
Apesar dos valores das diárias de aluguel de temporada terem crescido muito nos últimos meses, já que o Brasil era o centro do mundo, o TripAdvisor já notou a tendência de que esse fim de ano os aluguéis vão baixar em média 18% em várias capitais. Com o preço das diárias diminuindo e a concorrência aumentando no ritmo do crescimento do Airbnb, é mais do que na hora de começar a profissionalizar o seu negócio de aluguel de temporada com um channel manager. Isso se você quiser compensar a queda dos preços com a garantia de meses com novas reservas fechadas quase todos os dias!
O fato é que excelência no atendimento não é o suficiente para sair na frente. Você precisa fazer um forte trabalho de divulgação de seus imóveis para as pessoas certas na web. As pessoas precisam encontrar o que você tem a oferecer! Já falamos muito aqui sobre a necessidade de pluralizar seus canais de anúncio e da importância das OTAs nesse contexto. Hoje queremos apresentar o conceito de channel manager, uma solução que já é muito usada lá fora em países com mercado mais consistente em aluguel de temporada e está entrando com tudo no Brasil.
Neste post, vamos explicar o que é channel manager e detalhar como essa ferramenta é capaz de aprimorar o seu trabalho, independentemente de quantos imóveis você administre hoje.
O que é um Channel Manager
Em tradução literal, seria algo como gestor de canais. Basicamente, é uma ferramenta que centraliza a operação dos canais de venda online de aluguel de temporada. Tentando simplificar, essa solução automatiza o trabalho operacional de administrar os vários canais de divulgação de anúncios dos seus imóveis na web.

Isso traz uma série de benefícios para quem trabalha com aluguel de temporada, como produtividade e profissionalismo. Entenda melhor o que um channel manager faz:
Informações centralizadas
Não deve ser nenhuma novidade a necessidade de disponibilizar o seu imóvel em diversos sites de reservas, não é mesmo? Da mesma forma, é sabido que alimentar manualmente todos os canais periodicamente é uma tarefa que demanda muito tempo e paciência. Por vezes, dependendo da quantidade dos imóveis que você venha a ter, é preciso contratar alguém só para isso.
A tarefa de incluir as propriedades, elaborar descrições, fazer o upload de imagens, gerenciar preços e disponibilidade todos os dias no TripAdvisor, Booking, Expedia, Airbnb e por aí vai pode tornar-se bem mais simples – e ágil – quando você dispõe de um channel manager. Como funciona? Por meio de uma única plataforma que funciona como a base de operação das propriedades de aluguel de temporada. É onde ficam todos as informações sobre seus imóveis centralizadas e onde é possível manter esses dados atualizados a partir do clique em poucos botões.
Atualização dos seus anúncios em sites
O channel manager integra as informações centralizadas de seus imóveis com vários sites de anúncio em tempo real. A cada informação nova que você adicione à plataforma, seus anúncios podem ser atualizados em todos eles com muita facilidade.
É possível redefinir valores, promoções, regras de estadias mínimas e disponibilidade, por exemplo, conforme as necessidades do administrador ou do proprietário. Isso evita, inclusive, surpresas na hora de conferir a receita do mês: nada de reservas com preços errados na sua conta.
Além da atualização facilitada dos anúncios em outros sites, o channel manager pode ser integrado com o motor de reservas do seu próprio site de imóveis, caso você o tenha para obter reservas diretas.
A possibilidade de gerenciar, em um só lugar, tanto as informações que estão no seu site e em outros canais economiza tempo do administrador, que pode focar em outras tarefas, como gestão do negócio e de pessoas, aquisição de imóveis para o portfólio, etc.
Neste workshop prático com o David Cavalcanti, consultor de novos negócios na stays, você vai aprender como colocar suas hospedagens nos principais sites de anúncio:
Menos risco de overbooking
Quem administra propriedades voltadas ao aluguel de temporada, com frequência comete um erro que pode ser fatal ao próprio negócio: não atualizar a disponibilidade dos imóveis rapidamente – o que pode causar o temido overbooking.
Explicamos: quando se usa um channel manager, é possível colocar o inventário inteiro em todos os canais de distribuição online de maneira bastante simples. Assim, ao passo que uma reserva é fechada, o sistema bloqueia a disponibilidade em todos os canais automaticamente para que um mesmo quarto não seja alugado por duas pessoas nas mesmas datas.
Garantia de paridade tarifária
Por contrato, os canais de reserva online demandam que os administradores de propriedades de aluguel de temporada a manter a mesma tarifa em todos os sites. Isso nem sempre é claramente explicado, sem falar que é bastante confuso administrar isso, porque envolve dois valores: tarifa de venda e tarifa líquida. Mas, caso isso não seja cumprido, é provável que você seja prejudicado. Em alguns sites, por exemplo, você pode ser penalizado com um anúncio em local de destaque mínimo ou até com multa.
Essa é mais uma facilidade de gestão possível a partir do channel manager. Na ferramenta, você coloca a tarifa que deseja que apareça para o hóspede e o sistema repassa automaticamente o valor “correto”, de acordo com a exigência (de comissão, por exemplo) de cada canal.
- Leia também – Comissão do Airbnb, Booking, Expedia, TripAdvisor, HomeAway e TemporadaLivre: como funciona?
Efeito billboard
Na jornada de compra do hóspede de aluguel de temporada, a busca por destinos tende a acontecer pelos chamados meta-buscadores, como o Trivago, e nas OTAs (online travel agencies), a exemplo da Decolar. Depois de definir onde deseja hospedar-se, ele tende a pesquisar no site da propriedade a fim de conseguir um preço melhor.
Nesse raciocínio, tanto os meta-searches quanto as OTAs funcionam como vitrines para as suas contas de imóveis e, portanto, são essenciais na divulgação. Como o channel manager simplifica a gestão desses espaços, não há motivo para não estar presente no máximo de canais que for possível. Tudo para que o usuário te conheça e converta.
Inteligência de negócio
Você pode ter ideia de qual canal de anúncio te dá mais retorno. Mas que tal experimentar um relatório de performance mais assertivo, que mostre oportunidades? Dada a infinidade de dados com os quais o channel manager trabalha, é possível acessar relatórios de performance de cada um dos seus imóveis.
Com esse tipo de informação em mãos, fica bem mais fácil tomar decisões acerca de divulgação, valores e fazer otimizações nos anúncios.
Custo de um Channel Manager
Em nossas pesquisas encontramos diversos modelos de cobrança diferente. Alguns cobram valores fixos pela quantidade de imóveis ou por cada canal de anúncio novo que você coloca. Mas a maioria costuma a taxar o serviço em cima de um percentual sobre o valor da reserva que geralmente varia entre 2 a 3%.
O que não esperar de um Channel Manager
Muitas pessoas confundem um channel manager com um sistema de gestão. Vale ressaltar que um channel manager cuida apenas da conexão com os canais de vendas, mas não resolve todos os problemas de um profissional de temporada.
Um sistema de gestão completo para aluguel de temporada lida com várias outras necessidades, como inventário, gestão de calendário, check-in e check-out. Isso no mercado chamamos de PMS (Property Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Propriedades. Alguns channel managers possuem uma conexão com um PMS.
Se você está avaliando contratar um channel manager recomendamos as soluções tudo em um. Esses sistemas já oferecem todas as opções de softwares para aluguel de temporada de forma integrada, dando mais produtividade para o administrador de temporada. Ou seja, você terá um PMS, um channel manager entre outras funcionalidades como: administração de tarefas e gestão financeira na mesma plataforma online.
Se você já está pesquisando uma solução completa para gerir seus imóveis, sugerimos experimentar gratuitamente o Sistema Stays.
Ficaram claros os benefícios de um channel manager para administração das propriedades de aluguel de temporada? Você possui alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de comentar no espaço abaixo e nós te ajudamos.
Bom dia
Escrevo de Lisboa onde administro 11 apartamentos para short rent.
A minha dúvida de base é: qual o melhor channel manager? Se é que existe…
Agradeço todos os contributos.
Um abraço do
João Santos
Olá, João! Para gente é a http://stays.net/pt/! Talvez nesse artigo você encontre mais informações: https://stays.net/blog/software-para-aluguel-de-temporada/
Interesantíssimo!
Demais né, Guido. Indispensável ter um channel manager nos tempos atuais.
Muito interessante, seu post, adorei 🙂
Que ótimo que gostou, Luana! Não esqueça de assinar nosso blog para receber os próximos na sua caixa de email 🙂 Vamos adorar ter seu feedback sempre!
Esse sistema serve para Pousada também ?
Olá, Elen! Sim, o sistema stays também pode ser utilizado por pousadas. Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto, fique à vontade para entrar em contato conosco!
Atenciosamente
Equipe Stays
Meu nome é Antônio e sou o responsável pela locação por temporada da nossa Imobiliária Villa de Gramado, com cerca de sessenta unidades na locação por temporada.
Usamos a Booking e a Airbnb. A tendência é aumentar o número de unidades e vamos necessitar de pensar seriamente em utilizar um Chanel Manager (pacote completo).
Este ano isso nao vais ser possível, uma vez que estamos já com a nossa capacidade quase esgotada, pois em Gramado a alta temporada começa agora e vai até final de Janeiro de 2017.
Gostaríamos de estudar a possibilidade de fechar essa parceria.
Prezado Antônio,
Nos alegra muito ler o seu comentário, o nosso objetivo na Stays é trazer excelência em todos os serviços prestados e ficamos felizes que gostou do nosso produto. Estamos aguardando a sua chegada!
Se precisar de qualquer coisa neste meio tempo, por favor, não hesite em fazer contato.
Atenciosamente
Equipe Stays