Como o número de casas administradas pela Locar-in Gramado saltou de 1 para 45 de um ano para o outro

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é o destino preferido na serra gaúcha e um dos cinco mais procurados pelos brasileiros no turismo doméstico. O Ministério do Turismo estima que o município receba anualmente cerca de 7 milhões de visitantes, em especial durante o Natal Luz e o Festival de Cinema de Gramado, que são dois dos 300 eventos criados pelas iniciativas pública e privada para driblar a sazonalidade. Foi nesse cenário que, apostando na tendência de comportamento dos viajantes, a administradora Carin Cardoso decidiu trocar a indústria hoteleira pelo aluguel de temporada e em pouco mais de um ano de operação aumentou em 45 vezes o número de acomodações gerenciadas.

Carin, sócia e administradora de aluguel de temporada na Locar-in Gramado

A história da Locar-in Gramado começou em agosto de 2017, quando Carin resolveu anunciar a própria casa no mercado de locação de curta duração. Um mês depois, a propriedade estava completamente reservada para o fim do ano. Foi então que a empresária percebeu que havia uma necessidade de mercado na qual ela e o sócio Lucas Brombatti Brock poderiam se destacar e obter bons resultados.

Quase ao mesmo tempo em que largou o emprego de supervisora em um hotel de Gramado, ainda no fim de agosto do ano passado, surgia a oportunidade de gerenciar o aluguel de temporada de outras três propriedades na cidade. Até o fim daquele ano, a partir de prospecção e, principalmente, indicação de clientes, Carin passava a administrar oito casas. Foi aprovada, portanto, no teste que impôs ao próprio negócio: sobreviver ao Natal Luz, que é um período de grande rotatividade.

Além da facilidade em lidar com as Online Travel Agencies (OTAs), proveniente dos anos na hotelaria, Carin levou na bagagem a busca pela excelência na hospitalidade. Desde o início, a Locar-in Gramado oferece mais do que aluguel de curta duração aos turistas: check-in e check-out presenciais, vistorias e manutenção prévias às entradas, roupas de cama equivalentes à hotelaria, limpeza de qualidade, mimo de boas-vindas (como um chocolate produzido ali mesmo em Gramado), amenities, além de explicações sobre a cidade e a região e oferta de serviços turísticos. Carin garante que a concorrência não faz isso, porque está sempre pesquisando para saber o que oferecem e o que não oferecem, e por isso credita o serviço diferenciado ao crescimento da operação.

Locar In Gramado


O mesmo cuidado com os hóspedes é aplicado aos proprietários dos imóveis alugados pela Locar-in Gramado. Afinal, quem trabalha com administração de aluguel de temporada possui dois clientes, como Carin mesma lembra. Para resguardar as duas partes, foram confeccionados contratos específicos. E, quando a propriedade não está apropriada à locação de curta duração, ela sugere reparos aos donos para que o resultado possa ser atingido.

Conforme o portfólio foi aumentando, Carin voltou a atenção para a tecnologia disponível para o aluguel de temporada. Em março de 2018, quando ainda anunciava somente na Booking e no Airbnb e não dispunha de um site próprio para atrair reservas diretas, começou a utilizar um channel manager, que já conhecia dos tempos na hotelaria. Optou, depois de pesquisar na internet e com agências da região da serra gaúcha, pelo sistema da Stays, que também foi responsável por colocar no ar o endereço próprio que tem a “cara” da empresa (www.locar-ingramado.com.br).

Queria um site para dar segurança ao meu cliente final. Um site te coloca em outro patamar de negócio. E eu sabia o que queria.

Carin, sócia e administradora de aluguel de temporada na Locar-in Gramado

Com o software da Stays, Carin conta que passou a anunciar os imóveis em uma nova gama de OTAs, o que deu mais vitrine para o seu negócio e permitiu com que a expansão do menu de imóveis continuasse. Hoje, as 45 propriedades são divulgadas em dezenas de canais (entre eles: site próprio, Booking, Airbnb, Expedia, Hotéis.com, Decolar, Alugue Temporada, Temporada Livre, Casa Férias, TripAdvisor, Despegar,Air Asia Go e Flipkey, sendo os três primeiros os principais em termos de vendas) sem o fantasma do overbooking, que a empresária garante nunca ter acontecido.

Locar In Gramado


Toda a gestão, de anúncios, reservas, check-in, check-out, faxinas e manutenção, por exemplo, é feita por meio do channel manager e do PMS (property management service) por Carin e o sócio, que passaram por treinamento para mexer com o sistema. Sem a tecnologia, a dupla acredita que teria de contratar funcionários para garantir a qualidade da atividade. Hoje, mantém apenas parceiros para limpezas, manutenções e reparos.

“A Stays é um meio facilitador para disseminar e vender as propriedades. Eu nem sabia onde poderia anunciar. Se a Stays disponibilizar mais uma grade de conexão, com certeza vou estar neste canal porque sei que eles fizeram uma pesquisa de mercado para estar lá.”  – Carin, sócia e administradora de aluguel de temporada na Locar-in Gramado

No relacionamento com a Stays, Carin acrescenta que o único aspecto que mudou desde então foi o contrato, que acompanhou o crescimento da empresa. Isso porque a empreendedora conta que a qualidade do atendimento da Stays é a mesma desde o início, inclusive quando a Locar-in Gramado chega com algum problema que precisa ser resolvido com urgência. 

O sistema da Stays é muito bom porque vai te dando a base. Tem muitas coisas que eles querem melhorar e vão melhorando a cada dia que passa. Sempre atendem com muito carinho e atenção tudo que eu peço. Eles nunca me cobraram nenhum adicional por coisas que eu pedi e estava precisando, como o layout do meu site. Estão sempre buscando inovar, estar à frente de um channel. Não me arrependo de ter escolhido a Stays para trabalhar.

Carin, sócia e administradora de aluguel de temporada na Locar-in Gramado

Para 2019 a Locar-in Gramado tem planos de se consolidar como referência em inovação e qualidade no aluguel de temporada em Gramado. Para isso, Carin explica que pretende estabelecer metas e monitorar os resultados a partir dos relatórios de performance disponibilizados pelo channel manager, que ainda não pôde utilizar devido ao tempo curto, mas expressivo em crescimento da operação.

Em relação à expansão do número de imóveis, a estratégia adotada atualmente é a de selecionar perfis, como a proximidade da casa ou apartamento com o centro de Gramado e a preferência do proprietário em crescer em qualidade, e não necessariamente em volume, assim como ela mesma almeja para o próprio negócio.

Para conhecer todas as funcionalidades e benefícios, experimente a Stays gratuitamente clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida sobre a história de sucesso da Locar-in Gramado? Deixe abaixo pelos comentários.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

1 comentário em “Como o número de casas administradas pela Locar-in Gramado saltou de 1 para 45 de um ano para o outro

  1. gate io withdrawal gate io withdrawal

    Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I’ll keep an eye out for your answers.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: