6 informações que não podem faltar em um welcome book para hóspedes de temporada

Imagine-se entrando em uma casa ou um apartamento pela primeira vez em um local igualmente desconhecido. Se você chegou sem chaves, é provável que alguém tenha lhe indicado os números corretos do portão de entrada. Caso tenha se conectado à internet, é porque acessou a senha em algum lugar: o mais indicado para disponibilizar essas informações imprescindíveis a uma estadia de qualidade é um welcome book para hóspedes de temporada.

Esse tipo de livro é como um cartão de boas vindas para hóspedes que deve contar com todos os dados úteis aos viajantes que optaram pela locação de curta duração. Especialmente se o proprietário ou o administrador não fizerem o check-in presencial. De qualquer forma, um welcome book para hóspedes de temporada é recomendado em qualquer circunstância, até porque podem surgir dúvidas a respeito da casa ou do local depois que os responsáveis foram embora.

Apostar em um welcome book para hóspedes de temporada pressupõe ler a mente dos visitantes a fim de antecipar qualquer problema que possa surgir com a hospedagem, além de disponibilizar as instruções para resolvê-lo. Isso auxilia para que o espaço seja bem conservado. Em troca, o anfitrião também é poupado de mensagens ou ligações ao longo da estadia, já que os hóspedes acessaram previamente todas as informações essenciais da casa.

Mas você sabe o que incluir neste material? Tal missão pode ser facilitada com o apoio das reviews de visitantes que já passaram pelo seu imóvel. Antes de olhar os comentários, veja as nossas dicas:

Welcome book para hóspedes de temporada

1. Mensagem de boas vindas para hóspedes

Comece o seu welcome book para hóspedes de temporada com uma mensagem amigável. O texto deve ser capaz de acolher os visitantes que chegam, além de desejar uma boa estadia. Para isso, coloque-se à disposição, principalmente se optar pelo check-in automático. Dessa forma, ficará claro que você se importa com cada detalhe da experiência.

2. Como chegar e deixar a acomodação

Por mais que você disponibilize o endereço completo ou parcial em seu anúncio, é importante destacá-lo no welcome book para hóspedes de temporada. Aproveite para acrescentar referências que tornem mais fácil a chegada e a saída dos visitantes acomodação. Além disso, explique, separadamente, como é possível chegar a partir do aeroporto, estação de trem ou rodoviária. Você pode usar como base o mapa do site de reservas e replicar no welcome book.

O check-in pode ser facilitado se você optar pelo formato digital, que pode ser enviado logo após a confirmação da reserva ou nas vésperas da estadia. Por fim, diga o que é necessário fazer quando eles estiverem indo embora (se precisam deixar as chaves com alguém, por exemplo).

3. Como ligar as luzes, a água, o gás e, claro, a internet

O ideal é que tudo já esteja funcionando perfeitamente quando os visitantes chegarem ao seu espaço. Mas caso você prefira desligar algo enquanto o imóvel está desocupado, explique no welcome book para hóspedes de temporada como eles podem fazer luzes, água, gás e, principalmente, a internet funcionarem.

Nessa etapa, indique qual é a senha do Wi-Fi. Não se esqueça de explicar o que deve ser feito se algum desses serviços parar de funcionar. Lembre-se: se você anunciou um apartamento com Netflix ou Amazon Prime, os hóspedes irão cobrar se o serviço de streaming estiver instável ou indisponível. Ainda é válido destacar nesse ponto o funcionamento dos equipamentos que você disponibilizar, como TV, máquina de lavar roupas e louças, churrasqueira ou piscina.

4. Sugestões de atividades

Muitas pessoas optam pelo aluguel de temporada em razão da possibilidade de ter uma experiência como um local. Para isso, solicitam informações preciosas aos proprietários ou administradores dos imóveis, como uma atração imperdível ou um restaurante com bom custo-benefício.

Reserve uma parte especial do welcome book para hóspedes de temporada onde são sugeridas as atividades que você mais gosta de fazer na sua cidade. Essa é uma forma de tornar a estadia única, além de fortalecer o comércio local.

Em um episódio da série Stay Here sobre aluguel de temporada, o proprietário estabeleceu uma parceria com uma marca de donuts do entorno, que passou a fornecer os doces para o café da manhã dos viajantes que se hospedavam ali. Em outro, um casal de anfitriões escreveu em uma parede que imitava um quadro negro os cinco melhores restaurantes em uma avaliação bastante pessoal.

5. Regras da casa

Explicar o funcionamento da sua acomodação é importante até mesmo para viajantes frequentes. Afinal, cada casa é uma casa. Portanto, defina bem as regras do seu espaço, como com relação à conservação do espaço, economia de água ou luz, e explicite-as na mensagem para hóspedes.

6. Serviços na redondeza e contatos de emergência

Os hóspedes vão gostar de acessar informações sobre caixas eletrônicos, postos de gasolina, estabelecimentos que funcionam 24 horas por dia, farmácias e agências de turismo, por exemplo, próximos ao seu imóvel. Dessa forma, eles podem economizar tempo e ter uma estadia mais confortável. No mesmo espaço, você também pode deixar alguns contatos de emergência, como de algum hospital ou Corpo de Bombeiros.

Por último, mas não menos importante: imprima uma versão atualizada do welcome book para hóspedes de temporada e deixe-a em um local acessível da casa. Dependendo do perfil de viajantes do seu espaço, pense em traduzir as informações para inglês e espanhol. E, sempre que possível, pergunte a eles se ficou faltando alguma informação para que você possa aprimorar o material.

Você possui um livro de boas-vindas em sua casa de temporada? O que pensa sobre o documento?

Sven dos Santos

Sven se mudou da Alemanha para o Brasil em 2004 e em 2016 fundou a Stays junto com os seus co-fundadores. Atualmente, atua como CEO na Stays e possui muita experiência no mercado imobiliário e de aluguel de temporada, e está sempre buscando ajudar outros empreendedores a crescerem no setor.

9 comentários em “6 informações que não podem faltar em um welcome book para hóspedes de temporada

  1. rubens josé mattos cunha lima rubens josé mattos cunha lima

    gostaria de receber todas as informações sobre estadia temporárias

  2. SuperAnfitrião Adm de Airbnb SuperAnfitrião Adm de Airbnb

    Aqui nós usamos um quadro com as regras e dicas.
    Também enviamos aos hóspedes um guia digital com informações sobre a cidade e região.

    1. Katia Katia

      Olá boa noite , estou começando agora com aluguel para temporada. Poderia me mandar fotos do seu quadro de regras e dicas que você usa para eu ter uma ideia???

      1. Sven dos Santos Sven dos Santos

        Olá, Katia! Chegou a baixar o material indicado neste post? Lá tem bastante dicas quanto a isso. Sucesso nas locações!

        1. Olá Seven Olá Seven

          Olá Seven!
          Desenvolvemos um Guia De Boas Vindas a Nice mundial! Gostaria de lhe apresentar.

      2. Elizama Elizama

        Boa noite, estou começando agora com aluguel de chalé na praia por temporada. Poderia me mandar uma orientação de regras e dicas que vocês usa?

  3. Monica Zimpeck Monica Zimpeck

    Esse Welcome Book seria um folder com algumas informações do imóvel? Eu faço isso em um quadro de cortiça pregado na parede onde coloquei algumas pequenas notas com passeios com guia, senha wi fi, etc….

    1. SuperAnfitrião Adm de Airbnb SuperAnfitrião Adm de Airbnb

      Oi Monica, é isso aí, pode ter vários formatos, o importante é ser útil e auxiliar o hóspede com informações pertinentes.

    2. Sven dos Santos Sven dos Santos

      Ótima ideia, Monica! Sucesso nas locações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: