Faltam poucos dias para começar a temporada de verão, as festas de fim de ano estão chegando e muitas famílias se preparam para entrar em férias. Esse combo representa a alta temporada para muitos imóveis de temporada. Os anfitriões profissionais precisam estar com tudo preparado para não deixarem escapar as oportunidades do momento.
É claro que os imóveis localizados em regiões litorâneas tendem a se beneficiar mais do calor. Mas as viagens aumentam de modo geral e o mercado de aluguel de temporada está em alta. Então, também há chance de ampliar o faturamento em cidades mais afastadas do mar. Para isso, é preciso explorar a melhor experiência que os seus imóveis podem oferecer para quem viaja na estação mais quente do ano.
Neste artigo, vamos abordar o que você precisa saber para aproveitar o potencial dessa época tradicional de viagens. Siga a leitura e aproveite as dicas!
Buscas por imóveis de temporada decolam em 2021
Aqui está o principal indicativo de que a temporada de verão deve ser lucrativa para o mercado de aluguel de temporada: as buscas por imóveis dessa modalidade cresceram muito em 2021. Segundo dados das reservas no Aibnb, o segundo trimestre deste ano já rendeu resultados melhores do que o mesmo período de 2019.
Um dos motivos para o crescimento foi a maior segurança oferecida pelos imóveis de temporada para hospedagens durante a pandemia. Em uma pesquisa feita pela Expedia ainda no ano de 2020, 9 em cada 10 viajantes afirmaram se sentir mais confortáveis em casas de temporada em razão da higiene.
Outra razão é a disponibilidade de imóveis com boa estrutura em cidades onde a rede hoteleira ainda não está desenvolvida. As cidades pequenas localizadas perto dos centros urbanos se destacaram como as preferidas dos hóspedes em 2021. De acordo com o Airbnb, 62% das noites reservadas foram para distâncias de até 480km. Essa tendência descentralizou o turismo no Brasil e trouxe visibilidade a regiões que eram ainda pouco conhecidas.
Depois da performance alcançada nos últimos meses, a expectativa é que a temporada de verão traga frutos ainda melhores para os proprietários de imóveis por temporada. Não apenas nos destinos litorâneos mais consagrados, mas também em regiões que despontaram recentemente, inclusive no interior (para quem busca mais tranquilidade).
3 dicas para faturar na temporada de verão
Como o panorama de mercado indica, há uma demanda promissora de hospedagens. Mas as oportunidades só se concretizam à medida que você entende o que os viajantes buscam e adapta a sua oferta para atendê-los. Além disso, é preciso olhar para o seu negócio de forma estratégica e, por exemplo, estabelecer preços de diárias coerentes com a procura. Veja a seguir quais são os pontos que você não pode perder de vista para lucrar na temporada.
Estrutura
No que se refere à estrutura, planejamento faz diferença! Se você decide fazer mudanças estruturais com antecedência, tem duas grandes vantagens: economizar dinheiro e evitar qualquer risco de não ter o imóvel pronto para a temporada. Então, agora é o momento de avaliar o que pode ser feito ainda esse ano e já deixar em mente que exigem mais tempo e investimento.
Se o seu imóvel é no litoral, alguns detalhes de estrutura são interessantes. Por exemplo, não deixe de disponibilizar um chuveiro externo e, preferencialmente, um local específico para guardar guarda-sol, cadeiras e outros itens que são levados para a praia. Além de ficar mais conveniente para o hóspede, também auxilia na manutenção do seu imóvel, já que reduz a circulação de areia nos cômodos.
Para quem administra casas de temporada, é mais fácil fazer adaptações na estrutura. No caso de apartamentos, é preciso buscar uma forma de incluir essas comodidades no condomínio. Alguns prédios, principalmente os mais modernos, já possuem chuveiro e hobby box – pequenos depósitos particulares dos apartamentos geralmente localizados na garagem.
Em imóveis no interior, não é difícil de imaginar o que os viajantes buscam no verão: piscina. Nos ambientes internos, providencie ar condicionado ou ventiladores, e inclua a informação no anúncio do imóvel. Muitos hóspedes consideram esses diferenciais no momento da reserva.
Precificação
Este é um fator que faz uma diferença significativa no seu faturamento durante a temporada: precificação. No aluguel de temporada, a definição das diárias deve considerar alguns critérios: nível de estrutura ou experiência oferecida, valor médio cobrado em imóveis similares na mesma localidade e demanda de reservas em determinados períodos (feriados prolongados e festividades).
A localização do seu imóvel influencia na época do ano em que há maior volume de reservas. Mas, quando se trata da virada do ano – período que começa na segunda quinzena de dezembro e se estende pelos primeiros dias de janeiro – as viagens são generalizadas. É por isso que os administradores de imóveis por temporada costumam estipular diárias mais altas e, muitas vezes, exigir uma estadia mínima para reserva para essa época do ano.
Serviços agregados para a temporada de verão
Você não precisa limitar o seu faturamento às diárias do imóvel. Promova uma experiência única de aluguel de temporada, com serviços que permitam ao hóspede customizar a própria viagem. As possibilidades são variadas, desde que você busque bons parceiros para executar as suas ideias.
Uma opção válida são serviços relacionados à gastronomia: jantares exclusivos preparados no imóvel por um chef local ou refeições em restaurantes qualificados da região. Mas pense também em outros tipos de vivências que os seus hóspedes podem ter a chance de experimentar nos lugares onde ficam os seus imóveis. Lembre-se: valorize tudo que tenha alguma relação com o verão.
Aulas de surf na praia, passeios a cachoeiras, visitas a pequenas fazendas ou fábricas, performances culturais – cada cidade tem atrativos que podem ser muito bem explorados e tornar a estadia dos seus hóspedes ainda mais especial (além de garantir uma receita extra para o seu negócio).
Invista na temporada e ganhe as recompensas
Será que vale todo esse esforço para a temporada de verão? Com certeza! É nesse período que se concentram as férias de trabalho e escola, e as pessoas estão naturalmente mais dispostas a viajar. Um cenário muito favorável para o aluguel de temporada.
Mostre para os hóspedes que os seus imóveis são a melhor opção de estadia na temporada. Aposte em uma administração profissional de aluguel de temporada com a Stays!