Saiba como evitar um furto no aluguel de temporada cometido por turistas

Um garfo, uma toalha ou até uma televisão. Sejam esses objetos de valor ou não. Se você aluga um imóvel, pode acontecer de ser roubado por um visitante, principalmente se disponibilizar o espaço inteiro aos turistas. Quem é anfitrião conhece a dor de cabeça que esse tipo de ocorrência causa: de insegurança no negócio, prejuízo financeiro e até falta de tempo para comprar e repor o artigo levado indevidamente. Contudo, existem pelo menos cinco estratégias que podem evitar um furto no aluguel por temporada e que podem ser colocadas em prática facilmente.

Continue a ler este artigo se você está cansado de perceber que algum item da sua casa está em falta.

1. Elaborar um inventário com imagens

Para evitar um furto no aluguel por temporada, comece por criar um inventário do seu imóvel. Insira no documento todos os itens que são disponibilizados aos hóspedes, em todos os cômodos. Dos mais simples, como o faqueiro, até os mais complexos, a exemplo dos móveis e eletrodomésticos. 

Preferencialmente, faça fotografias das peças e insira no inventário. Dessa forma, você terá provas de que realmente dispunha dos artigos levados do seu imóvel sem a sua permissão. Ao ver que você realmente controla o que dispõe em sua casa ou apartamento, os turistas inclinados ao furto terão menos coragem de realmente cometer o delito, porque vão ver que poderão ser pegos. 

2. Cobrar caução ou depósito de segurança

Caso você tenha um inventário, será mais fácil estimar um valor de caução no aluguel de temporada para ser cobrado dos visitantes a fim de prevenir roubos. Trata-se de uma quantia que extrapola o valor da reserva, taxas de serviço ou limpeza e eventuais impostos, geralmente em torno de 30% do valor da reserva. O caução também é conhecido por depósito de segurança ou seguro e pode ser resgatado após o check-out, se os hóspedes comprovadamente estragaram ou furtaram algo. 

evitar furto aluguel temporada

3. Trabalhar com um contrato de locação por temporada

Outra forma de evitar um furto no aluguel de temporada consiste em manter um contrato de locação por temporada. Nessa papelada, estão explícitas as responsabilidades dos visitantes, principalmente aquelas relacionadas à manutenção do espaço. 

Além das consequências em caso de descumprimento, o contrato também deve destacar, mais uma vez, as regras da sua casa ou apartamento. Uma vez assinado, o documento tem validade legal e pode ser utilizado como instrumento jurídico para reaver os bens levados sem o seu consentimento enquanto anfitrião. 

4. Oferecer mimos

Esta é uma recomendação relacionada à psicologia do roubo que pode acontecer na locação de curta duração. Se você disponibilizar algo gratuitamente, como um vinho ou uma toalha personalizada com a sua marca, por que os turistas iriam querer levar algo que é seu e não deles? Portanto, experimente oferecer mimos, preferencialmente personalizados com o seu negócio (olha a propaganda gratuita que pode ser feita aí), para evitar um furto no aluguel por temporada e outras situações igualmente embaraçosas. 

5. Instalar câmeras de segurança

Apesar de mais drástica, essa é uma medida que pode inibir que algum item seja levado ilegalmente do seu espaço, principalmente artigos maiores. Por meio da vigilância, você também pode reunir provas no caso de ser furtado novamente. Adicionalmente, pode checar se todas as regras do espaço estão sendo cumpridas à risca por quem aluga o seu imóvel.

Assegure-se de que o sistema de monitoramento contemple as áreas de entrada e saída do imóvel. Seja razoável e passe longe dos quartos e dos banheiros, certo? Não se esqueça de alertar os visitantes a respeito da existência das câmeras. Afinal, é aí que reside verdadeiramente a chance de eles comportarem-se.

Conclusão

Por fim, você pode evitar ser roubado ou furtado no aluguel por temporada se não disponibilizar itens de valor muito elevado ou demasiadamente pessoais. A menos que trabalhe com o Airbnb Plus, por exemplo, cujo selo exige outro padrão em termos de comodidades. 

Outro aspecto que contribui para a prevenção desse tipo de ocorrência está relacionado a comunicação. Você deve mostrar-se atento, disponível e confiável para quem recebe o seu espaço, tanto antes, como durante e depois da estadia. Caso vocês se conheçam e haja confiança mútua previamente, as chances são menores de você sair no prejuízo material. 

Além disso, você pode aproveitar o momento de contato prévio para perceber as reais intenções da pessoa com a estadia. Caso sinta-se de alguma forma inseguro, cancele a reserva e durma tranquilo. Só não caia na tentação de selecionar hóspedes, pois há o risco de ser discriminatório e bater de frente com políticas de uso das principais Online Travel Agencies (OTAs). 

Tampouco se esqueça de, em caso de check-out presencial, perguntar como foi a hospedagem e se algo ficou faltando. Paralelamente ao checklist do inventário que mencionamos acima. Além de evitar que algo “desapareça”, dessa maneira também há menos chance de você receber uma avaliação negativa de um hóspede

Você já passou por uma situação de roubo ou furto no aluguel por temporada? Compartilhe pelos comentários como reagiu e se a situação foi resolvida.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

1 comentário em “Saiba como evitar um furto no aluguel de temporada cometido por turistas

  1. Eliane Freire Caldas Eliane Freire Caldas

    Olá Sven,
    Gostei muito da suas dicas, eu estou pensando como asegurar que um turista não leve meu BTV, o que vc sugeria?
    A única coisa que pensei foi segurar ele no móvel com parafusos especiais que vc tem que ter a ferramenta certa pra arranca-lo
    Muito obrigada,
    Eliane F Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: