Anfitriões de aluguel por temporada precisam tomar decisões com frequência. Desde as mais habituais, como o valor da diária, até aquelas que exigem investimentos altos, como uma reforma ou aquisição de um novo imóvel. Em maior ou menor grau, todas as escolhas impactam o desempenho do negócio e, por isso, exigem avaliações criteriosas, sustentadas em informações de qualidade.
Com a oferta crescente de imóveis para locação de temporada e a profissionalização do mercado, não dá mais para decidir os rumos de uma empresa apenas dependendo da intuição. É preciso buscar suporte na tecnologia e usufruir do volume considerável de dados disponível on-line. A análise de informações atuais e históricas permite que o anfitrião reduza os riscos do seu negócio e aproveite as oportunidades do mercado.
Se você acha que essa é uma realidade restrita a grandes empresas, talvez seja o momento de repensar. Os negócios de pequeno porte também podem tomar decisões baseadas em dados e se beneficiar de uma gestão profissional. Neste artigo, vamos mostrar como fazer isso no contexto do aluguel de temporada!
Afinal, o que é tomada de decisão orientada por dados?
Essa expressão parece muito técnica e pode até assustar à primeira vista, mas o significado é relativamente simples. A origem do termo vem do inglês – data driven decision making – e, em português, significa tomada de decisão orientada por dados, o que faz referência ao processo de coleta e análise de informações para gestão de um negócio.
Aqui vale esclarecer a diferença entre dado e informação. Os dados são números ou qualquer outro elemento que pode ser obtido por meio de ferramentas apropriadas. De forma isolada, os dados não fazem muito sentido, mas quando são organizados e inseridos em contextos, transformam-se em informações de valor agregado.
Na tomada de decisão orientada por dados, os gestores de uma empresa analisam indicadores e métricas sobre diversas frentes do negócio, como finanças, marketing, vendas e atendimento, além de informações provenientes do mercado, para definir estratégias e ações.
Os dados são capazes de indicar áreas que precisam de melhorias, oportunidades e tendências. É por isso que, ao analisá-los, os gestores conseguem tomar decisões mais conscientes e efetivas.
Vantagens de usar dados para tomada de decisão
A cultura da análise de dados ainda não faz parte da maioria dos negócios brasileiros. Mas isso está mudando! Os gestores já sabem que é quase impossível acompanhar o mercado e ficar por dentro do que os consumidores estão buscando sem acesso a informações atualizadas.
No caso específico do aluguel de temporada, que está crescendo de forma exponencial há alguns anos, os dados são ainda mais importantes. Com aumento da demanda e oferta, é preciso ter clareza de como posicionar um negócio para se diferenciar.
Veja a seguir algumas das vantagens de tomar decisões sustentadas em dados:
Agilidade
Uma das principais características que as empresas devem considerar é a velocidade com que as mudanças acontecem hoje em dia. Mas como o seu negócio de aluguel por temporada pode buscar renovação constante e resolver os problemas internos de forma ágil? Com a ajuda de dados que permitam decisões rápidas e precisas!
Redução de riscos
Imagine que o seu imóvel de temporada tenha passado por uma reforma recente. Como a estrutura ficou melhor, você resolve reajustar a diária, mas não se atenta à média de preços praticados na sua região. O aumento impacta a taxa de ocupação e, como consequência, o faturamento.
Assim como esse exemplo, qualquer decisão relacionada ao imóvel representa um risco. Mas, com a análise de dados antes de fazer uma escolha, você consegue reduzir as possibilidades de erro.
Diferenciação
Se você não souber o que as pessoas mais valorizam no aluguel de temporada e como os seus concorrentes estão atuando no mercado, não há como elaborar estratégias competitivas realmente eficazes. Os dados são grandes aliados para oferecer uma experiência memorável aos seus hóspedes e conquistar boas avaliações.
Indicadores-chave de desempenho: o que são e como defini-los
A tomada de decisão orientada por dados não deve ser feita com base em qualquer métrica. Lembre-se de que nem tudo que pode ser medido tem, de fato, relevância para o seu negócio. Os indicadores-chave de desempenho são as métricas que possuem relação com os objetivos da empresa e, por isso, apoiam as decisões dos gestores.
Então, o primeiro passo para definir os indicadores-chave de desempenho do seu negócio é entender quais são os seus objetivos. O que você deseja alcançar com o aluguel de temporada? Tenha as suas metas em mente para buscar dados que, de fato, serão úteis para concretizá-las.
Existem alguns atributos que um indicador-chave de desempenho precisa ter: disponibilidade para ser mensurado, periodicidade e relevância para a tomada de decisão.
Indicadores para o mercado de aluguel por temporada
Cada empresa possui necessidades e objetivos diferentes, por isso, os indicadores-chave de desempenho variam bastante. No contexto do aluguel de temporada, os anfitriões não podem perder de vista as particularidades do mercado, como a sazonalidade e os diversos canais de divulgação (site de reservas diretas e plataformas das OTA’s).
A Growth Manager (LATAM & Espanha) da AirDNA, Irene Faraone, indicou quais são os três principais indicadores para negócios de aluguel por temporada durante a sua palestra no staysup 2021. Confira a seguir quais são!
Ocupação
Quantos dias o seu imóvel fica ocupado por mês? E qual é a média anual? Esses dados precisam estar na ponta da língua de um anfitrião de aluguel por temporada. A taxa de ocupação apoia, por exemplo, decisões relacionadas a marketing e à precificação.
Faturamento
No aluguel de temporada, o indicador mais importante de faturamento é anual, já que existe oscilação entre alta e baixa temporada. É com esse dado que você saberá quanto está lucrando com o seu negócio e, em conjunto com a análise de outros indicadores, poderá estabelecer metas de crescimento.
Diária média do mercado
Não são apenas os dados internos que importam! A diária média do mercado mostra quanto os imóveis similares ao seu, localizados na mesma região, estão cobrando pela estadia. Esse é um balizador para você praticar diárias coerentes com a realidade local.
Quer saber mais sobre aplicação de dados para tomada de decisão em negócios do mercado de aluguel por temporada? Assista aqui às palestras do staysup 2021!
1 comentário em “Dados para tomada de decisão: como aplicar no mercado de aluguel por temporada”
Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.