Aluguel de temporada: por que você deve anunciar no TripAdvisor as suas hospedagens

Largamente conhecido como um site de reviews, o TripAdvisor é o endereço buscado por quem deseja saber se determinado hotel, restaurante ou atração turística é limpo, tem menu degustação ou se está aberto aos finais de semana, respectivamente. O site é caracterizado por uma comunidade de viajantes que conta com a opinião de cada membro para cada item da programação de um passeio à lazer ou a negócios. Trata-se, portanto, de fonte considerada segura no momento de planejar uma viagem, já que tem pelo menos 500 milhões de “viajantes imparciais”. Sendo assim, anunciar no TripAdvisor é sempre uma boa ideia.

Você deve estar se perguntando: mas por que estamos falando disso aqui no blog da Stays? Pois bem, mais recentemente, essa ferramenta se abriu ao mercado do aluguel de temporada – mais especificamente em 9 de agosto de 2017, ou seja, há menos de um mês. A partir do TripAdvisor Rentals, agora também é possível observar anúncios de casas ou apartamentos para locação em curtos períodos de tempo.

Nesse contexto, quem aluga para temporada, deve ficar atento: anunciar no TripAdvisor pode ser uma  oportunidade de conversão valiosa que não deve ser desperdiçada. Ainda mais se olharmos a comissão cobrada: 3%, que é relativamente menor em relação a outros endereços (o serviço cobrado pelo Airbnb, por exemplo, pode chegar a 5%, dependendo da política de cancelamento selecionada pelo anfitrião).

Diferentemente do Trivago, onde o comprador (brasileiro, porque em outros países isso já é diferente) é encaminhado para outros sites no momento da conversão, no TripAdvisor Rentals os viajantes podem reservar imóveis diretamente pelo site. Essa funcionalidade faz com que, nesse segmento, esse site seja mais uma online travel agency (OTA). Vale destacar ainda que a mesma função não está disponível para hotéis no TripAdvisor e, dessa forma, fica claro o prestígio dado ao aluguel de temporada nesse espaço.

Abaixo, nós apresentamos 6 argumentos que vão fazer com que as suas propriedades voltadas ao aluguel de temporada tenham cadastro no TripAdvisor. Veja:

 

Aqui começa a reserva

Exatamente pela característica intrínseca de ser um site de avaliações é que o TripAdvisor se destaca. Quem gosta de viajar, além de contar com as recomendações de amigos e familiares, busca informações (isentas, diga-se de passagem) sobre o destino como um todo – hospedagem, atrações e restaurantes, por exemplo – nesses endereços específicos. Além de pesquisar onde ficar, o usuário pode ter acesso a inúmeras outras informações sobre o local para onde vai. A concentração de dados é um ponto positivo da ferramenta, já que facilita a vida do turista.

Assim, o TripAdvisor, o próprio Google e as OTAs compõem o início da jornada de compra desses viajantes. E você já sabe que precisa atrair o maior número de viajantes, não é mesmo? Anunciar no TripAdvisor pode auxiliar nesta tarefa.

 

Segurança a partir de opiniões confiáveis

A diferença do cadastro no TripAdvisor em relação aos demais consiste na importância das reviews. Ao visualizar as avaliações, os hóspedes podem sentir-se mais tranquilos para alugar sua propriedade. Para isso, é fundamental estimular esse tipo de atividade.

Responder todas as mensagens de feedback é o primeiro passo. Agradeça aquelas de caráter positivo e mostre que se importou em relação às negativas. Se puder, ofereça um upgrade de categoria numa próxima estadia ou uma diária gratuita. O fundamental é mostrar que aquela pessoa, principalmente a que reclamou, foi ouvida. Quem tem bom relacionamento nesse espaço, costuma ostentar (online e offline) plaquinhas de Travellers choice e demais certificados de excelência emitidos pelo próprio TripAdvisor e que dão ainda mais credibilidade à propriedade.

 

Comparação de preços e serviços no cadastro no TripAdvisor

Para a hotelaria, o TripAdvisor também funciona como um meta-search, ou seja, compara os preços de determinada propriedade anunciado em diferentes OTAs. Nesse aspecto, o site assemelha-se ao Trivago, com o diferencial de extrapolar as ofertas de hospedagens e trazer informações sobre a localidade selecionada, conforme explicamos acima.

O aluguel de temporada entra em uma parte completamente diferente – se você abrir o TripAdvisor no aplicativo para celular, já vai perceber de cara a separação. De qualquer forma, o viajante poderá comprar preços (e serviços) de imóveis e hotéis dentro do mesmo site. Pode ser a chance de você e o seu negócio se destacarem, se estiver em um cenário onde as redes hoteleiras ainda dominem.

 

Tráfego e presença

Anunciar no TripAdvisor também é uma oportunidade de atrair tráfego para o site próprio da propriedade de aluguel de temporada. Depois, é possível trabalhar pela reserva direta, que é isenta de comissões. Para tanto, experimente incluir o seu endereço na oferta. O importante é estabelecer presença com um cadastro no TripAdvisor.

 

Possibilidade de negociação ao anunciar no TripAdvisor

A partir do anúncio no TripAdvisor, os viajantes solicitam a reserva diretamente por ali. Na sequência, são encaminhados para o que a ferramenta chama de “pagamento seguro”, onde a transação é realizada por cartão de crédito ou por intermédio das configurações do Paypal.

Mas se o turista não estiver de acordo com o valor cobrado e, consequentemente, desejar fazer uma proposta, esse tipo de negociação é permitido por meio do site. A comunicação se dá toda por mensagem, dentro do TripAdvisor, que é convertida em e-mail para que as informações não se percam. Você também pode enviar uma cotação ao visitante interessado em sua propriedade. Os pagamentos são liberados diretamente na conta do proprietário 24h após a entrada dos hóspedes, conforme garante o FAQ da ferramenta.

 

Múltiplos anúncios

Com a criação do TripAdvisor Rentals, um anúncio publicado ali será replicado para outras ferramentas que pertencem ao TripAdvisor. São elas: Holiday Lettings, Niumba, House Trip, Vacation Home Rentals e, finalmente, Flipkey. Esse último já integra o grupo há bastante tempo e, por isso, tem credibilidade no segmento. É aquela velha história: em quanto mais OTAs seu negócio estiver anunciado, maiores são as chances de sucesso – desde que você saiba administrá-los e, claro, conte com tecnologia para isso.

Ficou interessado em ter um cadastro no TripAdvisor? Você pode acessar um passo a passo aqui.

Para ter sucesso ao administrar seus imóveis e reservas em tantas frentes diferentes, conte com nosso know-how e a tecnologia do software da stays, que permite integração entre o TripAdvisor e vários outros sites de anúncios, inclusive o seu. Se tiver qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários!

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

2 comentários em “Aluguel de temporada: por que você deve anunciar no TripAdvisor as suas hospedagens

  1. alexandra alexandra

    Por favor, poderia me informar como faço para me inscrever como anfitriã no Trip Advisor?? Grata, Alexandra Cunha +1 407 4137408.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: