Imobiliárias

    […] extra que isso pode render no aluguel de temporada para corretores. A própria Easy Rent Rio, cujo case de sucesso já foi contado em nosso blog, passou por esse processo de ajuste até aumentar as reservas em 55% […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: