Para quem trabalha com aluguel de temporada, gerenciar as finanças pode ser um grande desafio. Afinal, são diferentes hospedagens, com receitas e despesas distintas. No entanto, o processo pode ser mais simples do que parece e, para isso, você precisa de um dashboard financeiro!
Essa é uma ferramenta interessante não só para quem deseja ter um bom controle dos seus processos, mas também uma visão clara da saúde do próprio negócio.
Para saber, então, o que é um dashboard financeiro, como funciona e por que pode ser uma boa alternativa para quem administra imóveis por temporada, basta continuar a leitura.
Vamos lá?
O que é um dashboard financeiro?
O dashboard financeiro é uma ferramenta que reúne todas as informações monetárias de uma empresa em um só lugar. De maneira acessível, esse painel permite a visualização de dados como receitas, despesas, lucros e afins.
Em um mercado competitivo e movimentado como o de aluguel por temporada, por exemplo, esse recurso é muito útil porque, além de facilitar o acesso aos dados financeiros, também ajuda na tomada de decisões sobre cada hospedagem.
Ao compilar os aspectos financeiros da empresa em uma interface intuitiva, o administrador de imóveis por temporada consegue:
- Identificar tendências e sazonalidades;
- Monitorar o desempenho de cada fonte de aluguel;
- Verificar oportunidades de corte de custos ou aumento de receita;
- Detectar problemas de rentabilidade rapidamente; etc.
Qual é a função de um dashboard?
A principal função de um dashboard financeiro é simplificar a visualização dos dados financeiros de uma empresa, centralizando tudo em um só lugar. Para isso, a ferramenta oferece uma estrutura direta e de fácil acesso.
Em outras palavras, é como se fosse um painel de controle. Ao exibir informações críticas em tempo real, permite que um gestor identifique onde estão os principais problemas e, a partir disso, implemente as melhores ações para resolvê-los.
Mas a grande questão é: por que fazer um dashboard?
Essa ferramenta é útil para:
- Acompanhar aspectos importantes como alcance de metas, investimentos, receitas, despesas e fluxo de caixa;
- Adquirir um controle maior e mais organizado de suas finanças.
Como funciona um dashboard?
Um dashboard financeiro funciona reunindo dados de diversas fontes e disponibilizando uma apresentação organizada, visual e interativa. Para tal, o painel pode ser alimentado por sistemas de contabilidade, planilhas e outras ferramentas de gestão financeira.
Basicamente, o processamento de dados no dashboard financeiro seguintes etapas:
- Alimentação com dados de outros sistemas;
- Organização e análise para que eles estejam prontos para visualização;
- Apresentação por meio de elementos visuais;
- Atualização automática e, se possível, em tempo real.
Os dados processados podem ser exibidos em forma de gráficos, tabelas e indicadores de desempenho, facilitando o contexto para pessoas que precisam interpretá-los.
Ferramentas para criar um dashboard financeiro
Existem diversas ferramentas disponíveis para criar um dashboard financeiro, cada uma com suas próprias características e benefícios.
Conheça as principais:
Microsoft Power BI
O Power BI é um software de Business Intelligence da Microsoft que permite a criação de dashboards bastante interativos.
Com esse tipo de sistema, é possível:
- Integrar diferentes fontes de dados, como Excel, por exemplo;
- Criar relatórios combinando diversas informações para fazer análises mais aprofundadas;
- Compartilhar e colaborar de forma simples e em tempo real;
- Facilitar a visualização e análise de inúmeros dados.
Por meio da plataforma, você pode acessar exemplos de templates prontos para utilização. Veja um modelo de dashboard financeiro que pode ser feito:
Exemplo de um dashboard financeiro no Power BI. Fonte: Microsoft Learn
Microsoft Excel
O Excel, por sua vez, é mais utilizado por ser versátil e acessível. Com essa ferramenta, você pode criar dashboards financeiros personalizados utilizando:
- Macros e VBA para automação;
- Tabelas dinâmicas, gráficos e fórmulas;
- Cálculo e análise de dados;
- Integração com outras ferramentas da empresa Microsoft.
Além disso, existem diversos modelos do Excel que podem ser adaptados às suas necessidades.
Uma pesquisa rápida por “dashboard financeiro” nos mostrou inúmeras opções disponíveis, que variam em tipo de informação apresentada, design e complexidade, veja só:
Opções de modelo de dashboard financeiro no Excel. Fonte: Microsoft Create
Google Data Studio (Looker Studio)
O Google Data Studio, que atualmente é chamado de Looker Studio, é gratuito e oferece alternativas para gerar relatórios em dashboards, principalmente pela sincronização com Google Analytics, Sheets e outras ferramentas do Google.
Além disso, é possível:
- Fazer tudo no navegador, não sendo necessário instalar um software;
- Compartilhar informações com outras pessoas ou equipes;
- Usar medidores, gráficos, mapas de calor e diagramas.
A boa notícia é que a ferramenta também conta com um banco de exemplos — muitos deles criados pela própria comunidade — para que você se inspire ou personalize.
Veja abaixo um dos modelos disponíveis:
Modelo dashboard Google Studio. Fonte: Looker Studio
Você também pode gostar de ler:
- Revenue management no aluguel de temporada: entenda o que é e como aplicar
- 4 fontes de conhecimento que todo empreendedor de aluguel de temporada deve conhecer
- Google Vacation Rentals: veja como divulgar seus imóveis
- 5 ferramentas que facilitam a rotina do administrador de aluguel de temporada
- AirDNA: veja como funciona a ferramenta de análises de dados
Dashboard financeiro fácil e prático: conheça a Stays
Embora seja possível criar um dashboard financeiro manualmente, como explicamos anteriormente, esse método pode ser muito trabalhoso e arriscado.
Sendo assim, utilizar uma ferramenta como a da Stays pode tornar esse processo muito mais seguro, prático e eficiente.
Com a nossa plataforma, você pode centralizar e organizar toda a gestão financeira da sua empresa. E, ainda mais importante, vai conseguir monitorar e controlar todos os dados dessa área com clareza e precisão.
Além disso, com as ferramentas de usuários, você consegue criar uma área de acesso exclusiva para proprietários, com login e senha próprios. Assim, eles também podem acompanhar o dashboard financeiro e outras informações do imóvel anunciado.
Por isso, para empresas e administradores que trabalham com aluguéis de temporada, a Stays é uma excelente forma de reunir todos os aspectos do negócio em um só lugar, economizando tempo, recursos e, claro, esforços.
Agora, se você está pronto para transformar positivamente a maneira como gerencia as finanças dos seus aluguéis por temporada, faça um agende uma demonstração e conheça as funcionalidades da Stays!
Perguntas frequentes
Quer saber quais são as respostas para as dúvidas mais recorrentes sobre o dashboard financeiro? É só separar o bloco de notas e anotar!
Um dashboard financeiro é uma ferramenta visual que reúne e apresenta informações monetárias de maneira clara e acessível.
A função de um dashboard financeiro é centralizar e simplificar a visualização de dados monetários, facilitando a tomada de decisões.
Um dashboard financeiro funciona reunindo dados de diversas fontes e os apresentando de forma visual e interativa, permitindo o monitoramento e a análise de indicadores financeiros em tempo real.