Descubra onde anunciar imóveis para atrair viajantes da América Latina

Entre 2016 e 2017, a quantidade de turistas estrangeiros que visitou o Brasil permaneceu estável na casa dos 6,5 milhões de pessoas. O que chama a atenção no último Estudo da Demanda Turística Internacional, divulgado pelo Ministério do Turismo em maio de 2018, é o crescimento da porcentagem de visitantes da América do Sul: de 56,7% há dois anos para 62,4% do total de viajantes no último ano. É preciso, portanto, pensar onde anunciar imóveis de temporada para atrair esse perfil turístico composto pelos hermanos, que devem chegar em peso às praias e balneários de todo o país dentro de poucos meses.

Isso porque em 2013, segundo os entrevistados pela pesquisa do governo federal, só 11,2% dos turistas hospedavam-se em casas alugadas. Esse número vem crescendo ano a ano e, em 2017, já foram 16,8% dos visitantes que escolheram essa modalidade de acomodação, que é a terceira em termos de preferência, ficando atrás hotel, flat, pousada ou resort e casa de amigos e parentes. Nesse contexto, é correto pensar que há uma fatia generosa do mercado para os proprietários e administradores do aluguel de temporada abocanharem.

Leia também: 5 dicas de segurança Airbnb para quem é anfitrião no aluguel de temporada

Recentemente, nós demos dicas de como atrair reservas de estrangeiros em um artigo. Comunicar-se em em espanhol e em inglês, fornecer informações úteis e descritivas, caprichar nas fotos de ambientes, oferecer a opção de pagar em outras moedas, fazer a primeira impressão ser excelente e demonstrar disponibilidade para ajudar estão entre as principais dicas. Outra recomendação bastante importante consiste em definir onde anunciar imóveis para ter bons resultados.

Onde anunciar imóveis? Em OTAs estrangeiras

Hóspedes estrangeiros não necessariamente conhecem os mesmos canais que os turistas domésticos. Por isso, é estratégico anunciar as propriedades em sites que já sejam familiares para os gringos. Veja as três Online Travel Agencies (OTAs) que destacamos abaixo, se o seu interesse é receber mais visitantes da América Latina:

  • Despegar

É provável que o Decolar já tenha passado pela sua cabeça quando pensou em onde anunciar imóveis de temporada, não é mesmo? Afinal, o site é muito conhecido no Brasil e, apesar de dar bastante visibilidade aos hotéis, também permite o anúncio de casas e apartamentos para o aluguel de temporada. Mas você sabia que se trata de uma subsidiária de uma marca argentina?

Isso mesmo. No país vizinho ao nosso, o Decolar é o Despegar. Você consegue acessar o site estrangeiro se, a partir da versão brasileira, rolar até o final da página e selecionar o país que deseja visualizar. Perceba como tem várias localidades da América Latina. Os alquileres temporarios estão em destaque no endereço da Argentina, por exemplo.

Link para acessar: https://www.despegar.com/

  • Best Day

O Best Day é um site do México, mas que também opera na Argentina, Brasil (inclusive com 0800 disponível), Chile, Colômbia, Uruguai e até nos Estados Unidos. Lá, é possível reservar diversos tipos de acomodação, desde hotéis até mais recentemente aluguel de temporada, que eles chamam de rentas vacacionales.

Essa OTA também oferta pacotes de viagem. Algo que chama a atenção no Best Day é a possibilidade que os hóspedes têm de pagar pela acomodação em até 24 prestações sem juros.

Link para acessar: https://www.bestday.com.mx/

  • Al Mundo

Esta é outra OTA da Argentina, que tem forte atuação no México e na Colômbia. Em maio de 2018, o Al Mundo também anunciou chegada ao Brasil. O canal não faz distinção entre hotel e aluguel de temporada no campo de buscas, concentrando todos os anúncios em alojamientos.

Um aspecto interessante desta plataforma e que se assemelha ao nosso mercado consiste na possibilidade de contactar um experto ou experta, que seria um especialista apto a ajudar viajantes em suas experiências. Trata-se de uma comunidade que ama viajar e não mede esforços para dar dicas sobre as mais variadas localidades. Que tal se cadastrar como expert (e anfitrião) da região onde você anuncia imóveis?

Link para acessar: https://almundo.com.ar/

Leia também: Airbnb Plus: como funciona a verificação de qualidade e conforto das acomodações e como conquistá-la

onde anunciar imóveis

Outras recomendações para atrair e receber hermanos

Se você está pensando onde anunciar imóveis para receber mais viajantes da América Latina, além de observar a dinâmica em sites estrangeiros (como a linguagem, fotos e condições), não pode deixar de apresentar uma versão em espanhol do seu site próprio. Afinal, se turistas uruguaios buscarem por “casas para alquilar en Florianópolis“, eles devem encontrar o seu domínio de primeira. Assim, vocês dois saem ganhando por não terem de desembolsar comissões.

Com tantos anúncios em diferentes locais, é recomendado que você conte com a tecnologia para te dar uma mão e, assim, evitar overbooking. Estamos falando de um channel manager específico para o aluguel de temporada, que gerencia todas as OTAs em um único lugar. O software da Stays, por exemplo, possui integração com canais estrangeiros, a exemplo da Despegar.

Qual é a sua recomendação sobre onde anunciar imóveis tendo em vista o público latino? Ficou com alguma dúvida? Escreva o seu comentário abaixo.

David Cavalcanti

Sales Manager na Stays, David é pós graduado em Marketing, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em aluguel de temporada. Com mais de 11 anos no mercado de aluguel de temporada, possui muita vivência e experiência profissional nas áreas de vendas, comercial, marketing, e gestão de equipes.

4 comentários em “Descubra onde anunciar imóveis para atrair viajantes da América Latina

  1. Júnior Sá Júnior Sá

    Gostaria de saber em quais sites devo colocar meu anúncio para vender meu imóvel na praia para estrangeiros, dos EUA por exemplo

    1. David Cavalcanti David Cavalcanti

      Olá, Júnior! Os mesmos canais citados para os viajantes da América Latina também vão conseguir te ajudar com hóspedes americanos! Sucesso nas locações!

  2. SuperAnfitrião Adm de Airbnb SuperAnfitrião Adm de Airbnb

    Ótimas dicas pra conseguir mais reservas! Tomamos notas e estamos investigando esses sites para anunciar lá também. Obrigado!

  3. Amden Fer Amden Fer

    muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar:

Gestão de anúncios
David Cavalcanti

OTAs: entenda a importância para negócios de aluguel de temporada

Hoje em dia, é difícil imaginar o mercado de aluguel de temporada sem as OTAs (Online Travel Agencies). A criação dessas plataformas digitais revolucionou o setor e facilitou a oferta de imóveis para locação no mundo todo. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é OTA, quais são as plataformas mais importantes do mercado e como aproveitá-las para divulgar imóveis por temporada.

Leia mais »
blog 26
Gestão de anúncios
Sven dos Santos

Entenda a importância das reservas diretas no aluguel de temporada

A reserva direta foi a primeira forma de efetuar uma locação de um imóvel por curta duração, ou temporada, como chamamos hoje. Desde os tempos bíblicos existem registros desse tipo de reserva, no entanto, com o desenvolvimento tecnológico e o crescimento das OTAs, essa modalidade foi se tornando menos frequente, gerando desconfiança em alguns anfitriões.

Leia mais »