35 dados sobre o Aluguel de Temporada que você precisa conhecer

Essa modalidade de aluguel vem se consolidando a cada ano e, por isso, é ainda mais importante o conhecimento dos dados sobre aluguel de temporada para extrair resultado deste segmento de turismo. Mais turistas e viajantes ocasionais têm adotado a ideia de procurar um lar fora de casa, seja para passar alguns dias ou uma longa temporada. O aluguel por temporada é a oportunidade perfeita para aproveitar aquele quarto de bagunça que não é usado há anos, alugar casas de praia, alugar uma casa no campo, ganhar uma renda extra administrando os imóveis desocupados de amigos ou mudar completamente de profissão.

Pensando nisso, reunimos 35 dados sobre aluguel de temporada extremamente relevantes, para você tirar insights e melhorar seu desempenho nesse mercado.

Panorama e crescimento dos dados sobre aluguel de temporada

O aluguel de temporada tem sido uma forma de proprietários de imóveis recuperarem seus investimentos mais rápido do que os meios tradicionais de aluguel. Não é à toa que o modelo de aluguel está crescendo rapidamente no mundo todo.

Veja alguns dados sobre aluguel de temporada no mundo:

– No Airbnb, o número de anúncios cresceu 99% em um ano, chegando a 95 mil.

– No TripAdvisor, a quantia de ofertas subiu 50% em um ano, ou seja, para 7 mil.

– O AlugueTemporada tem mais de 1 milhão de imóveis anunciados no mundo todo.

– O Rio de Janeiro é a quarta cidade do mundo com mais ofertas no Airbnb, com 38 mil ofertas.

– A renda média dos anfitriões com a locação no Airbnb é de R$ 5.000, sendo que 46% dos anúncios são do lar em que o anfitrião reside.

– As residências ofertadas no Homeaway (versão global do site AlugueTemporada) crescem em média 20% por semestre e já ultrapassam a marca de um milhão.

– No site Booking.com, o número de hospedagens alternativas disponíveis cresceu 39% entre os segundos trimestres de 2015 e 2016.

– No Rio de Janeiro, quem compra um imóvel leva cerca de 104 meses para recuperar seu valor com o Aluguel de Temporada anunciando no Airbnb, contra 284 meses no aluguel tradicional.

– Nos Estados Unidos, os hotéis apresentaram tarifas 34,8% mais altas que no Airbnb nos períodos em que mais de 95% dos quartos estão ocupados.

Mídias sociais

Hoje, estar presente nas redes sociais é obrigação das marcas. Você provavelmente já foi procurar no Facebook por uma empresa que não conhecia para checar as avaliações e confiabilidade. Seus potenciais hóspedes fazem o mesmo. Estar nas mídias sociais não apenas passivamente, mas interagindo com o público e criando canais alternativos de comunicação será o diferencial do administrador de aluguel de temporada. Além disso, esses canais podem ajudar a atrair turistas para a região em que estão os imóveis, aumentando as chances de reservas das hospedagens.

Veja dados relacionados às plataformas sociais:

– Cerca de metade das marcas relacionadas a turismo e viagem relacionaram o aumento de reservas por causa da presença no Facebook. (Digital Visitor)

– 92% dos consumidores confiam mais em mídias sociais, boca a boca e recomendações de família e amigos do que outros tipos de propaganda. (Webbed Feet)

– 82% dos consumidores confiam mais em uma empresa se está presente nas mídias sociais. (Forbes)

– 36% dos viajantes online são influenciados por redes sociais na hora de decidir o destino da viagem. (World Travel Market London)

– Um a cada três viajantes norte americanos afirma que as mídias sociais são a principal fonte para ideias e inspiração. (MMGY Global)

– 52% dos turistas usa mídias sociais para planejar uma viagem. (Eye for Travel)

– 52% dos viajantes já foram tão influenciados por mídias sociais que mudaram seus planos originais. (Sprout Social)

– 87% das pessoas com menos de 34 anos utilizam o Facebook para pedir conselhos antes de fazer a reserva. (Stikky Media)

– 50% das companhias de viagem afirmam que reservas diretas vieram das redes sociais. (Tnooz)

– 53% das pessoas mencionam marcas e serviços em suas contas do Twitter. (SocialNomics)

– Mais da metade das reservas diretas vêm das mídias sociais. (Frederic Gonzalo)

Avaliações de acomodações e imóveis por turistas

Quem já trabalha no ramo imobiliário sabe que avaliação dos hóspedes positiva é essencial. Por isso, além de cuidar bem dos seus hóspedes, é preciso incentivar uma avaliação online no check-out, seja nos sites de anúncios, mídias sociais ou no seu próprio site É claro que de nada adianta oferecer um serviço mais ou menos e esperar elogios na avaliação. Quando a avaliação é positiva, é sinal de que você está no rumo certo. No entanto, caso seja negativa, peça desculpas, contorne a situação imediatamente e prometa que está tomando providências necessárias para melhorar.

Veja alguns dados sobre avaliações por turistas:

– 95% dos usuários lêem reviews antes de fazer a reserva. (Tnooz)

– Quem viaja a lazer lê uma média de 6 a 7 comentários antes da reserva e gasta cerca de 30 minutos com isso. 10% deles gasta mais que uma hora. (Tnooz)

– Viajantes de negócios lêem uma média de 5 avaliações. (Tnooz)

– 93% dos usuários afirmam que avaliações impactam suas decisões na hora da reserva de hospedagem. (Trip Barometer)

– As avaliações no TripAdvisor são em sua maioria positivas: 48% de 5 estrelas, 29% de 4 estrelas. A média de pontos geral é 4.08. (TripAdvisor)

– TripAdvisor tem cerca de 57 milhões de visitas mensais e uma comunidade que ultrapassa 36 milhões de usuários. (TripAdvisor)

– 53% dos viajantes jamais fariam uma reserva com empresas que não estejam no TripAdvisor. (Sparkloft Media)

– 89% dos consumidores confiam em reviews online da mesma forma que em recomendações pessoais. (Search Engine Land)

Comportamento de compra de viajantes

Planejar bem significa saber a maneira como os consumidores fazem suas escolhas. Isto é, para crescer no mercado de aluguel de temporada, não basta estudar a concorrência, mas o público que você pretende atingir. No caso do serviço de hospedagem, é essencial ir ainda mais fundo que outros modelos. É necessário compreender o modo como os viajantes escolhem, constroem sua experiência e avaliam os serviços. Este comportamento engloba atividades mentais e emocionais que acontecem desde o momento em que ele busca o imóvel até a hora do check-out.

Veja algumas curiosidades sobre o comportamento dos viajantes:

– Quase 40% de todos os tours e reservas são feitos online. (Rezdy data)

– 59% dos viajantes asiáticos querem comprar serviços de viagem quando e onde bem entendam. (Tnooz)

– 60% dos turistas e 41% dos viajantes de negócios estão organizando suas viagens sozinhos e via internet geralmente. (Amadeus)

– Mais de 148.3 milhões de pessoas usam a internet para fazer reservas de acomodações, tours e atividades, ou seja, 57% de todas as reservas a cada ano. (Statistic Brain)

– Mais da metade dos viajantes preferem utilizar a internet ao telefone para fazer reservas. (Hotel Executive)

– 8% dos turistas reservam suas viagens via smartphone ou tablet. (Trip Barometer)

– 49% dos canadenses se orientam por sites de viagem genéricos, como Expedia, Travelocity e Orbitz. (Desination Canada)

Achou os dados sobre aluguel de temporada promissores e quer começar a trabalhar com aluguel de temporada? Baixe gratuitamente nosso “Guia do Administrador de Aluguel de Temporada”.

Outras fontes que usamos para colher dados sobre aluguel de temporada:

https://www.tripadvisor.com.br/PressCenter-c1-Press_Releases.html

http://www.discovervacationhomes.com/vacation-rental-trends-data.asp

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/tecnologia/2016/09/procura-por-airbnb-e-concorrentes-decola-nas-otas_129309.html

http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/07/1792510-aluguel-para-turista-dispara-e-vira-negocio-para-locador.shtml

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/pesquisas-e-estatisticas/2017/01/airbnb-traz-retorno-mais-rapido-a-proprietarios-diz-estudo_143688.html

http://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/hotelaria/2017/01/os-numeros-de-airbnb-e-dos-hoteis-pelo-mundo-veja-estudo_143585.html?leiaTambem

 

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

10 comentários em “35 dados sobre o Aluguel de Temporada que você precisa conhecer

  1. Josué Sanches Josué Sanches

    Hey queridos, os conteúdos são incríveis aqui 😀 Só gostaria que eles tivessem data. Sabemos que temos um divisor de águas, que foi a pandemia, então seria legal que os artigos tivessem data. Não porque aqueles publicados antes de 2020 tenham perdido a relevância, não é isso. Mas é que nos ajuda a balizar as mudanças e a enxergar que muita coisa continua válida e talvez ainda mais forte.

    1. David Cavalcanti David Cavalcanti

      Olá, Josué! Obrigado pela sugestão, abraço!

  2. marketing digital senac marketing digital senac

    ). “. Links são importantes. Estratégias, públicos, canais.

    1. David Cavalcanti David Cavalcanti

      Com certeza! Sucesso nas locações!

  3. Anunciar seu apartamento para alugar e ter bons resultados

    […] em anunciar seu apartamento para alugar – e não levando a sério essa nova atividade. Neste post no blog da Stays, elencamos outras 34 estatísticas que cercam o segmento e podem te convencer a migrar para esse […]

  4. Software para aluguel de temporada: vale a pena usar?

    […] o mercado de aluguel de temporada apresenta sólido crescimento no Brasil, você já sabe. Especialmente nos últimos três anos, o crescimento intensificou, puxado por […]

  5. Eugênio fernandes Eugênio fernandes

    David,
    Desculpe-me se, pela minha idade não ter lido com muita atenção o seu “relatório” sobre o aluguel. Mas, a minha realidade sobre a experiencia vivida com vocês ( alugue temporada) desde de Julho de 2013 só ví vir caindo o volume de procura de hospedes.- Não só de vocês.
    Será que não existe outro motivo?- Ex:
    os arrastões, a febre a,marela, os assaltos nas calçadas das praias…..e por ai vai
    Embora a diminuição de procura proporcionalmente tenha sido da “Alugue Temporada” houve uma queda geral!
    Espero estar contribuindo para a sua pesquisa
    Abraços
    EugênioFernandes
    nº de anúncio:348985

    1. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Oi, Eugênio!

      Geralmente a gente recomenda anunciar em vários canais: booking, airbnb, Alugue Temporada, expedia, tripadivisor, entre outros, além de ter um site próprio e fazer o próprio marketing. Todos esses ingredientes juntos é o que tem feito os administradores de aluguel de temporada realmente terem sucesso nos dias de hoje.

      Se precisar de uma consultoria gratuita, nós fazemos o plano de crescimento para você! Só mandar um email para sven@stays.net.

      Te aguardamos!

  6. Antonio Arruda Outeiro Junior Antonio Arruda Outeiro Junior

    Prezado sr. David:

    Parabéns pela matéria apresentada com tanta precisão e profissionalismo.
    Já sou Administrador de imóveis de temporada à mais de 7 anos. Tenho um imóvel para locação, e cuido de mais de 15 imóveis, todos na praia de Massaguaçu, que fica à 7 km do centro de Caraguatatuba.(SP).
    8 deles, conto com a ajuda do site Alugue Temporada, cujo numero de meu anuncio principal, é de 3644407.
    Como nem todos os clientes, querem ou podem colocar os imóveis no site, procuro um aplicativo que eu possa armazenar esses imóveis que não estão no site, que me facilite enviar as fotos e os dados desses imóveis no paralelo, para interessados nas locações.
    Gostaria de participar do blog e aguardo o retorno.
    Atenciosamente,
    Antonio Arruda Outeiro Junior –

    1. Sven Sven

      Olá, Antonio!

      Muito legal sua disponibilidade. Pode entrar em contato com a gente pelo telefone: 21 3518 3822 e aí te ajudamos com as suas sugestões. Obrigado pela contribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: