Como investir em imóveis para alugar e ter sucesso no mercado de temporada

Para além do impacto no turismo, a expansão do mercado de aluguel de temporada tem demonstrado efeitos em outros setores. É o que acontece mais recentemente com a construção civil no Brasil, que despertou para o potencial da locação de curta duração. Assim como as construtoras, este artigo é para você que pensa em como investir em imóveis para alugar.

De acordo com uma notícia publicada no jornal Estadão, as investidoras têm apostado na construção de “microapartamentos” para o aluguel de temporada. A ação encontra respaldo no mercado, segundo indicam as estatísticas do setor. Só o sindicato da habitação em São Paulo (Secovi-SP), por exemplo, garante que 58% das vendas de imóveis novos no primeiro semestre de 2018 foram de apartamentos com área de até 45 m², que são exatamente os mais procurados pela locação de curta duração.

Gestoras de fundos imobiliários ouvidos pela reportagem do jornal paulista afirmam que a movimentação acontece em razão da rentabilidade do aluguel de temporada. “O valor do aluguel de curto prazo é, em média, 30% superior ao de longa permanência. Locais estratégicos, como a avenida Faria Lima, costumam ter vacância só cinco dias ao mês”, garantiu o diretor de uma delas ao periódico. No Guia completo de aluguel de temporada para imobiliárias e corretores de imóveis, publicado aqui no blog da Stays, nós trouxemos um exemplo prático sobre rentabilidade anual versus de temporada.

Outra incorporadora consultada pelo veículo de imprensa já lançou até mesmo uma plataforma própria de aluguel de temporada. Apesar de ter surgido no mercado há somente um ano, a empresa já tem uma meta ambiciosa: 7 mil diárias por mês e 3 mil apartamentos anunciados até julho de 2020. Além de alugar diretamente, a construtora também vende unidades para quem avalia como investir em imóveis para alugar.

Como investir em imóveis para alugar no mercado de temporada

Confira, abaixo, 3 dicas para levar em consideração quando estiver ponderando como investir em imóveis para alugar:

Escolha uma localização privilegiada

O primeiro aspecto a ser avaliado pelos investidores é a localização do imóvel. Isso porque há cidades em que o aluguel de temporada tem mais apelo do que em outras. Uma delas é Gramado, na serra do Rio Grande do Sul, onde inclusive também tem surgido construtoras voltadas ao apartamentos host friendly, ou seja, prontos para serem alugados pelo Airbnb e qualquer outra Online Travel Agency (OTA).

A localização também deve ser privilegiada dentro da cidade. Em São Paulo, por exemplo, aqueles que pensam em como investir em imóveis para alugar devem dar preferência a casas ou apartamentos que estejam próximos ao metrô. O ideal é que as propriedades estejam próximas a pontos turísticos ou sejam bem comunicadas com linhas de transporte público.

Exija uma infraestrutura específica

Apartamentos pequenos e funcionais costumam apresentar bons resultados no aluguel de temporada. Estúdios e flats são outras opções a serem cogitadas por quem planeja como investir em imóveis para alugar. No entanto, ainda existem outras características que garantem uma performance ainda melhor na locação de curta duração.

como investir em imóveis para alugar


Um dos empreendimentos de uma construtora citada na reportagem acima oferece uma suíte de pouco mais de 40m² bastante peculiar. O espaço tem acesso tanto para a área social do apartamento quanto para uma porta que conecta o quarto ao hall de elevadores. Esse exemplo pode se encaixar à realidade de quem não quer abrir mão do espaço residencial, mas que também projeta uma renda extra com o aluguel de temporada.

Academia, piscina, área de convivência e espaço coworking são outras comodidades de construções com apelo para quem pensa como investir em imóveis para alugar. Também é válido atentar para regras de condomínio e legislações municipais antes de decidir por um apartamento.

O trabalho vai além da compra

Mesmo se você comprar um imóvel pensado desde a planta para o aluguel de temporada, terá de trabalhar na sequência para deixá-lo apto a recepção de viajantes. Isso quer dizer que precisará adquirir roupas de cama e toalhas, comprar itens como papel higiênico, sabonete e detergente, além de deixar alguns mimos para melhor recebê-los. Limpezas, check-in e check-out além de eventuais manutenções são outras tarefas desse tipo de atividade profissional.

Se você não tiver disponibilidade ou não estiver a fim de se dedicar a isso, lembre-se que há a possibilidade de delegar as tarefas a alguém. Leia o Guia completo do administrador de aluguel de temporada que produzimos aqui no blog da Stays para entender todas as atribuições dessa profissão. Geralmente, as pessoas responsáveis por essa atividade ficam com uma comissão proporcional às reservas.

Ainda pensando em como investir em imóveis para alugar? Outra questão a ser lembrada e a necessidade de estimar uma previsão de rentabilidade com o investimento, que deve ser maior do que uma eventual taxa de juros de financiamento da propriedade. Conte conosco se ainda possui alguma dúvida.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: