De container à casa na árvore: 7 modelos de hospedagem alternativa para se inspirar

Antigamente, quando se pensava em onde se hospedar durante uma viagem, as opções limitavam-se aos hotéis. Com o passar do tempo, as casas e apartamentos surgiram como opções de hospedagem alternativa, mostrando-se, inclusive, tão ou mais confortáveis, funcionais e acessíveis aos visitantes.

Hoje em dia, o céu é o limite em termos de acomodação e crescem aquelas não-tradicionais, que vão desde contêineres até casas na árvore. Isso porque o aluguel de temporada não está restrito a propriedades convencionais. Espaços exóticos, remotos ou exclusivos ganham cada vez mais mercado nas Online Travel Agencies (OTAs) e caem no gosto dos viajantes, que buscam experiências diferenciadas.

Leia também: TripAdvisor e aluguel de temporada: o que você deve saber e como se adaptar ao novo feed

Hospedagem alternativa: uma tendência para acompanhar

Para se ter ideia de como os hóspedes têm fugido do comum, 86% dos check-ins contabilizados pelo Airbnb em 2017 ocorreram fora das 10 cidades com mais reservas no mundo todo (Tóquio, Paris, Osaka, Nova Iorque, Londres, Roma, Orlando, Miami, Sydney e Lisboa).

A plataforma divulgou a estatística junto a uma lista com 10 opções de espaços mais remotos no Airbnb, onde incentiva os turistas a sair do óbvio, tanto em termos de localização quanto em estilo de acomodação. Além de estimular a hospedagem alternativa, o site convida as pessoas a explorar os locais mais longínquos por meio de propriedades que proporcionam algum tipo de isolamento.

A tendência de aumento das buscas por hospedagens alternativas também foi identificada pela HomeAway em um relatório divulgado recentemente. Só em 2017, houve um aumento de 55% no número de reservas de celeiros, 40% de crescimento nas estadias em casas flutuantes e mais 30% nos check-ins em casas na árvore.

Em outra seleção também divulgada recentemente, foram destacadas as 10 casas mais exclusivas no Airbnb. Atualmente são 10 mil casas móveis, 3 mil castelos, 2 mil tendas e 1,4 mil ilhas anunciadas por meio da plataforma. Mais de 200 mil pessoas passaram a noite em uma casa na árvore, enquanto cerca de 9 mil viagens foram reservadas com hospedagens em tendas.

Leia também: Imposto sobre aluguel de temporada: o que já se sabe sobre a cobrança de ISS pela atividade no Brasil

6 ideias de acomodações pouco tradicionais

Se você tem um espaço incomum, pode transformá-lo em um negócio lucrativo. Dado o potencial, também pode avaliar o investimento em uma acomodação diferenciada. Veja, abaixo, os 6 tipos mais populares de hospedagem alternativa para explorar no aluguel de temporada:

  • Casa na árvore

Quem nunca imaginou como seria passar uma noite em uma treehouse? Aqueles que não conseguiram realizar o sonho de infância podem se hospedar em uma das casas na árvore disponibilizadas para aluguel de temporada. Anfitriões podem aproveitar essa demanda, inclusive, segmentando a divulgação para aventureiros, mochileiros e ciclistas que gostem de natureza ou turistas que queiram desligar-se de tudo.

Uma delas, na Baviera (Alemanha), foi selecionada como uma das mais exclusivas pelo Airbnb. Outra casa na árvore, desta vez em Atlanta (Estados Unidos), foi a acomodação mais desejada dentre todas em 2016.

  • Chalé em meio à natureza

As buscas no Airbnb por alojamentos que permitam contato direto com a natureza aumentaram incríveis 700% em 2018 (veja aqui). São pessoas que buscam pela tranquilidade que só existe quando se está imerso em uma floresta, por exemplo.

A Mushroom Dome Cabin é um nature lodge disputadíssimo nos Estados Unidos, tanto que para conseguir reservas é preciso pesquisar com pelo menos nove meses de antecedência. Além de ficarem hospedados em um bosque, os hóspedes convivem com beija-flores e até mesmo cabras.

  • Yurt, um tipo de tenda

Apesar de bastante específico, este tipo de tenda ou cabana circular usado tradicionalmente por pastores nômades da Ásia Central tornou-se uma tendência em termos de hospedagem alternativa. Foram 155% de reservas a mais feitas também por meio do Airbnb no ano passado. O público-alvo mais comum costuma ser composto por grupos grandes de turistas.

Um Yurt anunciado na Mongólia foi eleito como uma das acomodações mais remotas anunciadas. A estrutura, localizada em um parque nacional, é cercada por uma paisagem deslumbrante: as montanhas de Altai. Por dentro, possui decorações cazaques bordadas que cobrem as paredes e o teto.

Leia também: Tudo o que você deve saber sobre análise tarifária no aluguel de temporada

  • Trailer e motorhome

A busca não só por uma hospedagem alternativa, mas móvel, como um trailer ou um motorhome cresceu 133% em 2018 pelo Airbnb. É possível anunciar o aluguel desse tipo de veículo, que funciona como acomodação, por meio de sites específicos. Eles costumam fazer sucesso entre os idosos no aluguel de temporada, que crescem em número no mercado.

  • Container

Um container de transporte pode ser a opção de hospedagem alternativa mais barata para se investir em imóveis por quem deseja aproveitar a tendência de mercado. Além do custo, a estrutura se destaca pela durabilidade. Mochileiros e nômades digitais podem se interessar pela casa-cápsula.

  • Casas flutuantes

As houseboats começaram a surgir nos canais de Amsterdã, mas atualmente podem ser encontradas em várias outras cidades, até mesmo em Paris. Casais interessados em uma viagem romântica costumam ser os hóspedes ideais deste modelo. A série da Netflix Reforme na baixa, fature na alta fez um makeover em uma casa flutuante e destacou o potencial do negócio.

Conclusão

As hospedagens alternativas estão aí para provar que é possível ir muito além do apartamento urbano padrão para ter sucesso no aluguel por temporada. Os espaços rústicos são, inclusive, uma tendência que mostra que os viajantes querem cada vez mais experiências únicas. Para isso, estão dispostos muitas vezes a abrir mão do conforto, da acessibilidade e até do preço mais em conta.

Você investiria em uma hospedagem alternativa ou já possui uma? Qual modelo e onde? Compartilhe a sua história ou a sua dúvida por meio dos comentários.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar: