Indústria da hospitalidade: 5 maneiras de receber melhor os visitantes no aluguel de temporada

As Online Travel Agencies (OTAs) privilegiam cada vez mais as experiências que podem ser oferecidas pelos anfitriões. Basta abrir o Airbnb e ver como há a opção de reservar tanto “acomodações”, como “experiências únicas”. São anúncios de aulas de surfe, idas a concertos musicais e passeios gastronômicos que aproximam o aluguel de temporada à indústria da hospitalidade, comumente associada somente à hotelaria.

Esta tendência de mercado sugerida pelos próprios players deste segmento encontra respaldo no comportamento dos viajantes. Afinal, as pessoas passam cada vez mais tempo planejando uma viagem, levando em consideração não somente a qualidade de onde vão hospedar-se, mas o que vão fazer nestes locais. E, indo além, buscam por atrações que privilegiam a cultura e o modo de viver locais e que não sejam essencialmente turísticas.

Por mais que proprietários e administradores da locação de curta duração nem sempre estejam presentes no check-in e no check-out dos visitantes, é possível, com estratégia, receber cada vez melhor as pessoas. Isso é importante, aliás, para fidelizar os visitantes em torno de uma propriedade ou de um local, além de aumentar as chances de receber um comentário positivo na internet. Com as experiências corretas, ainda é possível incrementar a renda a partir da indústria da hospitalidade.

Indústria da hospitalidade: 5 formas de receber melhor os visitantes no aluguel de temporada

1. Crie um blog e abasteça-o com conteúdo de qualidade

Uma boa recepção começa antes mesmo da chegada dos visitantes à casa ou ao apartamento alugados. Antecipe-se, portanto, na busca que eles provavelmente farão por informações sobre a vizinhança e a cidade escolhidas para a viagem a passeio ou a negócio. Para isso, crie conteúdos relevantes em um blog linkado ao seu site próprio de aluguel por temporada.

Leia também: Como passar confiança com seu site e gerar mais reservas?

Logo após a confirmação da reserva, comece a disparar os artigos, que devem ser extremamente úteis, em uma estratégia própria de e-mail marketing. Nutra esses contatos até o momento da chegada. Essa estratégia, se bem executada a partir dos parâmetros de Search Engine Optimization (SEO), também tem o poder de atrair tráfego para o seu domínio e, consequentemente, proporcionar vendas diretas.

2. Tenha um welcome book

Assim que chegam às casas, os hóspedes costumam ter uma série de dúvidas :

Qual é a senha para entrada?

Como pode ser operada a máquina de lavar roupas?

Onde consigo um travesseiro extra?

Esses são somente alguns dos questionamentos que podem ser respondidos por meio de um livro de boas-vindas. Dentro da lógica da indústria da hospitalidade, a criação de um material como esse é uma excelente forma de demonstrar preocupação com o bem-estar dos visitantes. Também minimiza as mensagens por WhatsApp e até as ligações que você porventura receba com esse tipo de demanda ao longo da estadia.

Esta é uma maneira bem mais funcional de disponibilizar as informações, principalmente se comparada a colar senhas ou instruções em bilhetes na parede, não é mesmo? Então, se decidir pela construção de um welcome book, não se esqueça de disponibilizá-lo online (diretamente no anúncio) e também offline (impresso e de fácil acesso) para que possa ser compartilhado com todos os visitantes. Neste material, devem conter todas as informações essenciais — e que possivelmente já foram perguntadas por quem te visitou — para passar alguns dias no seu espaço.

3. Ofereça produtos locais de boas-vindas

Os visitantes podem chegar cansados da viagem até a sua propriedade, a ponto de terem preguiça de sair para jantar. Você pode surpreendê-los ao montar uma cesta com produtos e alimentos locais (como frutas, um vinho, um queijo e um embutido) e deixar à disposição deles para o momento da chegada. Além de demonstrar adesão à indústria da hospitalidade, esse gesto pode ser uma oportunidade de passar uma experiência típica aos visitantes.

indústria da hospitalidade

Portanto, separe uma quantia simbólica da primeira diária para comprar esses itens. Escolha aquilo que você e sua família gostam de consumir e que, preferencialmente, só exista para comprar na sua região. Também pode ser interessante deixar um bilhete explicando brevemente cada produto.

4. Sugira opções de passeios e restaurantes

Para os dias seguintes, sugira restaurantes para os seus hóspedes visitaram. Privilegie aqueles negócios que você já conheça. Além de dar um toque mais pessoal à recomendação, o que faz bastante sentido na indústria da hospitalidade, as chances de haver decepção com o serviço são menores.

Você também pode pensar em recomendar passeios ou atrações conhecidos na sua região. Avalie a possibilidade de incluí-los no welcome book. Nós temos certeza de que eles irão apreciar as recomendações, que podem ser melhores que aquelas compartilhadas em blogs de viagem, e se lembrar da experiência futuramente.

5. Avalie a possibilidade de ofertar diretamente as atrações

A oferta de experiências pelo Airbnb é possível desde março de 2017, mas só foi em junho do ano seguinte que o serviço chegou ao Brasil. Primeiramente em São Paulo e no Rio de Janeiro e, depois, expandindo-se para outras cidades que vão bem no aluguel de temporada, a exemplo de Florianópolis (SC). A plataforma, que permite com que moradores locais desenvolvam e guiem atividades, surgiu com o objetivo de auxiliar os anfitriões a aumentarem a própria renda sem precisar de um quarto extra.

Pensando na indústria da hospitalidade aplicada à locação de curta duração, esta pode ser uma excelente oportunidade de proporcionar experiências inesquecíveis aos visitantes. Pense no que você mais gosta de fazer na sua cidade e que acredita que outras pessoas também gostariam de se interessar: aprender a remar, colher azeitonas, assistir a um espetáculo de folclore ou qualquer outro hobbie, habilidade e especialidade próprias. Melhor ainda se os anfitriões puderem oferecer aos hóspedes acesso exclusivo a lugares ou comunidades, como um parreiral onde se produz o melhor vinho da região.

Faça dessa atração um programa completo que vai muito além de um passeio turístico. Pense no deslocamento, compre eventuais tíquetes de entrada e não se esqueça de bolar  a sua própria explicação e vivência. Ofereça o pacote fechado (sem possibilidade de modificar a programação) aos visitantes em um cronograma que funcione para você por um valor que considere justo.

Se optar por disponibilizar o serviço por meio da plataforma do Airbnb, o que pode ser para o início, lembre-se de que os participantes estarão cobertos por um seguro de responsabilidade civil, caso algo dê errado. A cobertura é de até US$ 1 milhão para a maioria das atividades. Se gostar da função, que permite conhecer novas pessoas, pense em vender diretamente o serviço posteriormente, sem intermédio da OTA.

O que você pensa da intersecção entre a indústria da hospitalidade e o aluguel de temporada? O que faz para melhorar a recepção dos visitantes? Compartilhe conosco a sua vivência ou dúvida pelos comentários.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar:

blog 2022 04 28T093029.454
Administração
Sven dos Santos

Revenue management no aluguel de temporada: entenda o que é e como aplicar

Na ânsia de conseguir um bom resultado, boa parte dos proprietários infla o preço cobrado pela estadia em suas propriedades. Com base em nossa experiência de mercado, nós atestamos e até entendemos tal comportamento, principalmente tendo em vista o crescimento no número de opções de hospedagens por curto período de tempo. Mas não podemos compactuar com essa prática. Neste post, nós queremos encorajá-lo a conhecer e adotar as ações previstas dentro do conceito de revenue management para aluguel de temporada. Veja:

Leia mais »