As plataformas de aluguel por temporada se tornaram uma das formas mais usadas por hóspedes para alugar um imóvel por alguns dias ou semanas. Dentre essas plataformas, o Airbnb se destaca pela sua presença em cidades de praticamente todos os países do mundo. Porém, como saber se o Airbnb é confiável?
Essa é uma preocupação comum, principalmente para gestores e proprietários que consideram cadastrar imóveis de aluguel por temporada na plataforma.
Naturalmente, a confiabilidade de uma plataforma depende de diferentes fatores. Então, neste conteúdo, apresentamos as 5 razões por que o Airbnb é confiável!
Airbnb é confiável: descubra por que você pode confiar
1. Avaliação de risco e verificação de antecedentes
Antes de serem confirmados, os pedidos de reserva do Airbnb têm seus riscos avaliados por meio de tecnologia de análise preditiva que investiga atividades suspeitas.
Há ainda a verificação de antecedentes para checar se os hóspedes e anfitriões constam em listas de observação de infrações regulatórias e outras sanções legais.
Em alguns países, como os Estados Unidos, a plataforma ainda realiza a verificação de antecedentes criminais, como forma de oferecer mais uma camada de proteção aos envolvidos nas transações de locação por temporada.
2. Seguro contra danos
O receio de ter o imóvel ou a mobília danificados por hóspedes é um grande problema para pessoas que consideram usar a plataforma como um meio de reservas.
Por isso, o Airbnb oferece a todos os anfitriões que usam a plataforma um seguro de proteção contra danos no valor de US$ 1 milhão. Outra proteção no mesmo valor é oferecida também como seguro de responsabilidade civil (situações em que um hóspede sofre algum acidente dentro do imóvel).
Uma inovação de proteção recente promovida pelo Airbnb foi a criação do AirCover, o seguro contra danos causados por pets dos hóspedes.
3. Ferramentas de comunicação e resolução de problemas
Para facilitar a resolução de problemas, o Airbnb conta com uma série de ferramentas de comunicação para auxiliar anfitriões e hóspedes.
Para tornar a experiência mais prática, a plataforma disponibiliza recursos como reserva instantânea, chat e canais de atendimento oficial (Central de Segurança, Canal de Apoio ao Vizinho, guias de ajuda rápida e canal para feedbacks).
O atendimento da plataforma está disponível 24 horas, em diferentes idiomas, para acolher pessoas de todas as partes do mundo.
4. Perfis verificados, avaliações e comentários
Para evitar hóspedes que falseiam sua identidade, o Airbnb conta ainda com uma ferramenta de verificação de perfil, nos moldes do que já é feito por redes sociais como Twitter e Instagram, para evitar que uma pessoa se passe por outra.
Assim, priorizar as reservas de pessoas com perfil verificado é mais uma forma de garantir a segurança das relações intermediadas pela plataforma.
Outra forma prática de ter mais segurança sobre a pessoa que faz a reserva é verificando as avaliações passadas. O Airbnb permite que os hóspedes avaliem os seus anfitriões e vice-versa.
Assim, antes de confirmar uma reserva, os interessados podem consultar as avaliações no perfil desejado para verificar como foram as experiências passadas e, então, evitar reservas com pessoas que tiveram problemas recorrentes.
Os comentários presentes nessas avaliações também são uma excelente forma de compreender melhor o que esperar das pessoas como hóspedes ou anfitriões.
5. Proteção de pagamentos e de dados
Para evitar golpes e outros problemas decorrentes dos processos de pagamento, no Airbnb todas as transações financeiras são intermediadas pela plataforma.
Por meio do sistema de segurança da plataforma, as reservas só são confirmadas com o recebimento do pagamento pelo Airbnb e o anfitrião recebe os devidos valores após o check-in.
Caso a plataforma detecte algum problema, a reserva não será confirmada e os clientes receberão uma notificação do ocorrido para regularizar a situação.
O sistema utilizado pelo Airbnb conta ainda com a proteção aos dados dos usuários, o que garante mais privacidade e segurança para realização das transações financeiras.
Para processar os pagamentos da plataforma, o Airbnb tem como parceira a empresa EBANX, que também é responsável pelas intermediações financeiras de empresas como Spotify, Alibaba e Aliexpress.
Por isso, é muito importante que tanto hóspedes como anfitriões jamais aceitem fazer transações financeiras fora da plataforma. Essa atitude, frequentemente usada como forma de aplicar golpes, impede que o Airbnb se responsabilize por quaisquer problemas que aconteçam entre as partes.
Atualmente, no Brasil, o Airbnb aceita como formas de pagamento cartões de crédito, cartões de crédito pré-pagos e alguns cartões de débito que também funcionam como crédito. Na versão da plataforma para smartphones com sistema iOS, o pagamento também pode ser feito via aplicativo Apple Pay.
Dicas para anfitriões evitarem problemas no Airbnb
Para concluir este conteúdo, preparamos uma lista de dicas práticas para anfitriões que querem evitar problemas no Airbnb:
- Atente-se às necessidades dos hóspedes: valorize uma experiência confortável. Deixe os ambientes limpos e disponibilize itens essenciais de higiene e cozinha para que os hóspedes tenham acesso a tudo que precisam. Você também pode se diferenciar investindo em uma decoração e mobília acolhedoras.
- Facilite o check-in e o check-out: muitas vezes os visitantes passam por viagens desgastantes. Logo, facilitar o processo de check-in e check-out é outra forma de se diferenciar e evitar problemas. Para isso, o Airbnb disponibiliza a função self check-in.
- Prepare um cartão de boas-vindas: uma mensagem de recepção aos hóspedes ajuda a criar uma impressão positiva e ainda pode conter orientações sobre regras do imóvel e informações úteis da região, como linhas de transporte, dicas de lazer e indicações de serviços.
Então, agora que você já sabe por que o Airbnb é confiável e o que você pode fazer para se destacar como anfitrião na plataforma, garanta o melhor software para gerir o seu negócio de aluguel por temporada. Experimente a Stays!
2 comentários em “5 razões por que o Airbnb é confiável”
[…] por exemplo, muitas pousadas, hotéis, ou mesmo anfitriões de Airbnb e outras plataformas, que não aceitam hospedar animais de estimação. Logo, para uma pessoa que […]
Da forma como vocês falam na reportagem, dá a impressão que o Airbnb é a melhor coisa do mundo. NÃO É! O Aircover praticamente não paga ninguém e, os que pagam, dificilmente cobre mais que 15% das despesas dos danos causados. Sobre dados verificados, o sistema é bem falho. É comum hospedes que nem preenchem direito o cadastro conseguirem alugar sem problemas. Seria interessante revisarem a matéria.