Designer de viagens: o que é, como e por que incluir a função no aluguel de temporada?

Você conhece a Traveller Made? É uma rede internacional de networking para travel designers dedicada exclusivamente ao turismo de luxo. A marca acredita que as suas 411 agências membro movimentam atualmente mais de 2,5 bilhões de euros (equivalente a R$ 11 bilhões) por ano em 69 países ao redor do mundo, inclusive o Brasil. Bastante coisa, não é mesmo? Com o surgimento do Airbnb Luxe em 2019, a figura do designer de viagens extrapolou a hotelaria para aterrissar no mercado de aluguel por temporada.

Isso dá a oportunidade para proprietários, administradores e agentes imobiliários entenderem a nova função, que se trata de uma tendência promissora do segmento turístico, além de incorporá-la ao serviço de hospedagem. Independentemente de oferecerem casas de luxo. Entenda: 

O que é e o que faz um designer de viagens?

Em primeiro lugar, o designer de viagens é uma pessoa apaixonada por viagens, que mantém o hábito de conhecer lugares distintos e vivenciar as mais variadas experiências. Ao aproveitar a própria expertise para planejar e organizar viagens para outras pessoas, a profissão aproxima-se de uma consultoria. 

Até o momento, não existem formações específicas para ser designer de viagens. Nesse sentido, o hábito de viajar acaba sendo a própria escola. No entanto, é fundamental conhecer aspectos legais, que podem resguardar os viajantes durante as suas experiências, além de informações relacionadas às companhias aéreas, às empresas de hospedagem e à indústria da hospitalidade como um todo. 

designer de viagens

Como é o trabalho de desenhar uma viagem para outra pessoa?

Geralmente, o trabalho de um designer de viagens começa com uma reunião com o cliente. A partir de uma conversa, o profissional fica sabendo quais são as preferências de viagem da pessoa, destinos que ela tem em mente, o que gosta e o que não gosta de fazer, além do orçamento disponível para a contratação da consultoria, que envolve inclusive a compra dos serviços. Detalhes ainda mais pessoais, como o estilo de música preferido do viajante, podem fazer a diferença no roteiro ad hoc a ser produzido.

Posteriormente, é chegado o momento de colocar a mão na massa e planejar o itinerário e as atividades. Com esse projeto finalizado, designer de viagens e turista voltam a comunicar-se para apreciação do itinerário. Se aprovado, o profissional parte para a compra de passagens, reservas etc. 

Não se trata de um mero agente de viagens, nem de um operador turístico. Isso porque um designer de viagens não compra pacotes prontos de operadores locais, por exemplo. Esse profissional propõe experiências mais exclusivas e, quase sempre, a partir de uma recomendação pessoal de quem já vivenciou determinada atividade. Em resumo, também se trata de um curador altamente criativo e com capacidade de customização. 

Travel designers no aluguel por temporada

No aluguel por temporada, os designers de viagens assumem as funções de maneira um pouco diferenciada. Por meio do Airbnb Luxe, por exemplo, os profissionais são contactados após a reserva de uma das 2 mil propriedades selecionadas. Nesse sentido, o travel designer já conhece o destino, o tempo de permanência e o número de pessoas da viagem em questão. 

Ao ser acionado via Airbnb, o designer de viagens pode propor um leque amplo de experiências aos turistas, que buscam cinco estrelas em todas elas. A ideia é que as atividades sejam customizadas, personalizadas e exclusivas. Veja alguns exemplos que podem ser propostos e realizados mediante comunicação em tempo integral com os viajantes: 

  1. Transfer do aeroporto;
  2. Aluguel de carro;
  3. Recepção presencial;
  4. Concierge;
  5. Experiências de SPA;
  6. Reserva em restaurantes premiados;
  7. Contratação de chef para cozinhar na propriedade;
  8. Itinerários customizados com sugestões de programação.

Considerações finais

Se envolver o Airbnb Luxe, o designer de viagens deve ter em mente o haute villegiateur, termo criado pela Traveller Made para designar o turista de altíssimo padrão, que também é conhecido por “ultra-wealthy” (super ricos). Mas a atuação desse tipo de profissional no aluguel por temporada não precisa restringir-se apenas a essa OTA. 

Você pode incluir no seu anúncio o serviço de design de viagem, além de explorá-lo em um artigo a ser publicado no seu site próprio de aluguel por temporada. Além disso, sempre que receber uma reserva, pode oferecer a funcionalidade aos visitantes. Trata-se de uma forma de diversificar a atuação no mercado de locação de curta duração e maximizar os lucros. 

Nesse caminho, existem duas possibilidades: você ser o próprio designer de viagens, especialmente se for uma pessoa que costuma viajar com frequência e conhece profundamente o destino onde trabalha (como fez a Locar-in Gramado, cuja história de sucesso contamos aqui no blog da Stays), ou associar-se a um profissional do gênero. No último caso, poderia negociar uma comissão para direcionar os visitantes ao serviço de consultoria. É um ganha-ganha, afinal. 

De qualquer forma, nossa recomendação é que você contrate um serviço personalizado de desenho de viagens para entender como funciona na prática. Além disso, a adoção de tecnologia para gestão do aluguel por temporada, como com o Sistema Stays, pode tornar mais simples o incremento da prática com o design de viagens, já que novas tarefas seriam adicionadas à sua rotina de administrador e designer.

A tecnologia descomplica todas elas. Agende uma demonstração gratuita do software que automatiza o trabalho de administração das propriedades

Você conhece alguém ou já utilizou esse tipo de consultoria? Compartilhe seu relato conosco pelos comentários.

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Guia
Quero uma demonstração

Você também pode se interessar: