O aluguel por temporada é um tipo de hospedagem normalmente associado a imóveis privados, porém nada impede que essa seja uma possibilidade entre as ideias para pousadas conseguirem uma maior taxa de ocupação…
Então, se você gerencia uma pousada e não conhece bem a modalidade de aluguel por temporada, este conteúdo pode ser muito relevante!
A seguir, além de falar sobre o essencial que uma pousada precisa para ter sucesso, explicamos por que você deve apostar no aluguel por temporada e apresentamos algumas ideias para atrair mais clientes que buscam hospedagem desse estilo!
Ideias para pousadas: o que não pode faltar para atrair clientes de aluguel por temporada
Antes de falarmos sobre o aluguel de temporada e as ideias para pousadas, é essencial pontuarmos o que não pode faltar em nenhuma pousada, seja para receber hóspedes da forma tradicional ou pessoas que buscam uma estrutura próxima a um imóvel por temporada.
Para isso, fizemos uma divisão entre as comodidades essenciais para o dia a dia de qualquer hóspede e os serviços que diferenciam a estadia e podem ser determinantes na hora do hóspede escolher a sua pousada e não outra opção!
Confortos essenciais ao dia a dia
As comodidades mais básicas são todos aqueles detalhes que podem parecer pequenos, mas fazem toda a diferença para o bem-estar do hóspede.
Então, por exemplo, isso inclui a limpeza do local, a qualidade dos materiais usados nas roupas de cama e banho, a climatização e os equipamentos disponíveis (televisão, chuveiro, geladeira/frigobar etc.).
A conectividade também é fator de suma importância, especialmente quando tratamos do aluguel por temporada, em que, muitas vezes, o hóspede não deixa de trabalhar e exercer remotamente outras atividades da sua rotina enquanto viaja.
A qualidade do atendimento é outro ponto que não pode ser negligenciado. E isso não se resume à educação no trato e simpatia. Deve-se oferecer atendimento 24h, mesmo que seja apenas de forma on-line.
Serviços que facilitam e diferenciam a estadia
Alguns podem considerar que serviços que diferenciam a estadia não são essenciais para os hóspedes. Porém, são justamente essas comodidades que podem determinar a escolha pela sua pousada, especialmente quando tratamos de aluguel por temporada.
Existem, por exemplo, muitas pousadas, hotéis, ou mesmo anfitriões de Airbnb e outras plataformas, que não aceitam hospedar animais de estimação. Logo, para uma pessoa que possui um pet e precisa passar uma temporada em outra cidade, viajando a trabalho, uma hospedagem que não seja pet friendly é imediatamente descartada.
Assim, entre outros diferenciais importantes para aluguel por temporada que uma pousada pode oferecer, podemos destacar:
- Acessibilidade a pessoas com deficiência (PCD);
- Estrutura mínima de cozinha, com geladeira, fogão, pia e utensílios básicos;
- Tratamento personalizado;
- Hospedagem inclusiva;
- Espaço para reuniões e eventos corporativos;
- Self check-in e check-out;
- Reservas diretas.
Aluguel por temporada em pousadas: por que investir nessa modalidade
O aluguel por temporada é uma das modalidades de hospedagem que mais cresce no mundo.
Para se ter uma ideia, o número de anúncios dessa modalidade cresceu 99% em um ano no Airbnb. Já no TripAdvisor, o número de ofertas cresceu 50% no mesmo período. Além disso, no Brasil, o mercado de aluguel por temporada já movimenta mais de R$ 1,2 bilhão por ano.
Porém, além dos números, alguns argumentos também ajudam a entender por que vale a pena investir nesse formato de hospedagem.
Em primeiro lugar, o aluguel por temporada é uma excelente forma de “driblar” a sazonalidade. Muitas pousadas focam seus esforços no período de alta temporada e praticamente se mantêm com ocupação mínima durante o resto do ano.
Assim, com uma estratégia de precificação que seja vantajosa para anfitrião e clientes, é possível otimizar a taxa de ocupação e aumentar a rentabilidade.
Outro ponto a se destacar é que a visibilidade gerada por anúncios e marketing voltado para aluguel por temporada também se reflete em hóspedes convencionais. Isto é, uma modalidade não exclui a outra e as ações voltadas para cada podem funcionar como um ciclo virtuoso.
Por fim, é possível conseguir uma fatia de comissão e lucro muito maior quando se lida com o aluguel por temporada.
No modelo comum, cada reserva costuma abranger um período curto, como um ou dois dias, e por isso é necessário um esforço contínuo de aquisição de novos clientes (o que envolve custos, tempo etc.). Enquanto no aluguel por temporada, as estadias tendem a ser mais longas, chegando a semanas, permitindo um retorno consideravelmente maior em cada reserva.
Aluguel por temporada em pousadas: como começar
Se você já opera um negócio de hospedagens, começar com a modalidade de aluguel por temporada será muito fácil.
Para isso, você pode se orientar pelos seguintes passos:
- Defina os preços corretamente: faça uma análise de concorrentes e considere os preços dinâmicos por tempo de estadia;
- Faça o seu plano de negócios: um plano de negócios que considera a receita de aluguel por temporada é fundamental para ter projeções financeiras realistas e manter o negócio nos trilhos;
- Trabalhe com marketing para aluguel por temporada: o marketing para aluguel por temporada requer ações e práticas diferentes das reservas por diárias em alta temporada. Portanto, leve em conta as diferenças de dinâmica no marketing;
- Invista na comunicação: hóspedes que fazem reservas por temporada têm expectativas diferentes em relação à comunicação e ao atendimento. É preciso ter disponibilidade para tirar dúvidas e oferecer dicas tanto antes da reserva como durante a estadia;
- Prepare-se para cada hóspede: a experiência dos clientes é fundamental para conseguir boas avaliações – um dos fatores mais importantes para atrair reservas no aluguel por temporada. Por isso, busque conhecer o perfil de cada hóspede e oferecer uma experiência personalizada
- Adote uma ferramenta de gestão de imóveis: ao anunciar as acomodações de uma pousada em plataformas de aluguel por temporada, torna-se fundamental contar com uma ferramenta de gestão para facilitar a rotina e evitar erros, como o overbooking. Conte com o software Stays para ajudar a otimizar o seu negócio!
Por fim, se você quer ter acesso a mais ideias para pousadas que querem investir no aluguel de temporada, acesse o Guia completo do administrador de aluguel de temporada produzido pela Stays. Faça agora o download gratuito!